SóProvas


ID
2385136
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto à concordância padrão, está escrita corretamente a frase:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    A - CORRETA

     

    B - Atualmente, constataM-se muitas maneiras de compartilhar informação, mas nenhum meio de comunicação vem se mostrando tão poderoso quanto as redes sociais.  ( O QUE É QUE SE CONSTATA? -> MUITAS MANEIRAS DE COMPARTILHAR INFORMAÇÃO ( SUJEITO)

     

    C -  Em meados da década passada, fotografar alimentos ENVOLVIA uma série de questionamentos que parecem não fazer mais sentido na sociedade dos dias de hoje. ( O QUE É QUE ENVOLVIA UMA SÉRIE DE QUESTIONAMENTOS? -> FOTOGRAFAR ALIMENTOS ( SUJEITO)

     

    D -  Em 2016, uma pesquisa com usuários da internet concluiu que algumas pessoas que postam excessivamente nas redes sociais o FAZEM por necessidade de aprovação.  ( QUEM É QUE FAZ POR NECESSIDADE DE APROVAÇÃO -> ALGUMAS PESSOAS ( SUJEITO)

     

    E -  Decidir entre devorar ou clicar TEM perturbado aqueles que oscilam entre desfrutar o momento da refeição e partilhá-lo, ainda que a distância, com amigos e familiares.  ( O QUE É QUE TEM PERTUBADO...?  DECIDIR entre devorar ou clicar.

  • Gabarito A

    Sobre a alternativa correta, a colocação pronominal  pode ser antes ou depois do verbo já que, antes do próprio verbo, há um sujeito explícito (o ato de registrar). Ou seja, podemos falar: "quando o ato de registrar se tornou mais importante..." ou "quando o ato de registrar tornou-se mais importante..."

    Escorreguei mas não escorrego mais...rs!

    Força amigos!!

  • Letra (a)

     

    O homem sempre buscou capturar (o que?) o instante em imagens, e isso (isso está anaforiacamente retomando - as imagens) nunca foi tão fácil quanto hoje, quando o ato de registrar se tornou mais importante que o próprio registro.

  • Gabarito Letra A

     

     

    (A) O homem sempre buscou capturar o instante em imagens, e isso nunca foi tão fácil quanto hoje, quando o ato de registrar
    se tornou mais importante que o próprio registro.

     


    (B) Atualmente, constata-se muitas maneiras de compartilhar informação, mas nenhum meio de comunicação vem se
    mostrando tão poderoso quanto as redes sociais.

    constatam-se muitas maneiras...

     


    (C) Em meados da década passada, fotografar alimentos envolviam uma série de questionamentos que parecem não fazer
    mais sentido na sociedade dos dias de hoje.

    fotografar alimentos (isso) envolvia...

     


    (D) Em 2016, uma pesquisa com usuários da internet concluiu que algumas pessoas que postam excessivamente nas redes
    sociais o faz por necessidade de aprovação.

    algumas pessoas o fazem...

     


    (E) Decidir entre devorar ou clicar têm perturbado aqueles que oscilam entre desfrutar o momento da refeição e partilhá-lo,
    ainda que a distância, com amigos e familiares.

    Decidir entre devorar ou clicar (isso) TEM...

     

     

    espero ter contribuído!


     

  • Questão top.

     

    A) Gabarito.

    B) constatam-se

    C) envolvia.

    D) o fazem

    E) aqueles que oscilam entre desfrutar o momento da refeição e partilhá-lo TEM que decidir entre devorar ou clicar. Sujeito simples.

  • complementando...

    concordância com Sujeito composto unidos por "ou", "nem" > Verbo no plural: sentido de adição. Ex. Nem o professor nem o aluno acertaram a resposta.

    Verbo no singular: sentido de exclusão. Ex. Você ou ele será escolhido.

  • Gabarito: Letra a) 

    A)  A questão está de acordo com a norma culta. 

