Correlacione as colunas, considerando as relações semânticas e/ou discursivas estabelecidas por "mas" na articulação das orações em cada período
.Coluna 1
1. oposição de dois conteúdos
2. quebra de uma expectativa
3. atenuação de um pressuposto
4. focalização de uma circunstância
5. compensação
Coluna 2
(4) Guarde a louça, mas com cuidado.
(5) Aquele foi um dia inesquecível: perdeu o vôo, mas conheceu o marido.
(2) A bola bateu com força na janela da casa, mas não quebrou o vidraça.
(1) João é aplicado, mas Pedro é muito preguiçoso.
(3) A polícia não tem pistas dos assaltantes, mas as falhas na segurança do banco são visíveis.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B) 2 - 5 - 4 - 1 - 3
C) 3 - 1 - 4 - 5 - 2
D) 4 - 3 - 5 - 1 - 2
E) 4 - 5 - 2 - 1 - 3 CERTA
Obs: Acredito que a alternativa que "pegou mais" seria a QUEBRA DE UMA EXPECTATIVA, como também poderia ser por ela a forma mais fácil de encontrar a resposta. Quebra de Expectativa é nada mais e nada menos que uma conjunção CONCESSIVA, ou seja, se colocássemos a conjunção "EMBORA" no "Mas" do item 3, poderíamos encontrar a resposta facilmente, vejamos: A bola bateu com força na janela da casa, mas não quebrou o vidraça. A bola bateu com força na janela da casa, embora não quebrou o vidraça.
Extra: Se mesmo assim você ainda tiver dificuldade em entender o que é uma quebra de expectativa ou uma conjunção concessiva, basta pensar no FINAL lógico, se não correr, será concessiva. Ex: João foi alvejado com 1.000 (mil) TIROS/BALAS. Qual seria o FINAL LÓGICO? Ele morrer! Mas se ele sobreviveu. Além de um MILAGRE, É Também uma Quebra de Expectativa. Outro exemplo: O concurseiro acertou TODAS as questões da prova. Qual seria o FINAL/RESULTADO LÓGICO? Ele ser aprovado, mas não foi.