SóProvas


ID
2385148
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Muito antes de nos ensinarem e de aprendermos as regras de bom comportamento socialmente construídas e promovidas, e de sermos exortados a seguir certos padrões e nos abster de seguir outros, já estamos numa situação de escolha moral. Somos, por assim dizer, inevitavelmente − existencialmente −, seres morais: somos confrontados com o desafio do outro, o desafio da responsabilidade pelo outro, uma condição do ser-para.
   Afirmar que a condição humana é moral antes de significar ou poder significar qualquer outra coisa representa que, muito antes de alguma autoridade nos dizer o que é “bem” e “mal” (e por vezes o que não é uma coisa nem outra), deparamo-nos com a escolha entre “bem” e “mal”. E a enfrentamos desde o primeiro momento do encontro com o outro. Isso, por sua vez, significa que, quer escolhamos quer não, enfrentamos nossas situações como problemas morais, e nossas opções de vida como dilemas morais.
   Esse fato primordial de nosso ser no mundo, em primeiro lugar, como uma condição de escolha moral não promete uma vida alegre e despreocupada. Pelo contrário, torna nossa condição bastante desagradável. Enfrentar a escolha entre bem e mal significa encontrar-se em situação de ambivalência. Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca; limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação – de novo com uma ideia bastante clara do que envolve “atuar baseado na responsabilidade”.
(Adaptado de: BAUMAN, Zygmunt. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro, Zahar, 2011, p. 11-12) 

Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal... (3º parágrafo)

Ao reescrever-se o trecho acima com o verbo poder flexionado no futuro do presente do indicativo, a forma verbal “estivesse” deverá ser substituída, conforme a norma-padrão da língua, por 

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)

     

    Esta poderia (poderão) ser uma preocupação relativamente menor, estivesse (esteja) a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal... (3º parágrafo)

     

    Indicativo  - Futuro do presente

    eles/elas - poderão

     

    Esteja é a forma conjugada do verbo estar:

    no presente do subjuntivo, na 1.ª ou na 3.ª

    pessoa do singular, ou no imperativo, na 3.ª pessoa do singular.

     

     

    Confesso que fiquei em dúvida com a letra (b):

     

    Indicativo  - Futuro do presente

    ele/ela estará

     

  • Gabarito E

    Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, esteja a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal.

    Com as demais alternativas não faz sentido, vejam:

    a) Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, estar a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal.

    b) Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, estará a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal.

    c) Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, estiver a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal.

    d) Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, está a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal.

    e) Gabarito

    Força amigos!

  • Gabarito: E

    Obs: A frase apresenta a correlação entre futuro do pretérito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo (correlação 2 descrita abaixo). - poderia + tivesse.

    Ao alterar a flexão do verbo "poder" para o futuro do presente do indicativo (poderia), o verbo ter, deve ser flexionado no presente do subjuntivo (tenha) - Correlação 3 descrita abaixo.

     

    Correlação entre tempos e modos verbais:

    1) Futuro do subjuntivo + Futuro do presente do indicativo (podendo este ser trocado pelo presente do indicativo ou pelo imperativo).

    Ex: Se João estudar muito, passará no concurso.

     

    2) Pretérito imperfeito do subjuntivo + Futuro do pretérito do indicativo (podendo este ser trocado pelo pretérito imperfeito do indicativo)

    Ex: Se ele pudesse, viveria longe do Brasil.

     

    3) Presente do subjuntivo + Futuro do presente do indicativo (podendo este ser trocado pelo presente do indicativo ou pelo imperativo).

    Ex: Caso haja mais determinação no seu objetivo, o seu resultado poderá ser bem melhor.

     

    4) Pretérito imperfeito do indicativo + Pretérito perfeito do indicativo.

    Ex: O sol já despontava, quando ele acordou.

  • Gabarito Letra E

     

    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por
    bem ou mal... (3o parágrafo)
     

    Reescrevendo no futuro do indicativo temos:

    Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, esteja a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por
    bem ou mal...

     

    espero ter ajudado

     

  • Português é fora de série, imagine falando sobre CORRELAÇÃO VERBAL...KKKK

    Se estiver errado, podem me corrigir.