     

    B) Como o verbo constatar é verbo transitivo direto e a partícula se tem função de pronome apassivador, o verbo constatar tem que concordar com o sujeito da oração ( agente da passiva)  que na oração em questão é a expressão "muitas maneiras...". Logo, o verbo contatar deveria estar no plural. 

     

    C)  O verbo envolver deveria estar no singular para concordar com o sujeito da oração fotografar alimentos.

     

    D)  O verbo fazer deveria estar no plural para concorda com o sujetio algumas pessoas.

     

    E)  O verbo ter só pode ser empregado na forma têm quando se referir a um sujeito no plural, o que não ocorre nessa questão.

     

     

  • quanto às redes sociais ou quanto as redes sociais ?

  • perco muito, mas muito tempo nas questões da FCC quando a primeira alternativa está certa. Medinho..

  • A - CORRETA

    B - Atualmente, constataM-se muitas maneiras de compartilhar informação, mas nenhum meio de comunicação vem se mostrando tão poderoso quanto as redes sociais. 

    C -  Em meados da década passada, fotografar alimentos ENVOLVIA uma série de questionamentos que parecem não fazer mais sentido na sociedade dos dias de hoje.

    D -  Em 2016, uma pesquisa com usuários da internet concluiu que algumas pessoas que postam excessivamente nas redes sociais o FAZEM por necessidade de aprovação. 

    E -  Decidir entre devorar ou clicar TEM perturbado aqueles que oscilam entre desfrutar o momento da refeição e partilhá-lo, ainda que a distância, com amigos e familiares. 

     

    Gab. Letra A 

  • a) Correta.

     b) Atualmente, constata-se muitas maneiras de compartilhar informação, mas nenhum meio de comunicação vem se mostrando tão poderoso quanto as redes sociais.

    O correto seria constatam-se, pois o constatar é verbo transitivo direto e pede objeto direto, logo o "se" nesse caso está exercendo a função de partícula apassivadora e o verbo deve fazer a concordância.

     

     c) Em meados da década passada, fotografar alimentos envolviam uma série de questionamentos que parecem não fazer mais sentido na sociedade dos dias de hoje. 

    O correto é "envolvia", pois deve concordar com o núcleo do sujeito, fotografar.

     

     d) Em 2016, uma pesquisa com usuários da internet concluiu que algumas pessoas que postam excessivamente nas redes sociais o faz por necessidade de aprovação.

    Nesse caso o "faz" deve fazer a concordância. Essa palavra é invariável quando está colocada no sentido de tempo, mas não é o que ocorre nesse período. 

     

     e) Decidir entre devorar ou clicar têm perturbado aqueles que oscilam entre desfrutar o momento da refeição e partilhá-lo, ainda que a distância, com amigos e familiares.

    Deveria ser "tem" e não "têm". "Têm" recebe acento diferencial justamente para diferenciar do singular "tem". Temos os seguintes acentos diferenciais:

    Por - pôr

    Pode - pôde

    Tem - Têm

    Vem - Vêm

    Forma - Fôrma (esse é facultativo, indicado o uso quando existir ambiguidade, como por exemplo, em "a forma da mulher".

  • Gabarito: a)

    Na realidade, a colocação pronominal  pode ser antes ou depois do verbo já que, antes do próprio verbo, há um sujeito explícito (o ato de registrar). Assim, concluimos que: "quando o ato de registrar se tornou mais importante..." ou "quando o ato de registrar tornou-se mais importante..."

    by: Thales E. N. de Miranda

  • Jurei que "TÊM" se referia ao Decidir entre devorar ou clicar, como sujeito no plural, mas invalidei a letra "E'" pelo fato que quem partilha, partilha de alguma coisa, de algum momento (no caso do texto). OU não seria essa a regência do verbo??

    GAB LETRA A

  • Dica!

    Sempre que o sujeito contiver um verbo ele será um sujeito oracional, e o verbo que concorda com sujeito oracional deverá ficar obrigatoriamente na 3ª pessoa do SINGULAR.

