SóProvas


ID
2403151
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir concernentes à temática “a prática do Serviço Social em saúde mental”.
I. A inserção maciça do Serviço Social em hospitais psiquiátricos se deu por força de exigências do Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS, nos anos 1970, quando o órgão enfatizava a importância da equipe interprofissional para a prestação de assistência ao doente mental, em uma de suas tentativas de melhorá-la.
II. O Movimento de Reconceituação criticou a atuação do Serviço Social em saúde mental, sendo que os estudos sobre a prática em estágios na área mostraram que o uso do Serviço Social tradicional declinou, pois as citações bibliográficas aos autores dessa corrente de pensamento diminuíram e foram substituídas por Iamamoto e Netto, por exemplo, nos anos 1990.
III. A inserção do Serviço Social nos hospitais psiquiátricos nos anos 1970 se deu com a sistematização de prática para o Serviço Social em saúde mental, impedindo que se recaísse em uma indefinição profissional nesse campo de atuação. Os assistentes sociais superaram as ambiguidades impostas, dada a precariedade social dos usuários de serviços psiquiátricos.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão, ao meu ver, está um tanto confusa, talvez pela redação ruim,mas creio que possa ter sido pensada a partir deste artigo:" A atuação do Serviço Social na política de saúde mental brasileira: desafios contemporâneos"

     

     

    I-A partir da década de 1970, mais especificamente em 1973, o Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) vai reforçar a importância da equipe interprofissional para o tratamento das pessoas com transtornos mentais, exigindo a inserção de profissionais de
    Serviço Social para compor a equipe de tratamento. Isso levou um aumento no número de assistentes sociais em hospitais psiquiátricos.(p.04)

     

    II- De acordo com Bisneto (2007), o Movimento de Reconceituação na América Latina lançou uma série de críticas à atuação tradicional do Serviço Social, dentre elas a de que a própria assistência social contribuía para a reprodução da opressão de um sistema de classes, uma vez que viabilizava a manutenção das desigualdades por meio da execução de políticas sociais que apenas administravam os conflitos sociais sem resolvê-los de fato.(nota p.6)

     

    III-O assistente social veio para “viabilizar” o sistema manicomial no seu ponto mais problemático. O Serviço Social foi demandado pelo Estado ditatorial como executor terminal de políticas sociais na área de Saúde Mental, repetindo sua contradição histórica, de uma demanda pelas elites para atender aos “necessitados”. (BISNETO, 2007, p.25)(p.5)

     

     

     

    Fonte: http://www.uel.br/pos/mestradoservicosocial/congresso/anais/Trabalhos/eixo3/oral/4_a_atuacao_do_contemporaneo.pdf

  • Superar ambiquidades impostas ? Não seria o mesmo que dizer que a profissão conseguiu ter êxito em sua atuação diante das demandas apresentadas? Ou seja, uma clara manifestação romântica de atuação. Nem nos melhores cenários, nem nas melhores expectativas de atuação se tem êxito completo de atuação, muito menos de respostas concretas para as ambiquidades da questão social, especificamente voltada no caso, para a saúde mental.