     

    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor (1ª oração), (CASO/SE) estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal...(2ª oração)

    A  2ª oração nos remete à ideia de HIPÓTESE (Modo Subjuntivo) - futuro -, por conseguinte, temos duas alternativas: "C" ou "E".

    Agora vem o pulo do gato.......

    Observe que a conjunção "CASO ou SE" estão subtendidas. OK!!!

    E agora?

    Olha o pulo do gato......

    Após a conjunção "CASO" não pode existir verbo na forma nominal infinitiva (futuro do subjuntivo: estiver).

    Com isso a única alternativa que não sofrer restrição é a letra "E".

     

  • Qualquer falante razoável da língua portuguesa(não querendo diminuir/ofender quem errou, e por favor não me entendam mal) mataria esta questão sem as rerginhas...

    Pela regra, a questão pede para passar o verbo "poder" para o futuro do presente do indicativo. (Embora o modo indicativo denote certeza, quando conjugado no futuro, expressa algo que eu prometo hoje e que acontecerá amanhã ou depoiis. Há uma ideia de dúvida). "poderei" (quando dizemos isto, não é certeza que faremos)

    O modo subjuntivo denota ideia de dúvida também. De incerteza, de possibilidade.
    Ao reescrevermos a frase passando para o futuro do verbo poder(poderia), continuamos a dar o sentido se usarmos o presente do subjuntivo pois este, tal qual aquele, expressa a ideia de possibilidade. (que eu esteja, que tu estejas, que ele esteja, que nós estejamos, que vós estejais, que eles estejam)

  • Correlação entre Futuro do indicativo + Presente Subjuntivo.

    presente do subjuntivo do verbo : ESTAR --> dica: Ainda que/Talvez eu Esteja, tu estejas, ele esteja

    o ESTIVESSE é pretérito imperfeito do subjuntivo, logo acredito que o verbo que pode ficar no lugar dele, tem que ser outro subjuntivo dando ideia de incerteza.

     

  • Daria pra recorrer já que, esteja é presente do subjuntivo e não do indicativo

  • Só corrigindo a colega da resposta Ingridi o verbo "esteja" (presente do subjuntivo) não é o verbo TER, mas sim o verbo ESTAR.

  • a questão não está errada. O verdo que tem que ser passado para o futuro do presente do indicativo é o verdo PODER (PODERÁ). Fazendo isso a forma verbal ESTIVESSE (preterito perfeito do subjuntivo do verbo ESTAR) continua no sujuntivo, mas no presente (ESTEJA). 

  • Nível subindo, pai! Vamos ter q aprender verbo p valer.

    Acertei com a gramática na mão hauahau

  • Um salve pra quem flexionou o verbo ESTAR no futuro do indicativo quando, na verdade, era o verbo PODER. 

    Gab: E

    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal..

    Esta PODERÁ ser uma preocupação relativamente menor, ESTEJA a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal..

  • Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, caso estivesse a ambiguidade de escolha ...

    Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor,caso  esteja a ambiguidade de escolha ...

  • ACHO QUE O BURACO É MAIS FUNDO....

     

    TRECHO

     

    "Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca;

     

    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal... (3º parágrafo)

     

    Ao reescrever-se o trecho acima com o verbo poder flexionado no futuro do presente do indicativo, a forma verbal “estivesse” deverá ser substituída, conforme a norma-padrão da língua, por 

    a) estar

    b) estará

    c) estiver

    d) está

    e) esteja

     

    GABARITO E.

     

    COMENTARIOS: Para que haja a flexão do verbo para "estivesse", subtende-se que há ali uma conjunção implícita condicional (CASO ou SE - Caso estivesse  ou SE estivesse). Ambas flexionariam o verbo para a forma como está no texto.

     

    A questão pede o verbo "poder" no futuro do presente do indicativo: "PODERÁ".

     

    Então, como não há explicitamente a conjunção no texto do enunciado, se o candidato optasse pela conjunção "SE ESTIVESSE", e mantendo essa mesma conjunção a ser aplicada na troca proposta pela banca, a alternativa C  estaria  correta também.

