SóProvas


ID
2379817
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo no que diz respeito à classificação de morfemas sob o ponto de vista descritivo.
1. O radical das palavras pode ser depreendido em graus, sendo que o radical primário corresponde à raiz. Considerando-se a palavra "marinho'; temos: [mar] = radical primário ou raiz; [marinh] = radical secundário.
2. O conjunto formado por radical e vogal temá­tica constitui o tema. Considerando as palavras "mesa" e "comprar', os respectivos temas são "mesa" e "compra".
3. A categoria de gênero é marcada nos substantivos e adjetivos em português pelos morfemas flexionais -a e -o, para o feminino e masculino, respectivamente.
4. A desinência verbal modo-temporal constitui­-se em morfema cumulativo em português, diferentemente da desinência número-pessoal, dada a existência de morfema zero para representar certas pessoas do discurso.
5. As palavras "invalidar', "impróprio', "ilegal', "ingerir" e "incorrer'' são formadas por derivação pelo acréscimo do prefixo de origem latina -in, com valor geral de negação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Vamos pedir para comentar pessoal!achei difícil essa..se alguém souber explicar agradeço de coração!

  • 1) RAIZ: é o elemento fundamental da palavra: não pode mais ser decomposto e nele se concentra o sentido básico.

    RADICAL: (ou radical secundário) é a raiz acrescida de afixos (afixos são elementos de significação secundária (geralmente sem vida própria) que se agregam à raiz para formar uma nova palavra, derivada da primeira).

    Assim, acha-se o radical separando a palavra de seus elementos secundários.

    MARINHEIRO logo MAR (raiz ou radical primario) MARINH (radical secundario)

    2) TEMA: é o radical acrescido de uma vogal, denominada vogal temática.

    Nos verbos o tema se obtém destacando-se o -r do infinitivo: CANTA-r, BATE-r,PARTI-r, etc.

    Nos nomes nem sempre é fácil apontar a vogal temática, quando coincide com as desinências do gênero, ou não passa de simples semivogal.

    3) Fiquem atentos pois isto não é uma regra para os Substantivos, a ausencia do Morfema -o pode também indicar o masculino, como o caso do Substantivo Biforme de formação irregular: Peru - Perua.  Marca de gênero: A flexão de gênero em português acontece pelo acréscimo do morfema flexional [a] à forma masculina: o feminino é a forma marcada pela presença do morfema / a /. Sua ausência é significativa como característica de masculino – morfema zero para o masculino em português.

    Exemplos: marca de gênero: mestre / mestra; leitor / leitora; professor / professora; marquês/ marquesa; menino/menina.

     

    5) O prefixo in- pode referir:

    — privação ou negação: invalidar, improprio, ilegal, incorrer.

    — movimento para dentro: ingerir

    O prefixo in- que refere «movimento para dentro» pode ainda possuir as variantes em- ou en- : Exemplo: engolir (sinonimo de ingerir).