SóProvas


ID
2403055
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de ensino-aprendizagem é composto, por duas partes: ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito. Considerando as diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Tradicional

2. Comportamentalista

3. Humanista

4. Cognitivista

Coluna II

( ) O pensamento é a base da aprendizagem. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a “aprender a aprender”.

( ) O professor é visto como facilitador da aprendizagem, os conteúdos são externos, valorizando a relação das pessoas envolvidas.

( ) O aluno é um ser passivo, e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação.

( ) O ensino deve lançar mão de reforços e recompensas para alcançar seus objetivos por meio de treinamento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Reposta correta:

    c) 4, 3, 1, 2.

  • "(...) No final do seculo XIX e primeira metde do século XX, época em que foram formuladas as principais e mais importantes teorias da aprendizagem, os estudiosos da psicologia (Keller) debruçaram-se em observações aos tipos particulares de aprendizagem(...). A abundância de teorias pode, assim, ser explicada pela multiplicidade dos tipos de aprendizagem com suas principais diferenças e antagonismos entre as diversas teorias." Adaptado: TUNES,E.; TACCA, M.C.V.R.; MARTINEZ, A.M. 

  • O pensamento é a base da aprendizagem. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a “aprender a aprender”. (COGNITIVISTA)

    O professor é visto como facilitador da aprendizagem, os conteúdos são externos, valorizando a relação das pessoas envolvidas. (HUMANISTA)

    O aluno é um ser passivo, e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação. (TRADICIONAL)

    O ensino deve lançar mão de reforços e recompensas para alcançar seus objetivos por meio de treinamento. (COMPORTAMENTALISTA)

  • Questão ótima para fixar os conceitos

     

    Para a teoria tradicional, o aluno é um ser passivo e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação.

     

    Para a teoria comportamentalista, o ensino deve lançar mão de reforços e recompensas para alcançar seus objetivos por meio de treinamento. 

     

    Para a teoria humanista, o professor é visto como facilitador da aprendizagem, os conteúdos são externos, valorizando a relação das pessoas envolvidas.

     

    Para a teoria cognitivista, o pensamento é a base da aprendizagem. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a “aprender a aprender”.

     

    Bons estudos!

  • "Recompensa" é a cara do comportamentalismo, de Skinner.

  • No caso de alguma alma esperançosa estiver usando o livro: "Teorias de Aprendizagem" de Marco Antônio Moreira, verá que o termo "aprender a aprender" aparece no humanismo e não no cognitivismo. A classificação ora apresentada está expressa na definição da professora Mizukami