SóProvas


ID
240997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

A importância da gestão de pessoas como uma função organizacional justifica-se pelo fato de proporcionar a conciliação das expectativas entre a organização e as pessoas e, posteriormente, a concretização dessas expectativas.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A gestão de pessoas, responsabilidade de linha (o chefe ou gerente exerce essa função em relação à sua equipe) e de estafe (assessoria), é um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam se realizar ao longo do tempo. 

  • CERTO!

    O andamento e desenvolvimento de uma organização acontece de acordo com o crescimento pessoal e profissional de seus trabalhadores, ou seja, quanto mais motivados os empregados, maior a chance  da empresa crescer e conquistar novos mercados. Por isso a importância da gestão de pessoas em tentar adequar as necessidades do trabalhador com as da organização.

    Expectativas pessoais:
    Bom salário, estabilidade, segurança, qualidade de vida, realização crescimento profissional, etc.

    Expectativas da organização:
    Lucro, crescimento e desenvolvimento organizacional, espaço de mercado, etc.
  • Questão super certa...
    A Gestão de pessoas procura minimizar o confilto existente entre os objetivos organizacionais (voltados para empresa) X os objetivos pessoais (voltados para os empregados) . Quanto menores forem esses conflitos, mais produtivos será o trabalho. 
  • Gestão de Pessoas é, de acordo com Dutra (2002) “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo"
  • DISCORDO com a palavra "posteriormente", questao ERRADA.

  • certo.

    No contexto atual, de mudanças mais rápidas e intensas no ambiente
    organizacional, a função de gestão de pessoas deve buscar relacionar as
    expectativas de seus funcionários com as da organização, para que ambos
    fiquem satisfeitos com o relacionamento entre as partes. Por um lado, a
    organização proporciona benefícios materiais e não materiais para satisfazer os
    seus funcionários. Por outro, os funcionários se esforçam para que seu
    trabalho possa produzir os resultados organizacionais desejados.
    É o que está dito na questão, só que com outras palavras!

    (professor Carlos Xavier- Ponto concursos)

  • Questão no minimo estranha pela parte final : Concretização dessas espectativas. Ao meu ver a GP não garante esta concretização das expectativas entre funcionários e organizações.

  • DE UM LADO TEMOS A ORGANIZAÇÃO OFERECENDO OS RECURSOS E DO OUTRO LADO AS PESSOAS OFERECENDO COMPETÊNCIAS. OU SEJA, UM EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL. A EXPECTATIVA É O RESULTADO DESSE EQUILÍBRIO, DESSA RELAÇÃO HARMÔNICA DO GESTOR COM OS SEUS FUNCIONÁRIOS. 

     

    CESPE: "O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais." (CERTO)

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • "A gestão de pessoas enquanto função organizacional refere-se à maneira como a função de gestão de pessoas deve contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos funcionais de suas áreas e dos objetivos individuais dos funcionários. Trata-se do alinhamento entre os objetivos individuais com a estratégia organizacional."

     

    Para mim, até a parte do "e, posteriormente, a concretização dessas expectativas." está certo. Apesar do gabarito (mas não adianta discutir com a banca), acredito que não há garantias quanto à concretização das expectativas entre a organização e as pessoas.

     

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • Funções organizacionais são Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar...

  • Expectativa: recrutamento, procura-se aquele possua os requisito necessários para o cargo

    Concretização: seleção, o candidato q melhor se adeque às especificações do cargo é admitido

  • Um dos objetivos da gestão de pessoas é justamente alcançar a conciliação de interesses entre indivíduos e organizações. Sem essa conciliação, a relação indivíduo-organização torna-se insustentável e ocorre uma deterioração dos índices de produtividade, comprometimento, satisfação no trabalho, absenteísmo e rotatividade.

    Sobre o tema, vale relembrar os objetivos da gestão de pessoas propostos na obra de Idalberto Chiavenato:

    1. Ajudar a organização a realizar sua missão e alcançar seus objetivos: a função da GTH é um componente fundamental da organização de hoje. Antes, a ênfase era colocada no fazer corretamente as coisas por meio dos métodos e regras impostos aos colaboradores para obter eficiência.11 O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir metas, objetivos e resultados. Não se pode imaginar a função de GTH sem se conhecer o negócio da organização. Cada negócio tem diferentes implicações na GTH. E o principal objetivo dela deve ser o de ajudar a organização a atingir seus objetivos e realizar sua missão.

