-
Gabarito C.
Administração Pública
Dentro de uma perspectiva histórico-evolutiva, é possível distinguir três modelos diferentes de Administração Pública: a administração patrimonialista, a administração burocrática e a administração gerencial.
Embora, historicamente, seja marcante um tipo predominante de administração, é possível afirmar que, na atualidade, a administração gerencial é o modelo vigente; que a administração burocrática ainda é aplicada no núcleo estratégico do Estado e em muitas organizações públicas; e que persistem traços/práticas patrimonialistas de administração nos dias atuais. É possível afirmar, ainda, que existem fragmentos de todas as teorias administrativas nas organizações públicas.
O Governo Federal tem envidado esforços para a implantação do modelo gerencial de Administração Pública no Brasil, no entanto, práticas patrimonialistas ainda são vistas na Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, e não somente no Poder Executivo, mas também no Legislativo e no Judiciário. “A verdade é que nem mesmo o modelo burocrático foi plenamente implantado no Estado brasileiro, que permanece sendo administrado através de práticas que desconhecem ou ignoram os princípios da impessoalidade, publicidade, especialização, profissionalismo etc.” (Torres, 2004).
Sonia Amorim (2000) também entende que
apesar de no processo de desenvolvimento capitalista, o Estado ter incorporado outros traços, relacionados ao modelo burocrático e ao modelo gerencial, ele nunca abandonou os traços do antigo modelo patrimonialista e clientelista que, no momento de ameaça aos setores dominantes, tendem a ressurgir com vigor, acrescidos de um componente novo, o corporativismo.
-
Alguém sabe qual autor o examinador usou para elaborar essa questão?
-
II. A Administração Pública Burocrática tem como um dos seus princípios separar os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do poder público para garantir a satisfação da sociedade. onde a burocracia visava a necissidade do cliente?
-
II- A Administração Pública Burocrática tem como um dos seus princípios separar os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do poder público para garantir a satisfação da sociedade. ??
A bucocracia se preocupava com as regras, o cidadão era abandonado, esquecido.
Quem tem o foco no cidadão/ cliente é o modelo GERENCIAL.
Sinceramente essa alternativa ao meu ver não tem nada de correto :/
-
Não achei nenhum embasamento para essa afirmação do item II.
-
O que entendi da afirmação II:
O autor deu enfase a separação do agente que detêm o poder dos instrumentos do estado para a manutenção da sociedade. Ou seja, da separação dos interesses de quem deve tomar a decisão do aparelho estatal destinado a servir a sociedade. Isso é tipico da burocracia rompendo com o patrimonialismo, o que torna a questão correta.
Como o autor da questão colocou o "para garantir a satisfação da sociedade.", o pessoal está confundindo com Administração Pública Gerencial, esquecendo que em qualquer desses modelos de gestão o estado tem que garantir a manutenção minima de uma sociedade. Acontece que no patrimonialismo, isso estava limitado ao desejo do soberano e na burocracia estava limitado as regras e formas legais. A APG não inventou o estado e as necessidades sociais, apenas deu enfâse ao resultado das ações do primeiro sobre o segundo.
-
Sobre a I:
A Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, busca romper com o modelo anterior, patrimonialista, pois separa os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público.
Disponível em: https://jus.com.br/artigos/37713/as-disfuncoes-do-modelo-de-administracao-burocratica-e-as-dificuldades-de-se-implantar-o-modelo-gerencial
-
I. A Administração Pública Gerencial baseia-se em princípios orientadores do seu desenvolvimento, como a profissionalização, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo. ERRADO
(O modelo gerencial incorporou vários princípios burocráticos como os que estão em AZUL, exceto o FORMALISMO, este é uma característica forte do modelo burocrático e foi retirado no modelo gerencial que surgiu justamente para tentar quebrar uma das disfunções da burocracia que é o excesso de formalidade)
II. A Administração Pública Burocrática tem como um dos seus princípios separar os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do poder público para garantir a satisfação da sociedade. CORRETO
(explicação perfeita desta alternativa está no comentário do colega Douglas Westrupp Schmitt)
III. A Administração Pública Patrimonialista baseia-se na dominação tradicional, em que o aparelho do Estado atua como uma extensão do poder do soberano, e os cargos são considerados prebendas. CORRETO
IV. A Administração Pública Clássica baseia-se no princípio de que a sobrevivência de uma organização depende muito mais do equilíbrio com o ambiente externo/interno do que dos sistemas internos/externos. ERRADO
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os modelos de administração adotados no Brasil. Em relação ao que nos foi apresentado, julguemos e, logo em seguida, marquemos a alternativa que contempla a sequência das afirmativas corretas.
I. incorreta.
- A Administração Pública BUROCRÁTICA baseia-se em princípios orientadores do seu desenvolvimento, como a profissionalização, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.
II. correta. A Administração Pública Burocrática tem como um dos seus princípios separar os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do poder público para garantir a satisfação da sociedade.
III. correta. A Administração Pública Patrimonialista baseia-se na dominação tradicional, em que o aparelho do Estado atua como uma extensão do poder do soberano, e os cargos são considerados prebendas.
IV. incorreta.
- A Administração Pública Clássica baseia-se no princípio de que a sobrevivência de uma organização depende muito mais do equilíbrio com o ambiente INTERNO do que dos sistemas EXTERNOS.
Concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C