-
Just in time,logo produção "puxada".
-
LETRA: C
O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.
-
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".
VANTAGENS;
Redução de estoques;
Redução no tempo de produção;
Redução de custos;
Redução de desperdícios, já que a produção será feita por demanda;
Redução de mão de obra;
Mais agilidade e rapidez de resposta em relação aos sistemas de produção;
Melhoria na qualidade dos processos produtivos
DESVANTAGENS;
Pouca variedade de produtos oferecidos;
A grande procura dos produtos com entrega em curto prazo (no ato da compra);
Algumas vezes o fato de não ter estoque pode atrapalhar em momentos de interrupção de produção, por isso a procura pelos produtos deve ser estável.
-
Gab. C
Ao contrário da abordagem tradicional dos sistemas de produção, que "empurra" os estoques, o Just in Time - JIT-, caracteriza-se como um sistema de "puxar" a produção ao longo do processo, de acordo com a demanda.
Genericamente falando, um sistema de "puxar" estoques significa que qualquer movimento de produção somente é liberado na medida da necessidade sinalizada pelo usuário da peça ou componente em fabricação, ou seja, os centros de trabalho não estão autorizados a produzir e "empurrar" os lotes apenas para manter ocupados operários e equipamentos.
Dias, Marco Aurélio P. - Administração de Materiais: Princípios, conceitos e gestão - 6ª edição - Atlas, 2011 - pág. 131.
-
ANTECIPAÇÃO A DEMANDA....ERRADO!
-
✅ Letra C
Just in time = PUXA a produção.
Just in casE = Empurra a produção.
Associo assim para fixar.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a filosofia Just In Time, marcando a alternativa que não corresponde a uma vantagem dessa filosofia.
Segundo Dias (2018), a filosofia Just In Time é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias. No Just In time, o foco se concentra na demanda efetiva, e esta puxa a produção. Assim, podemos entender o JIT como um sistema de produção puxada. A depender do ritmo da produção, os estoques podem ser repostos com maior ou menor agilidade, visando cobrir a demanda do momento.
Tendo como vantagens (conforme as alternativas A, B e D):
- O envolvimento da força de trabalho encarregada da produção contribui para a redução do desperdício.
- A manutenção de estoques baixos favorece as variações no mix de produtos, sem provocar alto grau de obsolescência.
- A rapidez no ciclo de produção permite entregas em prazos mais curtos, proporcionando maior nível de serviço ao cliente.
Por outro lado e sendo contraponto ao sistema Just In Time, temos o Just In Case, que se trata de uma sistema de produção empurrada, antecipando a demanda.
Logo, a alternativa "C" está se referindo ao Just In Case, não apresentando uma vantagem do JIT.
GABARITO: C
Fontes:
DIAS. M. A. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.