-
Entendo que falta alguma informação no comando.
Tanto na defensiva, qto na de manuntenção, ao meu ver, a empresa enfrentará dificuldades externas. Acredito que faltou o examinador abordar um comparativo em relação ao ambiente interno, e assim, validar a letraC.
-
Manutenção = Forças + Ameaças
Pode adotar estratégias defensivas de estabilidade, de nicho e especialização.
Sobrevivência = Fraquezas + Ameaças
Pode se reestruturar, desinvestir ou liquidação do negócio.
-
Estratégia de Sobrevivência: São adotadas quando a sobrevivência de uma organização está ameaçada e ela não está competindo com eficiência. Nessas situações, utilizar essa estratégia deve somente ser adotada quando não existem outras formas de reverter o quadro de crise da empresa. Este cenário de crise pode ser compreendido quando a organização se encontra num grande percentual de pontos fracos e um alto índice de ameaças externas.
Estratégia de Manutenção: Está associada à manutenção de um estado de equilíbrio, seja com relação a atuais posições de mercado ou linhas de negócios existentes.
Estratégia de Crescimento: Resulta em ações de crescimento nas vendas, lucros e participação no mercado, ou ainda, um aumento do valor da empresa.
Estratégia de Desenvolvimento: É utilizada quando a empresa busca um aumento de suas vendas, levando seus produtos a novos mercados, ou seja, a organização almeja penetrar em novos mercados comercializando seus produtos e serviços até então negociados em um único perfil mercadológico, deixando de atender uma única segmentação de público.
-
O enunciado dessa questão não deixa claro se a dificuldade ou ameaça que a empresa está sofrendo é passível de defesa ou se a mesma não tem capacidade ou condições de competir...da forma que é apresentado o respondente é incapaz de definir uma estratégia acertadamente...deveria ser o primeiro critério das bancas eliminar esse tipo de problema das questões!! pelo que estudo a cada 100 questões da UFMT umas 5 caem em duplicidade ou certa subjetividade entre alternativas. Concordam?
-
Estratégia de manutenção
Neste caso, a empresa identifica um ambiente com predominância de ameaças; entretanto, ela possui uma série de pontos fortes - disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologia etc. - acumulados ao longo do tempo, que possibilitam ao executivo, além de querer continuar sobrevivendo, também manter sua posição conquistada até o momento. Para tanto, deverá sedimentar e usufruir, ao máximo, seus pontos fortes, tendo em vista, inclusive, minimizar seus pontos fracos, bem como maximizar os pontos fracos da concorrência e evitar ou minimizar a ação de seus pontos fortes. Diante desse panorama, a empresa pode continuar investindo, embora de maneira moderada.
Portanto, a estratégia de manutenção é uma postura preferível quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades, e a partir dessa situação prefere tomar uma atitude defensiva diante das ameaças.
Planejamento Estratégico - Conceitos, Metodologia e Práticas - Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
Gabarito: C
-
Questão nebulosa e não objetiva. Mas como sempre, as bancas fazem o que querem mesmo. Essa banca já considerou que o planejamento tático e de curto prazo. Então, o que esperar?