     

    Abraço. 

  • Fiquei com uma dúvida na letra A...

    Pq não é "se tornou mais importante do que o próprio registro"?

  • Bia R, QUE PERGUNTA DIFÍCIL;

    Procurei nos meus livros e apostilas pra te trazer uma fonte, mas não encontrei.

    Apenas pensei assim: Se alguma coisa é MAIS IMPORTANTE (a preposição "DE" não se faz necessária pois já está subentendita), qualquer coisa que seja mais importante, é mais importante do que outra coisa, e pelo que encontrei, o "QUE" no caso da questão é uma conjunção subordinada comparativa, que pode tanto ser: que, ou do que... ou seja: NÃO ESTÁ ERRADO USAR SÓ O QUE.

    Lembro de uma aula da Carolina Santana em que ela dizia, no português devemos evitar a redundância, explicando sobre a regência do verbo preferir: quem prefere, prefere isso àquilo; e que a construção: Prefiro mais isso do que aquilo (estaria errada, pois era redundante).

    Espero ter ajudado. :/

  • FIQUEI COM DUVIDA SOBRE A LETRA A POIS  "se tornou mais importante que o próprio registro".

    PRONOME ANTES DE VERBO.

    O CORRETO NÃO SERIA TORNOU-SE? 

    ATÉ PORQUE TEM UM ADVÉRBIO "MAIS" OQUE SERVIRIA DE PALAVRA ATRATIVA.

  •  a)O homem sempre buscou capturar o instante em imagens, e isso nunca foi tão fácil quanto hoje, quando o ato de registrar se tornou mais importante que o próprio registro.

    Se tornou--> o ato de registrar-singular

     

     b)Atualmente, constata-se muitas maneiras de compartilhar informação, mas nenhum meio de comunicação vem se mostrando tão poderoso quanto as redes sociais. 

    constata-se--> muitas maneiras- plural

     

     c)Em meados da década passada, fotografar alimentos envolviam uma série de questionamentos que parecem não fazer mais sentido na sociedade dos dias de hoje. 

    envolviam--> fotografar- singular

     

     d)Em 2016, uma pesquisa com usuários da internet concluiu que algumas pessoas que postam excessivamente nas redes sociais o faz por necessidade de aprovação. 

    o faz--> acredito que seja o fazem (me corrijam se eu estiver errada)

     

     e)Decidir entre devorar ou clicar têm perturbado aqueles que oscilam entre desfrutar o momento da refeição e partilhá-lo, ainda que a distância, com amigos e familiares. 

    têm--> o certo seria tem-singlular

  • Só me restou uma dúvida, neste caso, a vírgula é facultativa ou obrigatória?

  • Caro Adaílton, trata-se de caso facultativo do uso da vírgula para separar verbos com sujeitos diferentes. O pronome demonstrativo "isso" foi usado como coesão referencial anafórica retomando a situação anterior. 

  • GABARITO - A 

    Caso facultativo do uso da vírgula para separar verbos com sujeitos diferentes.

  • a) C
    b) E. Note que o termo posterior ao verbo 'constatar' está no plural. Logo a concordância correta é: constatam-se.
    Curiosidade do verbo vir: 3ª pessoa do singular = vem; 3ª pessoa do plural = vêm. Ex: Ele vem saltando sobre os monte.
    Eles vêm depressa para saber do ocorrido.
    c) E. O sujeito é: 'fotografar alimentar' e está no singular. Logo a concordância correta é: envolvia (singular)
    d) E. Concordância correta: os fazem (referente as pessoas que postam excessivamente).
    e) E. O sujeito está no singular, logo a concordância correta é: tem. Note: tem (singular), têm (plural).

  • DICA TOP

     

    Houve vários atentados ============= vários atentados é o OBJETO DIRETO. = HOUVE NÃO MUDA. FICA NO SINGULAR, EMBORA O OBJETO DIRETO ESTEJA NO PLURAL.

     

    Existiram vários atentados ============= vários atentados é o SUJEITO..

