SóProvas


ID
2390089
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para se obter a ação desejada e segura de medicamentos, é fundamental que os profissionais de saúde envolvidos tanto com a prescrição quanto com a dispensação estejam atentos às variações inter e intraindividuais, que podem ser de caráter farmacocinético e/ou farmacodinâmico. Nesse sentido, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Em relação às variações étnicas, os chineses são consideravelmente mais sensíveis aos efeitos cardiovasculares do propranolol que os caucasianos, por metabolizarem o fármaco mais rapidamente, indicando que a diferença está relacionada com variações farmacodinâmicas na sensibilidade aos receptores β-adrenérgicos ou em etapas anteriores.

( ) Os pacientes idosos merecem especial atenção no uso de medicamentos, porque nessa população o “clearance” dos fármacos tende a ser maior.

( ) A utilização de medicamentos por mulheres durante o período de gravidez deve ser cautelosa, entre outros motivos, em função das variações da barreira placentária e eventuais efeitos sobre o feto, sendo que os estudos revelam que alguns fármacos atravessam a barreira placentária.

( ) Fatores genéticos influenciam a farmacocinética, a farmacodinâmica e a susceptibilidade a reações idiossincráticas. Nesse sentido, é descrito o fato de que portadores de deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase podem apresentar uma resistência parcial à malária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • D)

    O único erro está no item segundo, pois o "clearance"dos fármacos tende a ser MENOR.

  • D - O clearence (taxa de eliminação) de fármacos tende a ser menor em idosos, pois a função renal tem menor atividade conforme envelhecimento.

     

    GABARITO D

  • A G6PD é uma enzima presente no citoplasma de todas as células, atuando especialmente na manutenção da integridade dos eritrócitos, evitando a oxidação da hemoglobina e de outras proteínas celulares.

    Esta resistência se deve ao fato de que nas hemácias deficientes da G6PD, um metabolismo essencial para a sobrevivência do parasito encontra-se em deficit. Isto se deve à atividade diminuída da G6PD dentro das hemácias, o que conduz à morte do parasito. Todavia, devido à ineficiência do mecanismo antioxidante em células deficientes da G6PD, pode ocorrer ainda danos à membrana celular seguida de fagocitose das hemácias parasitadas (Cappadoro et al., 1998). 

  • na A nao sei pq esta correta se fala em metabolizacao e farmacodinamica...