SóProvas


ID
2383606
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da classificação geral dos fármacos que atuam no sistema nervoso central, assinale a alternativa que apresenta a correlação incorreta entre o fármaco e sua classe.

Alternativas
Comentários
  • Os anticonvulsivantes atuam através de seu efeito anestésico local com estabilização da membrana neuronal, diminuição da transmissão sináptica e supressão da atividade espontânea que pode ocorrer no aferente primário e gânglio da raiz dorsal. São indicados principalmente em situações onde lesões nervosas parciais ou totais causam desequilíbrio entre os impulsos aferentes e os mecanismos de modulação, como, por exemplo, na dor por deaferentação. A carbamazepina (Tegretol® 400 a 800 mg/dia ou mais) é a droga de escolha no tratamento de qualquer neuropatia periférica dolorosa.

    A Lamotrigina é uma droga antiepilética (DAE), usada no tratamento de crises convulsivas parciais e crises generalizadas.

    O Valproato (de sódio) é uma droga antiepilética (DAE) é indicado como monoterápico ou como terapia adjuvante ao tratamento de pacientes com crises parciais complexas, que ocorrem tanto de forma isolada ou em associação com outros tipos de crises. O valproato de sódio também é indicado como monoterápico ou como terapia adjuvante no tratamento de quadros de ausência simples e complexa. Ausência simples é definida como breve obscurecimento sensorial ou perda de consciência, acompanhada de um certo número de descargas epilépticas generalizadas, sem outros sinais clínicos detectáveis. A ausência complexa é a expressão utilizada quando outros sinais também estão presentes.

    Gabapentina é um análogo sintético do neuro-transmissor GABA (ácido gama amino butírico). Tem sido empregada no tratamento adjuvante da epilepsia e mostrou-se útil no tratamento da dor neuropática.

     

    Rivastigmina é utilizada no tratamento de pacientes com demência leve a moderadamente grave do tipo Alzheimer. O Hemitartarato de rivastigmina produz uma melhora significativa nos principais domínios cognitivos de desempenho global e de atividades diárias e na gravidade da doença. As substâncias nootrópicas têm como principal finalidade o aumento do desempenho cognitivo no ser humano. Define-se como desempenho cognitivo a capacidade de atenção, memória, raciocínio, linguagem e compreensão.

  • Vamos aos itens:

    A) CARBAMAZEPINA - ANTIEPILÉTICO/ANALGÉSICO

    B) LAMOTRIGINA - ANTIEPILÉTICO

    C) VALPROATO - ANTIEPILÉTICO

    D) GABAPENTINA - ANALGÉSICO

    E) RIVASTIGMINA - NOOTRÓPICO (MELHORA COGNIÇÃO)