     

    segue brunootrt

  • Gab. A

     

     

    Sendo objetivo: a questão quer avaliar o examinador quanto aos seus conhecimentos de CONCORDÂNCIA VERBAL. Nesses casos, a regra geral é a de que o VERBO concorda com o sujeito em NÚMERO (singular ou plural) e PESSOA(1ª, 2ª ou 3ª). Assim temos:

     

    a) CORRETA. Primeiramente, a vírgula foi utilizada para separar duas orações COORDENADAS (o "E" tem valor adversativo "MAS"), o que não fere a norma padrão. Após, é perceptível que o vebo TORNOU-SE concorda com o sujeito ATO DE REGISTRAR, o que torna o item correto. Por fim, a colocação pronominal poderia se dar tanto na forma proclítica quanto na enclítica, sem prejuízos gramaticais;

    b) ERRADA. MUITAS MANEIRAS é o sujeito e torna obrigatória a conjugação do verbo no PLURAL, pois ele está no plural, de modo que o correto seria constataM-se, como já mencionado pelos colegas;

    c) ERRADA. FOTOGRAFAR ALIMENTOS é o sujeito da oração e torna obrigatória a conjugação do verbo no SINGULAR, porque ele também está (substitua por ISSO, "isso envolvia...");

    d) ERRADA. As PESSOAS FAZEM alguma coisa, logo não poderia o verbo FAZ estar conjugado no SINGULAR;

    e) ERRADA. NÃO HÁ que se falar em conjugar o verbo TER no plural porque o termo decidir está no SINGULAR: O decidir tem feito isso, perturbar...

     

     

     

    Me corrijam se eu estiver errado.

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  •  

    A) Correta

     

    B) Atualmente, constatam-se muitas maneiras de compartilhar informação, mas nenhum meio de comunicação vem se mostrando tão poderoso quanto as redes sociais.

    Constatam-se fica no plural concorcodando com o sujeito “muitas maneiras de compartilhar informaçaõ”.

     

    C) Em meados da década passada, fotografar alimentos envolvia uma série de questionamentos que parecem não fazer mais sentido na sociedade dos dias de hoje

    Envolvia fica no singular concordando com o sujeitofotogragar alimentos”.

     

    D) Em 2016, uma pesquisa com usuários da internet concluiu que algumas pessoas que postam excessivamente nas redes sociais o fazem por necessidade de aprovação.

    Fazem fica no plural concordando com pessoas.

     

    E) Decidir entre devorar ou clicar tem perturbado aqueles que oscilam entre desfrutarem o momento da refeição e partilhá-lo, ainda que a distância, com amigos e familiares.

    Tem fica no singular concordando com o sujeito “Decidir entre devorar ou clicar” que também está no singular.

  • duas dicas bem pontuais que ajudam na questão

    - PRONOME APASSIVADOR ( verbo transitivo direto + se = o verbo vai concordar com o OBJETO DIRETO - normalmente vem na frente)

    - VERBO TER: presta atenção no sujeito, pois se ele estiver no plural ou for composto por 2 nucleos vai vir com o ^. Caso contrário, será o comum sem acentuação.

     

    GABARITO ''A''

  • Fiquei na dúvida da letra A

    Hoje "se tornou" - achei que era pegadinha o pretérito

     

  • Antes da minha última prova, fiquei meses só estudando, sem fazer questões. Estudei mais do que as outras vezes, pensei que me saíria melhor. Resultado: Fiz minha pior prova de concurso.

    Não subestimem essa prática de fazer questões. ela faz toda a diferença!

  • pra memorizar ACENTOS DIFERENCIAIS:

     

    VEM, TEM FORMA PODE POR!

  • Professora Izabel explica muito bem os assuntos!!!

  • Descartei de pronto a letra A por visualizar a virgula separando a conjunção "e" pensando que essa iniciava uma oração coordenada aditiva, quando na verdade inicia uma oração coordenada adversativa.