SóProvas


ID
2376082
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA.
De acordo com Vinagre (2010), o projeto profissional que rompe os pressupostos conservadores e com a ética da neutralidade, inspirada em postulados filosóficos neotomistas, tem como marco:

Alternativas
Comentários
  • O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – CBAS marcou uma articulação conjunta das entidades de Serviço Social ABESS/CFES/ENESSO, para repensar sobre questões da profissão e as estratégias para utilizar e qualificar a ética, a crítica, a política e tecnicamente a formação e o exercício profissional. No entanto, a virada não ocorreu mediante uma intervenção direta no ambiente do próprio Congresso, que contou, inclusive, com a presença do representante dos trabalhadores, o operário Luis Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil.

  • O Congresso da Virada ocorre no início do período da transição democrática brasileira, e este momento se reflete no interior da profissão, sendo decisivo para a constituição de um Serviço Social crítico no lastro do Movimento de Reconceituação, colaborando na criação de bases teóricas e político-organizativa da profissão. Este processo, coletivamente construído, redundou no que hoje denominamos de “projeto ético-político-profissional”, que possibilitou ao Brasil uma destacada presença nesta história.

  • É a partir da década de 1980 com o amadurecimento profissional do Serviço Social que a categoria nega o conservadorismo presente na profissão desde sua gênese. A sua expressão pública e coletiva está expressa no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, também conhecido por "Congresso da Virada" por ter sido a expressão da ruptura da categoria com os pressuposto conservadores.

    a) Esta alternativa está incorreta. O II Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais não expressa a construção do novo projeto profissional consoante com os interesses coletivos e da classe trabalhadora e não rompe com os pressupostos conservadores.
    b) Esta alternativa está correta. Conforme Maria Beatriz Costa Abramides (Memória: 80 anos do Serviço Social no Brasil: O III CBAS "O Congresso da Virada". In: Revista Serviço Social e Sociedade. 2017, n. 128, pp. 181-186), o III CBAS, devido a organização de parte da categoria profissional que já encontrava-se vinculada aos movimentos sociais e populares e com os interesses coletivos e dos trabalhadores, "virou" este Congresso que era ainda expressão do conservadorismo. No III CBAS foram realizadas críticas ao conservadorismo presente na profissão e que fortalecia a classe dominante ensejando a construção de um projeto profissional vinculado aos interesses populares e coletivos. A categoria profissional reconhece que os pressupostos conservadores não respondem efetivamente as demandas trazidas a profissão e também que não existe neutralidade na intervenção profissional, sendo que esta última possui direção social e política.
    c) Esta alternativa está incorreta. O Encontro de Sumaré, presente na renovação do Serviço Social no Brasil, conforme José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição - São Paulo: Cortez, 2015.), estava presente na perspectiva modernizadora e expressava ainda o conservadorismo profissional, não havendo nenhuma intenção de ruptura com o conservadorismo ou a prática neutra e sim o contrário.
    d) Esta alternativa está incorreta. Conforme José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) o Método BH foi a primeira elaboração teórica na direção do rompimento com o conservadorismo, porém, ele não alcança rompimento efetivo com os pressuposto conservadores devido ao contexto repressivo da ditadura civil-militar e ficando marginal até o final dos anos de 1970. É somente no final daqueles anos que haverá uma recuperação das discussões teóricas do método que foi elaborado na Escola de Serviço Social de Belo Horizonte (PUC - BH) e também verificado que ele apresentava alguns equívocos, como a incorporação enviesada e por meio de manuais do marxismo. O Método é um dos momentos da perspectiva de renovação cunhada pelo autor de "intenção de ruptura" e marca a tentativa de negação do conservadorismo, sendo diferenciada das demais perspectivas pois esta foi criada no âmbito acadêmico universitário. Portanto, o Método não consegue romper com o conservadorismo mas possuiu papel importante na renovação da profissão.
    d) Esta alternativa está incorreta. O documento de Teresópolis estava presente na perspectiva de renovação caracterizada por José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) de perspectiva modernizadora e não representou a ruptura com o conservadorismo mas sim a cristalização e consolidação dessa perspectiva que era conservadora e funcional a ditadura civil-militar. O documento de Teresópolis é um síntese do expresso pelos profissionais no colóquio ocorrido em janeiro de 1970 na cidade de mesmo nome do documento.


    RESPOSTA: B




  • Banca apelou para a decoreba... segundo, terceiro... xc

  • O processo histórico que ancorou o III CBAS (1979) continha o embrião de um projeto profissional que se consolidaria nos anos 1980, e nos anos subsequentes adquiriria maior nitidez e densidade ético-politica, teórica e técnica – reconhecido então como Projeto Ético Político. Um projeto que tem em seu núcleo “o reconhecimento da liberdade como valor central, o compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais (NETTO, 2009).

    http://www.cress-es.org.br/41-anos-do-congresso-da-virada-do-servico-social-brasileiro-a-importancia-da-consolidacao-teorico-pratica-e-do-projeto-etico-politico-em-nossa-historia/