    2. Proporcionar competitividade e sustentabilidade à organização: significa saber criar, desenvolver e aplicar as habilidades e competências da força de trabalho para tornar a organização mais competitiva e sustentável no longo prazo. A função da GTH é fazer com que os colaboradores sejam mais produtivos para beneficiar todos os stakeholders. Essa foi a crença que levou Walt Disney a construir a Disney a partir de sua própria equipe de colaboradores. No nível macroeconômico, a competitividade é o grau em que uma nação pode, em condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços que sejam aceitos nos mercados internacionais, enquanto simultaneamente mantém ou expande os ganhos reais de seus cidadãos. Nesta definição, a palavra nação pode ser substituída pela palavra organização e a palavra cidadãos por colaboradores.

    3. Proporcionar à organização pessoas capacitadas e motivadas: construir o mais valioso patrimônio da empresa – o capital humano – significa preparar e capacitar continuamente seus talentos. É o primeiro passo. O segundo é dar reconhecimento aos talentos e não apenas dar dinheiro. Para melhorar e incrementar seu desempenho, os talentos devem perceber justiça nos retornos que recebem. Isso significa recompensar bons resultados e não recompensar pessoas que não desempenham bem. Tornar os objetivos claros e explicitar como eles são medidos e quais as decorrências do seu alcance. As recompensas devem ser proporcionadas às pessoas certas na fase certa do desempenho de um trabalho e no tempo certo para a organização.

    4. Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: antes, a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas precisam estar satisfeitas e felizes. Para que sejam produtivas, devem sentir que o trabalho é adequado às suas competências e que estão sendo tratadas com carinho e atenção. Para elas, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal. As pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho, e isso requer uma estreita identidade com aquilo que fazem. Pessoas satisfeitas não são necessariamente as mais produtivas, mas pessoas insatisfeitas tendem a desligar-se da empresa, a ausentar-se frequentemente e a produzir pior qualidade do que pessoas satisfeitas. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são determinantes do sucesso organizacional.

    5. Desenvolver e elevar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): conceito que se refere a aspectos da experiência no trabalho, como estilo de gestão, liberdade e autonomia para tomar decisões, camaradagem e agradável ambiente de trabalho, segurança no emprego, horas adequadas de trabalho e tarefas significativas e agradáveis. O programa de QVT deve estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho em um local desejável, gostoso e atraente no sentido de satisfazer necessidades individuais das pessoas, como veremos adiante. A confiança na organização é fundamental para a atração e retenção de talentos.

    6. Administrar e impulsionar a mudança: a turbulência das mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, culturais e políticas e suas tendências estão trazendo novas abordagens, mais flexíveis e ágeis, para garantir a competitividade e sobrevivência das organizações. E os profissionais de GTH devem saber como lidar com mudanças se realmente querem contribuir para o sucesso da sua organização. São mudanças que se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõem novas estratégias, filosofias, programas, procedimentos e soluções. A GTH deve estar comprometida com as mudanças. Para melhor!

    7. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: a atividade de GTH deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. Pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser plenamente garantidos. Tanto pessoas como organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. Esta não é uma exigência feita somente às organizações, mas também aos gestores e às pessoas que nelas trabalham.

    8. Construir a melhor equipe e a melhor empresa: não basta cuidar somente das pessoas. Ao cuidar dos talentos, a GTH precisa cuidar também do contexto onde eles trabalham. Isso envolve organização do trabalho, cultura corporativa e estilo de gestão. Ao lidar com essas variáveis, a GTH constrói uma força de trabalho engajada, como também uma nova e diferente organização, cada vez melhor.

    Gabarito: Certo

  • A própria entrevista de emprego é um exemplo. Nela, o RH apresenta as ofertas da organização e coleta as ofertas do entrevistado. É um ajuste mútuo. A concretização é o alcance das expectativas da organização e do funcionário, através de alcance de resultados e recompensas.