SóProvas


ID
2377984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os fatores psicossociais do trabalho geradores do estresse podem ser compreendidos com base no modelo que combina demandas psicológicas com poder de decisão — autonomia. Nesse sentido, o risco de incidência de manifestações de tensão e de desgaste mental poderá ser muito inferior à média esperada nas situações que envolvam

Alternativas
Comentários
  • correta a letra A

    Conforme concebidas no modelo, as duas principais dimensões, Demanda e Controle, abrangem aspectos específicos do processo de trabalho. O controle pode ser definido como a amplitude de decisão que o trabalhador possui em relação a dois aspectos: o uso de habilidades e a autoridade decisória ou autonomia para tomada de decisões sobre seu próprio trabalho. O uso de habilidades é o grau pelo qual o trabalho envolve aprendizagem de coisas novas, repetitividade, criatividade, tarefas variadas e o desenvolvimento de habilidades especiais individuais; a autoridade decisória abarca a habilidade individual para a tomada de decisão sobre o próprio trabalho, a influência do grupo de trabalho e a influência na política gerencial(2).

    A demanda psicológica se refere às exigências psicológicas que o trabalhador enfrenta na realização das suas tarefas, envolvendo pressão de tempo, nível de concentração requerida, interrupção das tarefas e necessidade de se esperar pelas atividades realizadas por outros trabalhadores(2).

    No modelo de Karasek existem quatro tipos básicos de experiências no trabalho gerados pela combinação de alto e baixo nível de demanda psicológica e de controle, quais sejam: trabalho de alta exigência; trabalho ativo; trabalho passivo e trabalho com baixa exigência. Os trabalhadores que se defrontam com alta demanda psicológica, combinada com um baixo controle sobre o trabalho correm maior risco de apresentar problemas de saúde física e mental decorrentes do estresse (alto desgaste ou trabalho de alta exigência). Os trabalhos considerados ativos são aqueles que possuem altas demandas psicológicas, mas que permitem ao trabalhador ter uma ampla possibilidade de decisão sobre como e quando desenvolver suas tarefas, bem como quando usar todo seu potencial intelectual para isso. Por outro lado, os trabalhos que combinam baixa demanda e baixo controle, chamados de trabalho passivo, são vistos como indutores de declínio na atividade geral do individuo, pois o trabalhador sente-se num estado de apatia, seja pela ausência de desafios significantes e de permissão para atuações com energia, seja pela rejeição sistemática às suas iniciativas de trabalho. Por fim, os trabalhos considerados como sendo de baixo desgaste são aqueles que combinam poucas demandas psicológicas e muito controle sobre o trabalho(2). 

    FONTE: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n5/20.pdf

  • O modelo de Karasek e Theorell (1990) também pode ser compreendido da seguinte forma:

     

    1. Demanda alta e controle alto: TRABALHO ATIVO

     

    2. Demanda alta e controle baixo: ALTA EXIGÊNCIA OU ALTO DESGASTE MENTAL

     

    3. Demanda baixa e controle alto: BAIXA EXIGÊNCIA OU BAIXO DESGASTE MENTAL

     

    4. Demanda baixa e controle baixo: TRABALHO PASSIVO

     

    Karasek, R. A. & Theorell, T. (1990). Healthy work: stress, productivity and the reconstruction of working life. New York: Basic Books.