SóProvas


ID
2400364
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Toda empresa que concede prazo de pagamento perde uma pequena parte desses valores com a inadimplência de seus clientes. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre a função da provisão para crédito de liquidação duvidosa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A "provisão para créditos de liquidação duvidosa" é uma das mais comuns provisões do Ativo, pelo fato de poder refletir as perdas que são esperadas por inadimplência de clientes. Para se fazer tal provisão, torna-se necessária a consideração de todos os fatores de risco conhecidos, a fim de poder estimar com critérios todas as perdas que ocorrerão com o setor financeiro, e em específico o departamento de contas a receber.

    bons estudos

  • D - Provisão para créditos de liquidação duvidosa (despesas operacionais) C - Provisão para créditos de liquidação duvisosa (Redutora - Contas a receber) Instagram: @rumoafrfb
  • Qual é o erro da alternativa A?

     

     

  • Falou em provisão , falou em provável.

  • GABARITO: LETRA C

    AGREGANDO CONHECIMENTO:

    Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD)

    Quando uma empresa vende a prazo, ela corre o risco de receber ou não o dinheiro devido pelo cliente. Certamente, ela não irá receber 100% do valor em haver, ocorrendo assim a inadimplência.

    A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) existe para reconhecer essa parcela que a empresa não receberá de forma onerosa em seu resultado, representando uma "perda" de valor nos seus títulos a receber, afetando o seu Patrimônio Líquido. Ou seja, é a parcela estimada pela empresa que não será recebida em decorrência dos maus pagadores. Ex.: cheque sem fundos, cartões de crédito sem saldo, clientes que não pagarão, etc.

    A PCLD é uma conta de natureza credora, fazendo parte do Ativo Circulante, grupo Disponibilidades. É uma conta redutora, ou seja, entra com saldo negativo no Ativo, deduzindo os valores a receber dos clientes (conta Duplicatas a receber).

    A contabilização deve ser feita da seguinte forma:

    D- Despesas com PCLD (despesas administrativas (DRE) / -PL)
    C- PCLD (conta retificadora, saldo credor (Ativo) / -A)

    OBS.: A empresa deve considerar os fatores de risco conhecidos, para que se possa estimar, criteriosamente, a expectativa de perdas com contas a receber. Pode ser feito através da determinação do valor das perdas já conhecidas com base nos clientes em concordata, falência ou dificuldades financeiras ou ainda estabelecer um valor adicional de provisão para cobrir perdas prováveis, mesmo que ainda não conhecidas, tomando-se como base a taxa de inadimplência ocorrida nos anos anteriores.

    Exemplo

    - Percentual médio de perdas ocorridas nos três últimos exercícios, em relação ao saldo da conta Clientes na data do balanço de encerramento: 3%

    - Empresa titular de $5.000.000,00 em Duplicatas a receber

    *Valor da provisão:

    $5.000.000,00 x 3% = $150.000,00

    Sendo assim:

    D- Despesa com PCLD....$150.000,00
    C- PCLD........................$150.000,00

    FONTE: https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_ativo8.php

  • A conta provisão pra credito de liquidação duvidosa (retificadora do ativo) não existe mais, já que segundo normalização contábil mais recente, provisão não pode mais ser considerado conta do ativo (com exceção da provisão p/ impairment), passando agora a ser chamada de perda estimada no recebimento de credito... Via de regra o lançamento é o mesmo, o que muda é o reconhecimento.

  • Rumo à PCPA!