SóProvas


ID
2400349
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Contabilidade é regida por princípios que são os pilares para a análise, julgamento e interpretação de todos os fatos contábeis que alteram o patrimônio das entidades. Assinale a alternativa correta sobre o princípio da prudência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Esse é o princípio da competência
    Resolução 750 CFC
    Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento

    B) Esse é uma Despesa
    98. Uma despesa é também reconhecida na demonstração do resultado quando um passivo é incorrido sem o correspondente reconhecimento de um ativo, como no caso de um passivo decorrente de garantia de produto. 

    C) CERTO: essa é a exata premissa do princípio da prudência
    Resolução 750 CFC: Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido

    D) Informação obtida e elaborada na DFC.

    E) Esse conceito diz respeito ao capital a integralizar


    bons estudos

  • Pessoal, vamos nos lembrar que:

     

    Assim, fica fácil de ver que a alternativa correta é a letra C).

    Gabarito: LETRA C

  • GABARITO: LETRA C

    Princípio da Prudência

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    FONTE: Resolução CFC nº 750/93 (com alterações dadas pela Resolução CFC nº 1.282/10) dispõe sobre os Princípios de Contabilidade (PC)