-
Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio.
Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.
-
De acordo com o prof. Carlos Xavier, um dos princípios do BSC é mobilizar as mudanças através da liderança executiva: como o ambiente está em constante mudança e a estratégia, enquanto processo contínuo, está sempre buscando se adaptar, é fundamental a mobilização da liderança executiva para equilibrar a tensão entre a mudança necessária para que a estratégia seja cumprida e a estabilidade necessária para o dia-a-dia organizacional.
GABARITO: D
-
Gabarito: Alternativa D
a) Corresponde a um sistema de avaliação de desempenho organizacional que contempla indicadores financeiros e não financeiros.
Correto: São 4 perspectivas com vários indicadores. Apenas uma perspectiva é a Financeira, as demais são clientes, processos internos e aprendizagem e inovação
b) Se traduz em um sistema de comunicação utilizado para comunicar as estratégias da organização a todos os interessados na sua implementação e monitoramento.
Correto: Correto, os indicadores de desempenho devem estar a mostra de todos os interessados. Os próprios autores Kaplan e Norton inventaram os MAPAS ESTRATÉGICOS para facilitar essa transmissão de informação.
c) São os processos internos que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e trazer melhores resultados para proprietários e acionistas.
Correto: Vários processos internos como por exemplos produção (pode melhorar a qualidade do produto) ou logística (pode melhorar o tempo de entrega e qualidade) criam valor para os clientes, que por sua vez, por estarem felizes pode comprar mais e influenciam na perspectiva financeira, que por sua vez, por ter mais dinheiro, pode influenciar na perspectiva aprendizagem e inovação... Etc. Os autores Kaplan e Norton destacaram muitas vezes o impacto de CAUSA E EFEITO que os indicadores possuem. Saiba mais no meu livro.
d) O papel da liderança deixa de ser essencial na proposição dos processos de mudança, na comunicação e motivação, e esta responsabilidade fica diluída entre os membros da organização.
Errado: Os indicadores apenas facilitam o papel das lideranças, por ter dados mais fáceis de se visualizar e auxiliar nas tomadas de decisão, etc.
RIBEIRO, Thiago de Luca S. Administração sob a Ótica dos Concursos. Editora Labrador, São Paulo: 2016.
-
BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis
O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:
Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;
Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;
Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;
Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.
-
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia baseada no equilíbrio organizacional e se fundamenta no balanceamento entre quatro diferentes perspectivas:
- financeira;
- perspectiva do cliente;
- perspectiva dos processos internos;
- perspectiva da inovação e aprendizado.
A principal característica do Balanced Scorecard é possibilitar o acompanhamento da gestão estratégia por meio de indicadores de desempenho.
-
Sheyla tu é demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
O papel da liderança deixa de ser essencial na proposição dos processos de mudança, na comunicação e motivação, e esta responsabilidade fica diluída entre os membros da organização.
ERRADO.
Um dos princípios do BSC fala exatamente o contrário.
MOBILIZA a MUDANÇA por meio da LIDERANÇA EXECUTIVA.
-
A questão cobrou conhecimento sobre o Balanced ScoreCard e pediu o item incorreto.
O Balanced scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)
Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.
Analisando cada perspectiva separadamente podemos resumi-las da seguinte forma:
- Financeira: trata da visão dos investidores, como por exemplo, a lucratividade do negócio.
- Processos internos: tem relação com os processos já existentes na organização. São exemplos: a qualidade e a produtividade.
- Crescimento e Aprendizagem: Relaciona-se com a gestão de pessoas, liderança, motivação, clima e cultura.
- Clientes: Relaciona-se com o consumidor. Exemplos: prospecção de clientes, retenção e satisfação.
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)
A- CORRETA. O BSC contempla tanto indicadores financeiros e não financeiros.
B- CORRETA. O BSC permite a clara comunicação dos objetivos e metas da organização. Isso pode ser feito, por exemplo, através de uma mapa estratégico.
C- CORRETA. A alternativa versa corretamente sobre o reflexo dos processos internos na criação de valores para os clientes da organização. Por exemplo: a qualidade dos serviços.
D- INCORRETA. A liderança, motivação, comunicação estão englobadas na perspectivas de aprendizagem e crescimento do BSC. Ou seja, esses papeis continuam sendo importantes e essenciais.
GABARITO: LETRA D