SóProvas


ID
2402521
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                                           AQUI SOZINHO

      Aqui sozinho, nesta calma, toda a história da humanidade e da vida rolam diante de mim. Respiro o ar inaugural do mundo, o perfume das rosas do Éden ainda recendentes de originalidade. A primeira mulher colhe o primeiro botão. Vejo as pirâmides subindo; o rosto da esfinge pela primeira vez iluminado pela lua cheia que sobe no oriente; ouço os gritos dos conquistadores avançando. Observo o matemático inca no orgasmo de criar a mais simples e fantástica invenção humana – o zero. Entro na banheira em Siracusa e percebo, emocionado, meu corpo sofrendo um impulso de baixo para cima igual ao peso do líquido por ele deslocado. Reabro feridas de traições, horrores do poder, rios de sangue correm pela história, justos são condenados, injustos devidamente glorificados. Sinto as frustrações neuróticas de tantos seres ansiosos, e a tentativa de superá-las com o exercício de supostas santidades. Com a emoção a que nenhum sexo se compara, começo, pouco a pouco, a decifrar, numa pedra com uma tríplice inscrição, o que pensaram seres como eu em dias assustadoramente remotos. Acompanho um homem – num desses raros instantes de competência que embelezam e justificam a humanidade – pintando e repintando o teto de uma capela; ouço o som divino que outro tira de um instrumento que ele próprio é incapaz de ouvir. Componho em minha imaginação o retrato de maravilhosas sedutoras, espiãs, cortesãs e barregãs, que possivelmente nem foram tão belas, nem seduziram tanto. Sento e sinto e vejo, numa criação única, pessoal e intensa, porque ninguém materializou nada num teatro, numa televisão, num filme. Estou só com a minha imaginação. E um livro.

                                                                                                               (Fernandes, M. JB – 01.02.92) 

A justificativa gramaticalmente correta para o uso da preposição “a” no trecho “Com a emoção a que nenhum sexo se compara...” é:

Alternativas
Comentários
  • O verbo COMPARAR deve ser regido por preposição.
    Letra A.

  • Quem se compara, se compara a.

  • Se depois de um pronome relativo o verbo pede uma preposição, ela volta e fica antes do pronome.

    Gabarito letra A

  • a que = Nada se compara À emoção...

  • Não poderia ser a letra E, já que o verbo Comparar pede preposição?

  • Karen Nunes, parte integrante do verbo é geralmente particula "se" quando obrigatório e.g.: indignar-se, queixar-se etc.

    Preposições não podem ser partes integrantes ao verbo porque não são fixas a ele. Em comparar, por exemplo, pode-se dizer: "ele as comparou com preconceito" (ele usou preconceito para fazer a comparação).

     

  •  

     

    “Com a emoção a que nenhum sexo se compara...”  ( o que se compara se compara " a" alguma coisa ) 

     

    O verbo exige a preposição a, que será colocada antes do pronome relativo ( QUE

    GAB- A) REGÊNCIA

     

  • e qual a diferença entre regencia verbal e concordancia verbal mesmo? alguém????

  • especifiquem qual é o 'a'.

  • Gabarito: A (Regência Verbal)


    Concordância Verbal 


    Quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. 

    Ex.: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser. 


    Regência verbal 


    Regência é a relação necessária que se estabelece entre duas palavras, uma das quais servindo de complemento a outra (dependência gramatical). Orientada pela transitividade dos verbos, que podem se apresentar diretos ou indiretos, ou seja, exigindo um complemento na forma de objeto direto ou indireto. 

  • Sempre que temos uma preposição antes do pronome relativo, ela será pedida pelo verbo. Ou seja, o verbo pede a preposição; ou melhor, o verbo rege a preposição = REGÊNCIA VERBAL.

    OBS: Conclusão final da aula da professora.

  • Não entendi muito bem essa construção.. e o "Com", também não é a preposição exigida para o verbo comparar? Outra dúvida.. esse "a que" não deveria estar craseado?

  • Quem se compara, se compara a...

  • Com a emoção a que nenhum sexo se compara...” é:

    LETRA: a) Regência verbal

    É um caso de regência verbal:

    deve-se perguntar ao verbo: comparar a que? pois quem compara, compara A ALGUMA COISA/ A ALGO.

    Desta forma o "a" atua como preposição na frase em regência com o verbo.