-
O planejamento operacional ou planeamento operacional é a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência.
-
Planejamento Operacional
O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.
Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.
Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos.
É importante entender que um planejamento estratégico não vai sair do papel se os planos do nível tático e operacional não forem bem estabelecidos, pois é um processo integrado e interdependente. Todos os níveis são necessários: o estratégico para o orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução. Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e é um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.
-
GAB: A
a) O planejamento operacional envolve cada atividade ou tarefa isoladamente.
b) Na definição de metas, o administrador baseia-se quase no ambiente interno e externo que permeia a organização.
c) No planejamento estratégico o conteúdo é genérico, sintético e abrangente.
d) A cúpula da alta administração é responsável pela definição do planejamento estratégico.
e) O planejamento tático é projetado para o médio prazo e seus efeitos são estendidos por vários anos.
FONTE: Anotações - Aulas do profº Bruno Eduardo
-
LETRA A CORRETA
=>Planejamento Estratégico (nível institucional): Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade;
=>Planejamento Tático (nível intermediário):Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental;
=>Planejamento operacional (nível operacional): Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.
-
Alternativa A. Certo. O planejamento operacional é o tipo de planejamento mais específico. Preocupa-se com cada tarefa e cada atividade realizada.
Alternativa B. Errado. As metas são elaboradas a partir dos objetivos. Lembre-se que meta é a quantificação de um objetivo. (colocar em números um objetivo).
Alternativa C. Errado. Essas são características de um planejamento estratégico.
Alternativa D. Errado. A cúpula da alta administração é responsável pela elaboração do planejamento estratégico.
Alternativa E. Errado. O planejamento operacional é voltado para curto prazo e tem os seus efeitos, em geral, estendidos por alguns meses ou até 1 ano.
Gabarito: A
-
O planejamento operacional NÃO é genérico. Ele é específico, detalhado e analítico.
. Planejamento estratégico [=estratégia corporativa ou organizacional]: abrange a organização como um todo. abrange a direção. relaciona a organização com o ambiente externo. longo prazo. genérico e abrangente.
Sobre a direção, Chiavenato (2000, p. 7) diz que:
"Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."
. Planejamento tático [= estratégias funcionais]: abrange cada um dos departamentos ou áreas que compõem a organização. abrange a gerência. departamentos. médio prazo. menos genérico, mais detalhado que o anterior.
. Planejamento operacional: abrange as tarefas e atividades, ou seja, as formas de execução do trabalho. operações, abrange a supervisão. curto prazo, o que será executado no nível operacional. detalhado, específico e analítico.