SóProvas


ID
2383603
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da transmissão química e ação de fármacos no sistema nervoso central, analise as afirmativas abaixo.

I. A maioria dos tipos básicos de alvos dos fármacos ocorre em várias isoformas moleculares diferentes, originando diferenças na função e na farmacologia.

II. Muito dos fármacos neuroativos são relativamente inespecíficos, afetando vários alvos diferentes.

III. A relação entre o perfil farmacológico e o efeito terapêutico dos fármacos neuroativos é, com frequência, transparente.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito correto é letra C, pois somente o item III está incorreto:

    III)  A relação entre o perfil farmacológico e o efeito terapêutico dos fármacos neuroativos é, com frequência, obscura.

     

     

  • O colega Guilherme Rocco está correto, apenas quero trazer uma informação extra quanto ao material usado para elaborar esta e outras questões da mesma prova. O livro de referência foi o Farmacologia Rang & Dale (8ª edição), as questões desse tema são praticamente transcrições fieis do que está escrito nesse livro, rs. Veja o que está escrito na página 1061:

     

    "Ação dos fármacos no sistema nervoso central:

    • Os tipos básicos de alvos dos fármacos (canais iônicos, receptores, enzimas e proteínas transportadoras) descritos no Capítulo 3 aplicam-se ao sistema nervoso central da mesma forma que em outros lugares.

    A maioria desses alvos ocorre em várias isoformas moleculares diversas, originando diferenças na função e na farmacologia.

    Muitos dos fármacos neuroativos atualmente disponíveis são relativamente inespecíficos, afetando vários alvos diferentes, sendo os principais os receptores, os canais iônicos e os transportadores.

    A relação entre o perfil farmacológico e o efeito terapêutico dos fármacos neuroativos é, com frequência, obscura.

    • As respostas secundárias à interação primária do fármaco com seu alvo, de desenvolvimento lento, são frequentemente importantes (p. ex., a eficácia retardada dos fármacos antidepressivos e a tolerância e a dependência aos opiáceos)."

     

    Qual é a relevância disso? Acho importante termos em mente as referências usadas pelos examinadores para conduzirmos os estudos com maior direcionamento. Espero ter contribuído. Bons estudos!