- 
                                A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe.   Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder. 
 O líder autocrático é:
 Dominador; Emite ordens e espera obediência plena e cega dos subordinados; Líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente. Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram o maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade. 
- 
                                GAB: E   Corrigindo....    a) Na liderança autocrática, a autoridade está concentrada somente no líder e os integrantes do grupo não influenciam na tomada de decisão.      b) A chefia que exerce um mínimo de controle sobre as atividades do grupo é uma liderança liberal.   c) Na liderança autocrática, a chefia possui uma atuação mais diretiva e exige obediência do grupo às decisões impostas.     d)Na liderança liberal, o líder abdica deliberadamente do poder de tomar determinadas decisões, já que a tomada de decisões é transferida integralmente aos liderados.     e) Na liderança autocrática, em virtude do comportamento do líder, os grupos podem apresentar sinais de tensão, descontentamento e frustação.  
- 
                                Considerando as alternativas, temos:   a) Na liderança democrática (autocrática), a autoridade está concentrada somente no líder e os integrantes do grupo não influenciam na tomada de decisão.   b) A chefia que exerce um mínimo de controle sobre as atividades do grupo é uma liderança autocrática (liberal).   c) Na liderança liberal (autocrática), a chefia possui uma atuação mais diretiva e exige obediência do grupo às decisões impostas.   d) Na liderança democrática (liberal), o líder abdica deliberadamente do poder de tomar determinadas decisões, já que a tomada de decisões é transferida integralmente aos liderados.   e) Na liderança autocrática, em virtude do comportamento do líder, os grupos podem apresentar sinais de tensão, descontentamento e frustação. GABARITO: E.  CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.   
- 
                                GABARITO: E. Na liderança autocrática, o líder é dominador. Na liderança democrática, o líder atua em conjunto com os liderados na busca do alcance dos objetivos da organização. Na liderança liberal há a mínima participação do líder, deixando as decisões a critério dos subordinados.   
- 
                                LETRA E CORRETA  1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs. 2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política. 3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros. 
- 
                                Teoria dos estilos de liderança (ou comportamental): Líder autocrático: -> é aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Líder democrático: -> é aquele que conta com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Alguns autores dividem esse estilo de liderança em dois: o modo consultivo (onde a decisão é tomada pelo líder após consultar a equipe) e o participativo (onde as decisões são tomadas em conjunto). Líder liberal: -> (também chamada de “laissez-faire”, algo como “deixar fazer” em francês) é o estilo em que existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.   Uma das críticas à esta teoria foi a de que não existiria uma liderança “superior”, mas que o melhor estilo dependeria da situação em que o líder estivesse envolvido.   Estratégia Concursos 
- 
                                Alternativa A. Errado Na liderança  autocrática, a autoridade está concentrada somente no líder e os integrantes do grupo não influenciam na tomada de decisão.   Alternativa B. Errado. A chefia que exerce um  máximo de controle sobre as atividades do grupo é uma liderança autocrática.   Alternativa C. Errado. Na liderança  autocrática, a chefia possui uma atuação mais diretiva e exige obediência do grupo às decisões impostas.   Alternativa D. Errado. Na liderança  liberal, o líder abdica deliberadamente do poder de tomar determinadas decisões, já que a tomada de decisões é transferida integralmente aos liderados.   Alternativa E. Certo. Os resultados da pesquisa desenvolvida por White e Lippit demonstraram que a liderança autocrática trazia prejuízos psicológicos aos subordinados.   GABARITO: E 
- 
                                Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os estilos de liderança, devendo ser marcada a alternativa correta.  A - incorreta.  Na liderança autocrática, a autoridade está concentrada somente no líder e os integrantes do grupo não influenciam na tomada de decisão. B - incorreta. A chefia que exerce um mínimo de controle sobre as atividades do grupo é uma liderança liberal. C - incorreta. Na liderança autocrática, a chefia possui uma atuação mais diretiva e exige obediência do grupo às decisões impostas. D - incorreta. Na liderança liberal, o líder abdica deliberadamente do poder de tomar determinadas decisões, já que a tomada de decisões é transferida integralmente aos liderados. E - correta.  Na liderança autocrática, em virtude do comportamento do líder, os grupos podem apresentar sinais de tensão, descontentamento e frustação. Tendo visto as alternativas, concluímos que a "E" é a correta. GABARITO: E