     

    Ficando, então, com duas opções, desta forma:

     

    1) Esta PODERÁ ser um preocupação --> CASO "esteja" a ambiguidade (....)

     

    2) Esta PODERÁ ser um preocupação --> SE "estiver" a ambiguidade (....).

     

    Ambas são situações hipotéticas e mantêm a correlação verbal.

     

    Portanto, haveria 2 possibilidades de gabarito?

     

    Aguardar o gabarito DEFINITIVO (31/05/17).

     

     

    Valewwwww

  • Pessoal prefere recorrer contra a questão em vez de recorrer na verdade para um gramática.

  • Aprofundando...

    Correlações mais abordadas em prova ( segundo Prof. Pestana)

    -Presente do indicativo + Presente do subjuntivo. Ex: Não é certo que você assedie as pessoas assim.

    - Pretérito perfeito do Indicativo + Pretérito Imperfeito do Subjuntivo. Ex: Esperei durante horas que você me ligasse

    - Futuro do Subjuntivo + Futuro do Presente do Indicativo. Ex: Quando os governantes resolverem ser honestos, serei o primeiro a elevá-los. 

    - Pretérito Imperfeito do Subjuntivo + Futuro do Pretérito do Indicativo. Ex: Se fôssemos pessoas perfeitas, cometeríamos atos falhos? 

    Bons Estudos

  • Nem no chutômetro acertei, rsss, fui de cara em "ESTARÁ" vi futuro somente nessa... Vai me dizer que a FCC vai trocar os modos verbais cobrados agora!?? aFFFF

    Ninguém merece verbos e conjugações verbais/modos/tempos.

    Segundo o prof. Alexandre Soares, comentarista:  Ficando, então, com duas opções, desta forma:

    1) Esta PODERÁ ser um preocupação --> CASO "esteja" a ambiguidade (....)

    2) Esta PODERÁ ser um preocupação --> SE "estiver" a ambiguidade (....).

    Ambas são situações hipotéticas e mantêm a correlação verbal.

    Portanto, haveria 2 possibilidades de gabarito?

  • Alguem sabe se a esta questão foi anulada?

  •  Q823414

     

    COMBINAÇÕES

     

    -         SE EU ESTUDAR  (futuro subj.) BASTANTE, PASSAREI  (futuro presente) NA PROVA

     

     

     

    -   SE EU ESTUDASSE (pret imperf. subj) BASTANTE, PASSARIA (futuro pretérito)  NA PROVA

     

     

    -   CASO EU ESTUDE (presente do subjuntivo =   TALVEZ)  BASTANTE, PASSAREI (futuro do presente) NA PROVA

     

     

    -    Eu manteria  (pret imperf. subj)  a calma, desde que todos também a mantivessem (pret imperf. subj)

     

     

    MACETE: sem decorar os verbos.

     

     

    1   -    Presente, indicativo =   colocar: HOJE   Eu canto, sinto, sou.... NORMALMENTE, GERALMENTE

     

        Indica ideia de regularidade, rotina:  atribui validade permanente a uma afirmação.

     

    REGULARIDADE, NORMALMENTE = HOJE as formas verbais flexionadas no presente do indicativo indicam eventos que se repetem com os passar dos dias, mostrando-os como se tivessem acontecendo no momento da fala, a fim de aproximá-los do leitor.

     


    2  -   Pretérito perfeito, indicativo =     AÇÃO PONTUAL NO PASSADO, colocar:  ONTEM   Eu cantei

     

    Ação pontual no passado, ação momentânea

     

     INDICA PASSADO PONTUAL  que foram totalmente concluídos antes do momento da fala:   teve, foram, aconteceu, vi, veio, fez, esteve

     

     

     

    3  -   Pretérito imperfeito, indicativo =    colocar: NAQUELA ÉPOCA, frequentemente   (VA-IA-INHA) eu cantaVA ,  ERAM

     

    INDICA PASSADO  HABITUAL, indicando uma ocorrência habitual, costumeira, ROTINA NO PASSADO. Regularidade no passado

     

    4  -   Pretérito mais-que-perfeito, indicativo   =    PASSADO DO PASSADO, anterior do outro. Eu cantara  -  terminado com “RA”

     

    DESTAQUE, RELEVÂNCIA INDICA      DUAS AÇÕES NO PASSADO

     

    5  -   Futuro do presente, indicativo =   colocar:  AMANHÃ ...Eu cantarei

     

    PREVISIBILIDADE     CERTOS e PROVÁVEIS. As formas verbais PROVARÁ, SERÁ, DARÁ:    FUTURO CERTO

     

     

    6  -  Futuro do pretérito, indicativo    =      HIPÓTESE,   colocar ATÉ ...RIA eu cantaria  

     

    Incerteza, DÚVIDA, hipótese em relação a um fato passado

     

    ..........

