a) Quanto menor for a temperatura, mais oxigenio dissolvido. Por exemplo, a concentração de oxigênio de 7 mg/L pode ser um valor bastante satisfatório para rios e lagos em climas quentes, mas será um teor baixo se ela se referir a águas de regiões frias.
Na água, esta concentração de saturação é diretamente proporcional à pressão e indiretamente proporcional à temperatura e ao teor salino. Isto significa que, em condições naturais, as águas de clima tropical são menos ricas em oxigênio que aquelas de clima temperado; os corpos d’água situados próximos ao nível do mar (maior pressão atmosférica) possuem mais oxigênio que os localizados nas montanhas; a água do mar (maior teor salino) apresenta menores teores de oxigênio que a água doce.
b)CORRETA
c)A materia organica oriunda de esgotos provoca uma diminuição nos valores de OD
d)Por meio da atividade de fotossíntese, podem ser obtidas, temporariamente, concentrações de oxigênio superiores ao valor de saturação. Tal fato é designado como supersaturação do ambiente aquático. Vale ressaltar que a supersaturação da água apenas ocorre em decorrência da fotossíntese e nunca da aeração atmosférica
e)A ausência de oxigênio em um ambiente aquático é designada pelo termo anoxia, enquanto que o predomínio de baixas concentrações é expresso por hipoxia. condições de anaerobiose - ausência de oxigênio dissolvido.