-
Um dos grandes vilões do orçamento da Seguridade Social e das contas públicas em geral, no contexto brasileiro, é justamente esse mecanismo do superávit primário, que foi instituído após o acordo com o FMI, em 1998, tornando assim cada vez mais o Estado mínimo para o social e máximo para o capital. O Brasil em 2005 pagou quatro vezes mais dívidas do que o que foi gasto na saúde, e dez vezes mais do que os recursos aplicados na assistência social, e mesmo num governo que se diz de centro-esquerda hoje, a situação não mudou.
Política Social: fundamentos e história" de Elaine Rossetti Behring e Ivanete. Boschetti (São Paulo : Cortez, 2008.
Ver resumo em http://docs11.minhateca.com.br/480043351,BR,0,0,Resumo-e-quest%C3%B5es-sobre-o-Livro-Pol%C3%ADtica-Social-de-Elaine-Behring-e-Ivanete-Boschetti.docx
-
Ver jornal ajuda na resolução de questões de serviço social rs quem diria...
-
O que seria o superávit primário ??
-
Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros.
O déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo. Ambos constituem o "resultado primário".
O resultado primário é importante porque indica, segundo o Banco Central, a consistência entre as metas de política macroeconômicas e a sustentabilidade da dívida, ou seja, da capacidade do governo de honrar seus compromissos. A formação de superávit primário serve para garantir recursos para pagar os juros da dívida pública e reduzir o endividamento do governo no médio e longo prazos.
Fonte:
-
Jeane o superávit primário é o processo de à apropriação do governo federal em vista da manutenção do resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. Ou seja é onde o governo transfere os recursos da seguridade social para orçamentos fiscais, transferindo nossos recursos públicos crescentes para o mercado financeiro. Quando aos nossos déficits previdenciários, tem ocorrido devido a essa tal apropriação em vista da manutenção do superávit primário. Os recursos da seguridade social são apropriados anualmente pelo governo federal por meio da desvinculação das receitas da união.