SóProvas


ID
2376064
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA:
Behring (2008), no artigo “Acumulação capitalista, fundo público e política social”, ao analisar as tendências na alocação do fundo público brasileiro no contexto de ajuste fiscal pós década de 1990, afirma que um dos grandes vilões do orçamento da seguridade social e das contas públicas de modo geral é:

Alternativas
Comentários
  • Um dos grandes vilões do orçamento da Seguridade Social e das contas públicas em geral, no contexto brasileiro, é justamente esse mecanismo do superávit primário, que foi instituído após o acordo com o FMI, em 1998, tornando assim cada vez mais o Estado mínimo para o social e máximo para o capital. O Brasil em 2005 pagou quatro vezes mais dívidas do que o que foi gasto na saúde, e dez vezes mais do que os recursos aplicados na assistência social, e mesmo num governo que se diz de centro-esquerda hoje, a situação não mudou.

     

    Política Social: fundamentos e história" de Elaine Rossetti Behring e Ivanete. Boschetti (São Paulo : Cortez, 2008.

    Ver resumo em http://docs11.minhateca.com.br/480043351,BR,0,0,Resumo-e-quest%C3%B5es-sobre-o-Livro-Pol%C3%ADtica-Social-de-Elaine-Behring-e-Ivanete-Boschetti.docx

  • Ver jornal ajuda na resolução de questões de serviço social rs quem diria...

  • O que seria o superávit primário ??

  • Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros.

    O déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo. Ambos constituem o "resultado primário".

    O resultado primário é importante porque indica, segundo o Banco Central, a consistência entre as metas de política macroeconômicas e a sustentabilidade da dívida, ou seja, da capacidade do governo de honrar seus compromissos. A formação de superávit primário serve para garantir recursos para pagar os juros da dívida pública e reduzir o endividamento do governo no médio e longo prazos.

    Fonte:

  • Jeane o superávit primário é o processo de à apropriação do governo federal em vista da manutenção do resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. Ou seja é onde o governo transfere os recursos da seguridade social para orçamentos fiscais, transferindo nossos recursos públicos crescentes para o mercado financeiro. Quando aos nossos déficits previdenciários, tem ocorrido devido a essa tal apropriação em vista da manutenção do superávit primário. Os recursos da seguridade social são apropriados anualmente pelo governo federal por meio da desvinculação das receitas da união.