-
Eu discordo do gabarito, o item "I" está incorreto, pois as DTA são de origem física, química e microbiológica. O que tornaria a alternativa "c" correta.
-
Concordo com você Rafaela
-
Acontece que a assertiva diz: "I. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) podem ter, basicamente, duas origens: química e microbiológica ou parasitária.". Portanto, não quer dizer que essas duas origens são as únicas, só que a ênfase da assertiva está nelas. Por eliminação também se pode chegar na alternativa C.
-
Discordando do gabarito, pois existem outros tipos de riscos, como os FÍSICOS.
-
Gabarito: D
I. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) podem ter, basicamente, duas origens: química e microbiológica ou parasitária. CORRETO, basicamente é isso sim. Essa questão foi tirada do TCC da USP (link no final do comentário)
II. As DTAs de origem microbiológica podem ser de origem exógena e endógena, sendo que, nesta última, os alimentos são contaminados durante o processo produtivo. ERRADO --> na endógena, os patógenos já se encontram nos alimentos antes de sua obtenção;
III. Desde os tempos mais remotos, emprega-se a acidificação dos alimentos como meio de conservação. O pH adverso afeta dois aspectos da célula microbiana: o funcionamento de suas enzimas e o transporte de nutrientes no interior da célula. CORRETO
IV. Um procedimento usado para conservação dos alimentos é a secagem, ou dissecação. A preservação pela dissecação é uma consequência direta da remoção ou ligação da umidade, sem a qual os micro-organismos são incapazes de se desenvolver. CORRETO
Explicação da questão:
As doenças transmissíveis por alimentos podem ter, basicamente, duas origens: química e microbiológica ou parasitária.
As substâncias químicas podem ocorrer de modo natural nos alimentos ou resultar da incorporação intencional ou acidental, em qualquer etapa da cadeia alimentar, de substâncias nocivas à saúde. Alguns exemplos que são mais freqüentes: pesticidas (organoclorados ou organofosforados), fármacos (antibióticos), hormônios (anabolizantes), metais pesados e aditivos.
A outra origem, a microbiológica ou parasitária pode ser causada por diversos agentes, podendo ser de:
- origem endógena, na qual os agentes já se encontram nos alimentos antes de sua obtenção. Exemplo: nos alimentos de origem animal, os agentes responsáveis por zoonoses como o complexo teníase – cisticercose;
- origem exógena, na qual os alimentos são contaminados durante sua manipulação. Por exemplo, incluem-se os agentes patogênicos para o homem, causadores de infecções e intoxicações alimentares, como a salmonelose e o botulismo, respectivamente.
Espero ter ajudado!!
Foco-força-fé!
Referência: http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2011/09/doencas-transmitidas-por-alimentos.pdf
-
Essa questão deveria era ser anulada. Até porque "dissecação" é uma coisa, "dessecação" é outra.
-
Concordo com a colocação da Ana. E fica entendido que sem a umidade não há o crescimento microbiano o que não é verdade, sendo que depende de outros fatores
-
foi exatamente o que me veio na cabeça.. e o risco físico?
-
"As DTA podem ser causadas por:
Toxinas: produzidas pelas bactérias Staphylococcus aureus, Clostridium spp, Bacillus cereus, Escherichia coli, Vibrio spp, etc.
Bactérias: Salmonella spp, Shigella spp, Escherichia coli, etc.
Vírus: Rotavírus, Noravírus, etc. Parasitas: Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Cryptosporidium parvum, etc.
Substâncias tóxicas: metais pesados, agrotóxicos, etc."
Fonte: Manual integrado de vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas por alimentos / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010. 158 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
-
Concordo com o comentário da Ana. Essa questão deveria ter sido anulada. A afirmativa IV empregou a palavra "dissecação", o que a torna errada.
Dessecação: ato ou efeito de dessecar, de retirar a umidade de; dessecamento.
Dissecação: consiste no estudo da anatomia, na abertura e/ou separação de organismos mortos, com o objetivo de estudar diferentes órgãos ou outras peças anatômicas.
-
Concordo com a Ana e a Clara. Erro gravíssimo! São palavras parônimas e neste contexto é claro qual ortografia deveria ser usada: dessecação. Questão anulada.