-
Gabarito Letra D
A) Uma receita sob o enfoque patrimonial — ou seja, uma receita patrimonial — constitui uma variação patrimonial aumentativa
B) Quando o valor econômico de um ativo for extinto, ocorrerá uma variação patrimonial quantitativa diminutiva
C) Conta Mista / Híbrida: possui saldo devedor ou credor
D) CERTO: Variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado (NBC T 16.4)
E) Uma despesa sob o enfoque orçamentário — ou seja, uma despesa orçamentária — NÃO constitui uma variação patrimonial diminutiva
bons estudos
-
Conforme estabelecido na Parte IV do MCASP, as contas contábeis podem ser classificadas quanto à:
a) Natureza do saldo:
i. Conta Devedora – aquela de possui saldo predominantemente devedor;
ii. Conta Credora – aquela que possui saldo predominantemente credor;
iii. Conta Híbrida ou Mista – aquela que possuí saldo devedor ou credor.
b) Variação na natureza do saldo:
i. Conta Estável – aquela que só possui um tipo de saldo; e
ii. Conta Instável – aquela que possui saldo devedor oucredor.
c) Movimentação que sofrem:
i. Conta Unilateral: aquelas que são utilizadas para lançamentos a débito ou a crédito exclusivamente; e
ii. Conta Bilateral: aquela que são utilizadas para lançamentos a débito e a crédito;
d) Frequência das movimentações no período:
i. Conta Estática: pouca movimentação no período; e
ii. Conta Dinâmica: frequente movimentação no período.
e) Necessidade de desdobramento:
i. Conta Sintética: aquela que funciona como agregadora, possuindo conta em nível inferior; e
ii. Conta Analítica: aquela que recebe escrituração, não possuindo conta em nível inferior.
http://contadorconcurseiro.blogspot.com.br/2014/02/contabilidade-aplicada-ao-setor-publico_3796.html
-
Gabarito "D".
Complementando o Seiya ( :) ) ...e fazendo referencia ao comentário do Renato na alternativa "D".
O embasamento da resposta da alternativa "D" não faz sentido ser a NBC T 16. 4,mesmo a alternativa trazendo uma "afirmativa" idêntica ao item 11 da NBC T 16.4, pois ela já foi revogada em 01/01/2017. Além disso, o edital não exigiu tal conteúdo, nem as novas normas, apenas assuntos gerais.
MACASP 7ed.:
“No estudo e acompanhamento de seu objeto – o patrimônio público –, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve evidenciar as variações patrimoniais, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária, conforme prevê a Lei nº 4.320/1964.”
E ainda..
Lei nº 4.320/1964:
“Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.”
É interessante observa que a Demonstração das Variações Patrimoniais "evidencia as variações verificadas no patrimônio
e indica o resultado patrimonial do exercício (conceito Alterado pela NBC T 16.6 (R1))"... logo abaixo essa mesma norma traz a definição de "variações quantitativas"
item 26 . As VARIAÇÕES QUANTITATIVAS são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido
Porém, no item seguinte.. que falava de VARIAÇÕES QUALITATIVAS foi eliminado pela TSP ESTRUTURA Conceitual.
Veja a TSP ESTRUTURA CONCEITURAL.
-
Alguém sabe explicar o motivo da letra E estar errada? De uma despesa orçamentária não constituir uma variação patrimonial diminutiva?
-
Scarlett. 2 motivos p não ser E. O enunciado fala em patrimonial.
Outro e agora a resposta da pergunta. Compra à vista de ambulância nova. Despesa de Capital - Orçamento e Variação qualitativa - Patrimonial. Sai caixa e entra imobilizado.
-
e)Uma despesa sob o enfoque orçamentário — ou seja, uma despesa orçamentária — constitui uma variação patrimonial diminutiva.
Nem todas as despesas orçamentárias serão classificadas como VPD porque as despesas de capital, em regra, são variações patrimoniais qualitativas e não impactam o resultado patrimonial.
-
E) Uma despesa sob o enfoque orçamentário — ou seja, uma despesa orçamentária — NÃO constitui uma variação patrimonial diminutiva... Pq não constitui?
-
RAFAEL , NÃO CONSTITUI PORQUE SÓ OCORRE UMA VPD (VARIAÇÃO PATRIMONIAL DIMINUTIVA) COM A OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR DA DESPESA, E EM REGRA SEGUNDO O ENFOQUE PATRIMONIAL, OCORRERÁ A VPD NA LIQUIDAÇÃO, SENDO QUE PELO ENFOQUE ORÇAMENTÁRIO (DESPESA ORÇAMENTÁRIA) A DESPESA É REALIZADA NO EMPENHO.
O RENATO SE BASEOU NO COMENTÁRIO DA NBCT 16.04, POIS O EDITAL DESTE CONCURSO SAIU EM 2016, OU SEJA, A NORMA AINDA NÃO TINHA SIDO REVOGADA. A PROVA PORÉM FOI APLICADA EM 2017.
DEUS ABENÇOE A TODOS!!!!
-
e. Errado. As despesas sob o enfoque orçamentário são originadas no momento do empenho. Já as despesas sob o enfoque patrimonial (variações patrimoniais diminutivas - VPDs) são originadas no momento da ocorrência do fato gerador. Logo, o reconhecimento de uma despesa orçamentária no momento do empenho não constitui uma VPD.
Gabarito: D
Fonte: Prof Gilmar Possati
-
Quando o valor econômico do ativo for baixado ocorrerá uma variação patrimonial qualitativa também, mas pra não ter que brigar com a banca depois ninguém marcaria
-
Hoje, para as alternativas A e E: MCASP 8ª ed.
"Para fins deste Manual, a receita sob o enfoque patrimonial será denominada de variação patrimonial aumentativa (VPA) e a despesa sob o enfoque patrimonial será denominada de variação patrimonial diminutiva (VPD). Ambas não devem ser confundidas com a receita e a despesa orçamentária, que são abordadas na Parte I deste Manual."