     

    7  -  Presente, subjuntivo =    TALVEZ, INCERTEZA  QUE eu cante

     

    Processos hipotético, ligados ao DESEJO e SUPOSIÇÃO, TRANSMITE  INCERTEZA, DÚVIDA

     

     

    NÃO TEM VOGAL TEMÁTICA

     

     

    8  -  Pretérito imperfeito, subjuntivo  =      CONDIÇÃO = SE  ,  SSE   desinência temporal

     

    Associa ao futuro do pretérito simples ou composto quando são expressos FATOS irreais e HIPOTÉTICOS do passado

     

     

    9  -  Futuro, subjuntivo     =     QUANDO, possibilidade

     

     

     

    QUANDO,  SE

     

    POSSIBILIDADE

     

    Fatos possíveis, mas ainda não concretizados no momento em que se fala ou escreve.

     

     

     

     

     

     

     

     

  • QUAL É O GABARITO OFICIAL DEFINITIVO?

     

  • Gabarito definitivo LETRA E

  • bpcp questoes, genial!

  • Professor Alexandre Soares falou está falado, é uma questão anulável e pronto e acabou, não é mimimi, mas as bancas muitas vezes abusam, isso é lamentável, gabarito é E mas poderia ser C conforme explicação dele.

     

    Bons Estudos!!!

  • Amigos, por favor me ajudem!

    Errei a questão e, ao procurar saber o porquê, descobri que se trata de um gabarito polêmico...

    Minha dúvida: qual a relação entre as conjunções (implícitas) "se" e "caso" com os tempos verbais usados? então, quando eu tiver um dos verbos no fut. do pres. indic. + verbo associado ao "SE", este terá que estar no FUT. SUBJUNTIVO; e quando o segundo verbo estiver associado ao "CASO", deverá estar no presente do subj.? é isso??? alguém saberia me indicar um bom material sobre o assunto?

  • Quando sai o Gaba definitivo dessa prova gente? Acho q a questão não foi anualda

  • Banca vacilou. Há duas respostas corretas: "a" e "c".

    Vejam, mutatis mutandis, uma frase mais simples:

    >> Se ele tiver saúde, poderá viajar.

    >> Caso ele tenha saúde, poderá viajar.

    Ambas as frases corretas. Ambas aceitam a forma "poderá".

     

  • Já saiu o gabarito definitivo dessa questão?

  • Alguém sabe o gabarito oficial?

  • A conjugaçao certa do futuro do presente do indicativo é estará. É só fazer uma pesquisa em qualuqer gramática pra tirarem as dúvidas.

  • Caros, 

     

    Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, (subentende-se a palavra caso) esteja a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal... 

     

    Att, 

     

  • Errei a questão (marquei C), mas acredito que a justificativa para o gabarito E esteja justamente na supressão da conjunção condicional. Quando você coloca a conjunção na frase (se/caso), tanto a C quanto a E ficam corretas. Só que, sem a conjunção, a construção da C fica bastante estranha: 

    "Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, estiver a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal." 

    Esse "estiver" sozinho na frase, sem a conjunção se, fica totalmente sem sentido. A opção E (esteja) fica realmente mais adequada. 

    Só o que me deixa encafifada é que, por uma questão de respeito ao paralelismo, ao futuro do presente do indicativo (poderá) deveria corresponder o futuro do subjuntivo (estiver), e não o presente do subjuntivo (esteja). 

    Enfim, a opção E soa melhor, mas aparentemente afronta a gramática. Continuo achando que a questão devia ter sido anulada. 

