SóProvas


ID
240250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da motivação, julgue os itens a seguir.

Consoante as teorias da equidade, do reforço e da expectância, um dos agentes motivadores nos ambientes organizacionais consiste no valor da remuneração.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Acredito que ninguém tem dúvida nessa questão. Dim-dim...., faz me rir... bufufa... concerteza ela é um dos motivadores nos ambientes organizacionais, senão nós não estaríamos aqui tentando um concursos público. 
  • No caso dessas 3 teorias SIM! A retribuição é um fator motivacional, porém em várias outras NÃO! Existe vários outros meios motivacionais, tais como:
    • Na teoria hierarquica das necessidades de Maslow existe necessidades físicas, de segurança, associação, estima e auto-realização que são motivadoras. E ele diz que a pessoa segue essa hierarquia, só sentindo necessidade de realizar as demais depois que já realizou as primeiras.
    • Na teoria dos dois fatores de Herzberg existe os fatores higiênicos, sendo recompensas e condições de trabalho, que não são  motivacionais e os fatores motivacionais que é a natureza do trabalho
    • Teoria ERC de Clayton Alderfer a satisfação das necessidades se dão em 3 níveis: Existência(fisiológica), de Relacionamento, Crescimento. Já para ele uma independe da realização da outra para nos sentirmos motivados.
    • Teoria de David Mc Clelland dá ênfase bas necessidades adquiridas ao longo da vida: Realização, Poder, Afiliação. 
  • Certo


    Teoria do Reforço: a ideia principal dessa teoria é de que o reforço condiciona o comportamento sendo que este é determinado por experiências negativas ou positivas, devendo o gerente estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamentos não agradáveis. O reforço positivo se dá de várias formas tais como: premiações, promoções e até um simples elogio a um trabalho bem feito. São motivadores vistos que incentivam o alto desempenho.

    A teoria da Expectativa analisa os mecanismos motivacionais apoiando-se em três conceitos: a Expectância, a Instrumentalidade e a Valência assim descritas por Lévy-Leboyer (1994): A Expectância é aquilo que um indivíduo acredita ser capaz de fazer, após empreender um esforço. Esta teoria sugere que um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço quando isto vai resultar em boa avaliação de desempenho; que boa avaliação de desempenho vai resultar em recompensas organizacionais, tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender suas metas pessoais (ROBBINS, 2002).
     

    De acordo com a Teoria da Eqüidade, cada pessoa tenderia a comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes a ele. Nesta comparação, está implícita a busca de um tratamento justo, ou, como colocam os teóricos, a busca da eqüidade (BERGAMINI, 1997). Na interpretação de Robbins (2002), os funcionários fazem comparações entre o seu trabalho - as entradas (esforço, experiência, educação, competência) e os resultados obtidos (remuneração, aumentos, reconhecimento) - e as entradas e resultados dos outros. Em termos organizacionais, a Teoria da Eqüidade tem forte relação com a remuneração e a distribuição de vantagens ou reconhecimento entre seus funcionários.

    Textos: http://www.economia.aedb.br/seget/artigos06/534_SEGET_Teorias_%20de_%20motivacao.pdf  
    http://www.gerenciamento.ufba.br/MBA%20Disciplinas%20Arquivos/Lideranca/Teorias%20Motivacionais%20Pontif%C3%ADcia%20Universidade%20Cat%C3%B3lica%20de%20%E2%80%A6.pdf

     

  • Toda as três o fator motivacional é a recompensa.

  • Mas a Teoria do Reforço traz um porém: a remuneração não é tão forte como nas outras duas, tendo em vista que o reforço só é apresentado depois de muito tempo da emissão do comportamento.