-
Qual o erro da letra C? Marquei letra B, uma vez que uma das fitas 'e de modo descontinuo, porém a outra não.
-
O erro da letra c é que a replicação não necessita de proteínas e sim de enzimas.
-
Acredito que o erro da letra C seja quando fala em "ligar ao DNA de fita dupla", o fragmento replicado não é fita dupla e sim simples. Não acredito que seja o problema com a nomenclatura proteínas pois toda enzima é também uma proteína.
-
B e C erradas
-
Essa questão merece ser reavaliada ou esclarecida, também marquei letra B não compreendi o fato dela ser correta.
-
Letra B nitidamente errada. A fita líder é replicada de forma contínua e a fita tardia de forma descontínua.
"...uma das cadeias é sintetizada continuamente e a outra, descontinuamente, é chamado de síntese semidescontínua. Costuma-se dizer também que a síntese do DNA na forquilha de replicação é assimétrica, pois em uma das cadeias (cadeia leading) ela ocorre continuamente, enquanto que na outra (cadeia lagging) ela ocorre de modo descontínuo, em fragmentos."
Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2937177/mod_resource/content/2/BiologiaMolecular_texto02%20final.pdf
-
Diversos tipos de proteínas participam desse processo de desenrolamento. As helicases são enzimas que desenrolam a dupla-hélice nas forquilhas de replicação, separando as duas fitas parentais e as tornando disponíveis como fitas-molde. Após a separação das fitas parentais, proteínas de ligação à fita simples ligam-se às cadeias de DNA não pareadas, evitando que elas se associem novamente. O desenrolamento da dupla-hélice leva ao aumento na torção da cadeia no trecho à frente da forquilha de replicação. As topoisomerases ajudam a aliviar esse aumento na tensão pela quebra, giro e religação das fitas de DNA.
Fonte: Biologia de Campbell. Reece, 10º ed