  • Concordo exatamente com você, Joana Alencastro! Fiz aqui e cheguei a mesma conclusão que a sua! Acredito que deveria ter sido anulada esta questão!

     

  • Já saiu o gaba oficial?

  • Combinações para Futuro do presente do Indicativo: 

    Presente do Subjuntivo OU Futuro do Subjuntivo

    Questão :

    Esta poderá (futuro do presente do indicativo) ser uma preocupação relativamente menor, esteja ( Presente do Subjuntivo) a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal... (3º parágrafo)

     

    Esta poderá (futuro do presente do indicativo) ser uma preocupação relativamente menor, estiver ( Futuro do Subjuntivo) a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal... (3º parágrafo)

    Letra C ou E

  • Tinha que anular está questão pois Cabe a letra C e E

  • Gabarito: E

     

    Havendo a troca deste tempo futuro do pretérito do indicativo "poderia" pelo futuro do presente do indicativo "poderá", teríamos, em princípio, duas possibilidades, pois caberia o futuro do subjuntivo "estiver" (apesar de soar estranho) e o presente do subjuntivo "esteja".

     

    Assim, ressalto a importância do contexto nesta nova formação, pois, no texto, os verbos se encontram no presente do indicativo, como "promete", "torna", "significa", "envolve".

     

    Logo, entendemos que a alternativa (E) é a correta, por apresentar o verbo no presente do subjuntivo.

     

    Veja: Esse fato primordial de nosso ser no mundo, em primeiro lugar, como uma condição de escolha moral não promete uma vida alegre e despreocupada. Pelo contrário, torna nossa condição bastante desagradável. Enfrentar a escolha entre bem e mal significa encontrar-se em situação de ambivalência. Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, esteja a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca; limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação – de novo com uma ideia bastante clara do que envolve “atuar baseado na responsabilidade”

     

    Décio Terror, Estratégia Concursos.

  • Pelo que consta aqui no site do Qconcurso (na parte de provas e gabaritos) não houve nenhuma alteração dessa questão por parte da banca.

  • ESTEJA não estaria no presente do subjuntivo?

  • FCC   S2     CORRELAÇÃO VERBAL 

  • Poderia Ser --> Futuro do Pretérito do Indicativo

    (Caso) Estivesse --> Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    Poderá Ser --> Futuro do Presente do Indicativo

    (Caso) Esteja --> Presente do Subjuntivo

  • 1. Em 07/11/2017, às 12:53:36, você respondeu a opção C.Errada!

    2. Em 30/08/2017, às 18:33:53, você respondeu a opção B.Errada!

    Que burro dá zero pra ele!

  • Letra (E).

     

    A questão pede para transformar o verbo PODER no "futuro do presente do indicativo", ou seja: PODERÁ.

    O enunciado continua, agora perguntando: como fica a conjugação do verbo ESTAR ("estivesse", no trecho) com a modificação proposta, vou direto para dica:

     

    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, (CASO) estivesse a ambiguidade...

    Está poderá ser uma preocupação relativamente menor, (CASO) esteja a ambiguidade...

     

    PODERIA = Futuro do pretérito do indicativo. ((ideia de 'condicional))

    PODERÁ = Futuro do presente do indicativo. 

     

    ESTIVESSE = Pretérito imperfeito do subjuntivo

    ESTEJA = Presente do subjuntivo

     

    At.te, CW.

  • grande comentário da ingrid.

  • Que eu possa = presente do subjuntivo

    Se eu pudesse, te ajudaria = pretérito imperfeito do subjuntivo + futuro do pretérito do indicativo (vulgo condicional).

