SóProvas


ID
2383630
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As anfetaminas pertencem a um grupo de fármacos que atua por liberação de monoaminas nas terminações nervosas cerebrais.

Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo:

I. Anfetaminas são substratos para os transportadores da captura de amina neuronal.

II. Entre os efeitos das anfetaminas está a inibição da motilidade gastrintestinal.

III. A reserpina, que inibe o armazenamento vesicular de catecolaminas, não bloqueia os efeitos comportamentais da anfetamina.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I)

    Esses fármacos atuam por liberação de monoaminas, sobretudo dopamina e norepinefrina, nas terminações nervosas cerebrais (Seiden
    ct ai., 1993; Green et al., 2003). São substratos para os transportadores da captura de amina neuronal e causam liberação desses mediadores,produzindoos efeitos agudos.

    II)

    As anfetaminas têm ações simpatomiméticas periféricas, produzindo elevação da pressão arterial e inibição da motilidade gastrintestinal.

    III)

    O interessante é que a reserpina, que inibe o armazenamento vesicular de catecolaminas, não bloqueia os efeitos comportamentais da
    anfetamina. Isso provavelmente porque a anfelamina libera catecolaminas citosólicas, e não vesiculares.

     

    Fonte: Rang Dale, set ed., 2012

  • A reserpina atua como um agente simpatolítico e medicamento anti-hipertensivo, agindo como um inibidor da captação adrenérgica. A reserpina se liga às vesículas de armazenamento das catecolaminas, como a dopamina e a norepinefrina. Especificamente, a reserpina bloqueia irreversivelmente VMAT-2 (transportador de monoamina vesicular-2) na via de neurotransmissão adrenérgica.  A inibição das bombas de catecolaminas resulta no bloqueio da captação de serotonina, norepinefrina e dopamina nas vesículas de armazenamento pré-sináptico. Essa ação levará então à sua depleção pela monoamina oxidase citoplasmática das sinapses periféricas e centrais.