SóProvas


ID
2395891
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
MPE-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a: correta 

    CF/88

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: 

    III - participação da comunidade. 
     

  • Assinale a alternativa INCORRETA:

    Parte superior do formulário

    a) A participação da comunidade se inclui entre as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

    b) O Conselho de Saúde é composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais e usuários.

    c) O gestor do SUS apresentará, trimestralmente, ao Conselho de Saúde relatório detalhado contendo, dentre outros, dados sobre a oferta de serviços na rede assistencial.

    d) O mandato dos conselheiros de saúde deve coincidir com o mandato do governo municipal.

    Alternativa a: correta 

    CF/88

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: 

    III - participação da comunidade.

    Alternativa b – correta

     

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

     

    Art.1º

    (..)

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    Alternativa c- correta

    Art. 1o  O art. 12 da Lei no 8.689, de 27 de julho de 1993, passa a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 12.  O gestor do Sistema Único de Saúde, em cada esfera de governo, apresentará, trimestralmente, ao conselho de saúde correspondente e, respectivamente, em audiência pública, às câmaras de vereadores, às assembléias legislativas e às duas Casas do Congresso Nacional relatório circunstanciado referente a sua atuação naquele período.

    Parágrafo único.  O relatório deverá destacar, dentre outras, informações sobre montante e fonte de recursos aplicados, auditorias concluídas ou iniciadas no período e oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada.” (NR)

    Alternativa d -  incorreta

    RESOLUÇÃO Nº 333, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2003

    DA ORGANIZAÇÃO DOS CONSELHOS DE SAÚDE 

    Terceira Diretriz: A participação da sociedade organizada, garantida na Legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação,

    (...)

    V - O mandato dos conselheiros será definido no Regimento Interno do Conselho, não devendo coincidir com o mandato do Governo Estadual, Municipal, do Distrito Federal ou do Governo Federal, sugerindo-se a duração de dois anos, podendo os conselheiros serem reconduzidos, a critério das respectivas representações. 

     

     

  • Ao meu ver essa questão dever ser anulada, haja vista que o artigo 12 da Lei 8629/93 foi revogado pela LCP 141/2012, deixando de prever que o gestor do SUS apresentará, trimestralmente, relatório detalhado, passando a prever em seu artigo 36:

    Art. 36.  O gestor do SUS em cada ente da Federação elaborará Relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: 

    I - montante e fonte dos recursos aplicados no período; 

    II - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; 

    III - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

  • O item C também está errado, poisde acordo com o art. 12 da Lei 8.689/93 e com a Lei Complementar número 141/2012 temos que : " a cada quadrimestre deverá constar dos itens da pauta o pronunciamento do gestor, dasd respectivas esferas de governo, para que faça a prestação de contas, em relatório detalhado, sobre andamento do plano de saúde, agenda da saúde pactuada, realtório de gestão, dados sobre o montante e a forma de aplicação dos recursos, as auditorias iniciadas e concluídas no período, bem como a produção e a oferta de serviçõs na rede assistencioal própria, contratada ou conveniada.

  • A QUESTÃO PEDE A INCORRETA

    RESPOSTA - D

    O mandato dos conselheiros de saúde será definido no regimento interno do respectivo conselho, segundo determinação do § 5º do art. 2º da Lei 8.142/90