    Quando eu puder, te ajudarei= futuro do subjuntivo + futuro do indicativo

  • DICAS PARA IDENTIFICAR OS MODOS:

    MODOS DO INDICATIVO:

    PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO: palavras terminadas em (VA) e (IA); verbos terminados em (NHA); ERA/ERAM;

    PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO:  coloque (ONTEM) antes do verbo;

    PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO DO INDICATIVO: verbos terminados em (RA) e (RE) átonos;

    FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO: verbos terminados em (RA) e (RE) tônicos;

    FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO: verbos terminados em (RIA) e (RIE);

     

    MODOS DO SUBJUNTIVO:

    PRESENTE DO SUBJUNTIVO: coloque (TALVEZ) antes do verbo;

    PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO: coloque (SE) antes do verbo; verbos terminados em (SSE);

    PRETÉRITO PERFEITO DO SUBJUNTIVO: coloque (QUANDO) antes do verbo; verbos terminados em (R);

     

    MODOS DO IMPERATIVO (não se conjuga a 1ª pessoa do singular):

    IMPERATIVO AFIRMATIVO: a segunda pessoa do singular e a segunda pessoa do plural são retiradas do presente do indicativo, suprimindo-se o (S) final. As demais pessoas são exatamente as mesmas do presente do subjuntivo. Não se conjuga a primeira pessoa do singular.

    IMPERATIVO NEGATIVO: todas as pessoas são exatamente as mesmas do presente do subjuntivo.

  • Questão anulável. A BANCA ERROU. Há duas respostas C e E, pq é possível subentender que há ou a conjunção CASO ou SE elíptica, daí teríamos:

    c) Esta PODERÁ ser um preocupação, SE estiver a ambiguidade

    e) Esta PODERÁ ser um preocupação, CASO esteja a ambiguidade

  • O melhor comentário é o do colega "FOCO CAFÉ".

  • esta correto pessoal.

    a frase o primeiro verbo esta no futuro do pretérito  e o segundo verbo esta no preterito imperfeito do subjuntivo.

    entao, é pedido que o primeiro verbo seja posto no futuro do presente.

    ficando assim: poderá.

    como o segundo verbo esta no preterito do subjuntivo e a correlação ficaria  sem sentido...

    o certo e o segundo verbo ir para o presente do subjuntivo.. ficando assim: que ele esteja

    esta correto a questão.

  • Mais que inferno nunca vou aprender esta desgraça.

  •  

    PRESENTE DO SUBJUNTIVO  |  PRESENTE DO INDICATIVO  |   FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

    NÃO É CERTO QUE VOCÊ ASSEDIE AS PESSOAS ASSIM, EU TOMAREI PROVIDÊNCIAS!


     

    PRETÉRITO DO SUBJUNTIVO | FUTURO DO PRETÉRITO | PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

    SE FÔSSEMOS PESSOAS PERFEITAS, COMENTARÍAMOS TRAIÇÕES? EU JÁ QUEBREI SUA CONFIANÇA...


     

    FUTURO DO SUBJUNTIVO | FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

    QUANDO OS GOVERNANTES RESOLVERAM SER HONESTO, SEREI O PRIMEIRO A ELEVÁ-LOS

     

     

    PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO | PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO

    EU CATEI, MAS VOCÊ DESAFINAVA/PERDIA O TOM

  • Lixo de questão ...

  • Acertei a questão.. Troquei por "CASO ESTEJA" e ai deu tudo certo.

  • Futuro do presente (poderá) + presente do subjuntivo ( esteja)

    Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, esteja a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal...

    Odeio correlação verbal, mas tenho que amar :@ e para piorar ainda mais minha raiva , quando vou olhar os comentários, um monte de comentário que não dá pra entender nada. Pelo amor de Deus, viu!?

     

  • Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal...

    *Futuro do Pretérito do Indicativo + Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, esteja a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal...

    *Futuro do Presente do Indicativo + Presente do Subjuntivo

    Letra E correta!

  • Só sei que essa estatística é falsa... 

  • Para facilitar, o comentário de FOCO FORÇA FÉ CAFÉ é o mais sensato em relação à justificativa para manutenção do gabarito, pois, em tese, caberia tanto a alternativa C quanto a E.

  • pela correlação verbal o futuro do presente pediria o futuro do subjuntivo...devendo o gabarito ser letra C.....ja n entendi mais nd...

  • Concordo com os colegas, alterando a conjunção, pode ser C ou E (fui sequinha na C kkkk)

    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, caso estivesse a ambiguidade de escolha ...

    Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, caso esteja a ambiguidade de escolha ...

    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, se estivesse a ambiguidade de escolha ...

    Esta poderá ser uma preocupação relativamente menor, se estiver a ambiguidade de escolha ...