SóProvas


ID
2380213
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

 Jean-Yves Rousseau e Carol Couture (1998) contribuem com discussões na temática dos arquivos definitivos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Mesmo quando os arquivos definitivos deixaram de ser úteis à administração que os produziu, veremos que seu contributo qualitativo é inegável e que a administração deve poder contar com eles.
( ) Afirmar que os arquivos definitivos não têm qualquer utilidade para a administração que os produziu e que, por consequência, só podem ser utilizados para fins históricos, é uma visão restritiva.
( ) Deve-se associar o valor secundário do documento à necessidade exclusivamente histórica.
( ) É abusivo afirmar que produções cinematográficas de alta qualidade, como por exemplo, os filmes O nome da Rosa e Amadeus, não teriam podido existir sem um conjunto de testemunhos onde os arquivos, sem dúvida alguma, ocuparam um lugar importante.
( ) A reconstituição histórica, para a qual os arquivos definitivos são essenciais, interessa a especialistas de várias disciplinas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    arquivo permanente
    1 Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor.
    2 Arquivo(2) responsável pelo arquivo permanente(1). Também chamado de arquivo histórico.

     

    Fonte: DBTA (2005)

  • (V)Mesmo quando os arquivos definitivos deixaram de ser úteis à administração que os produziu, veremos que seu contributo qualitativo é inegável e que a administração deve poder contar com eles.

    ( V) Afirmar que os arquivos definitivos não têm qualquer utilidade para a administração que os produziu e que, por consequência, só podem ser utilizados para fins históricos, é uma visão restritiva.   Sim é uma visão restritiva, porque eles tem  Valor Histórico, Probatório, cultural

    ( F) Deve-se associar o valor secundário do documento à necessidade exclusivamente histórica. Valor Histórico, Probatório, cultural

    (F ) É abusivo afirmar que produções cinematográficas de alta qualidade, como por exemplo, os filmes O nome da Rosa e Amadeus, não teriam podido existir sem um conjunto de testemunhos onde os arquivos, sem dúvida alguma, ocuparam um lugar importante. Acredito que não seria abusivo afirmar..

    ( V) A reconstituição histórica, para a qual os arquivos definitivos são essenciais, interessa a especialistas de várias disciplinas. Não sei quais especialistas gostaria de saber...

  • ( V) Mesmo quando os arquivos definitivos deixaram de ser úteis à administração que os produziu, veremos que seu contributo qualitativo é inegável e que a administração deve poder contar com eles.

    ( v) Afirmar que os arquivos definitivos não têm qualquer utilidade para a administração que os produziu e que, por consequência, só podem ser utilizados para fins históricos, é uma visão restritiva.

    (F ) Deve-se associar o valor secundário do documento à necessidade exclusivamente histórica.

    ( F) É abusivo afirmar que produções cinematográficas de alta qualidade, como por exemplo, os filmes O nome da Rosa e Amadeus, não teriam podido existir sem um conjunto de testemunhos onde os arquivos, sem dúvida alguma, ocuparam um lugar importante.

    (V ) A reconstituição histórica, para a qual os arquivos definitivos são essenciais, interessa a especialistas de várias disciplinas.

    GABARITO: A

  • Errei a última opção por entender que o arquivos permanentes são abertos para o público em geral e não apenas aos especialistas das áreas, um exemplo disso é o acesso ao público dos documentos de imigrantes constantes no arquivo permanente do Arquivo Público do Estado de SP, como em outras cidades, os arquivos estão abertos as pesquisas a população de modo geral. Se eu tivesse feito essa prova com certeza entraria com recurso para mudar o último item de V para F.