-
Tanto ateoria de traços como a comportamentam não incluiam o fator situacional, ou seja, contigencial.
A questão ao meu ver, retrata sobre a Grade Gerencial de Blake e Mounton, que faz parte da teoria comportamental
O grupo de Michigan chegou também a duas dimensões denominadas Orientação para o Empregado (Consideração de acordo com a Ohio State) e Orientação para a Produção (Estrutura Inicial de acordo com a Ohio State).
Grade Gerencial: Partindo dos estudos da Ohio State e da Michigan, utilizando as dimensões identificadas, Blarke e Mounton (1964) desenvolveram a grade gerencial.
-
A "Abordagem Comportamental", uma tentativa de entender a liderança com base em pesquisas, foi desenvolvida em vários estudos universitários famosos de liderança no ambiente dos negócios. Apesar de vários estudos usarem expressões diferentes para descrever as dimensões da liderança, geralmente elas são conhecidas como orientação para tarefa e orientação para funcionário. A orientação para tarefa consiste em ações tomadas pelo líder para realizar o trabalho, por exemplo: atribuir tarefas e organizar o trabalho, supervisionar e avaliar o desempenho do funcionário. A orientação para funcionário consiste em ações que caracterizam a maneira como o líder se relaciona e se aproxima dos subordinados; um exemplo é a quantidade e o tipo de interesse que um líder mostra por seus funcionários. A abordagem comportamental da liderança parte do movimento das relações humanas na teoria da administração, focalizava indivíduo e não a tarefa. Também enfatizava que a liderança pode ser aprendida e deveria ser flexível, e que não existe um estilo certo de liderança.
-
O estilo de liderança que se encaixa na questão é o autoritário-benevolente (o líder toma decisões , mas os subordinados têm uma leve liberdade).
Estilo pertencente a teoria de Likert.
A teoria de Likert está inserida na abordagem comportamental de liderança.
Existem 3 abordagens de liderança:
Teoria dos Traços
Teorias Comportamentais
Teorias Contingenciais
Saúde e Paz!!!
-
A questão é mais simples do que parece.
Para responde-la é necessário conhecer a teoria comportamental da universidade de iwoa que separa da seguinte forma:
1 - Liderança voltada para tarefas
2 - liderança voltada para pessoas
-
abordagens de liderança:
Teoria dos Traços- vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança. Nesta teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa.
Esta teoria permite concluir que os líderes já nascem como tal, não havendo a probabilidade de ‘fazê-los’ posteriormente por meio do uso de técnicas de desenvolvimento pessoal.
Teorias Comportamentais-Esta teoria, diferentemente dos traços, defende que os comportamentos podem ser aprendidos e, portanto, as pessoas treinadas nos comportamentos de liderança apropriados, poderiam liderar eficazmente.Estes comportamentos de liderança poderiam ser apropriados em determinada situação e, em outra, definitivamente não seria o aconselhado, considerando os diversos fatores.
Teorias Contingenciais-Esta teoria procura identificar qual dos fatores situacionais é mais importante e prever o estilo de liderança que será mais eficaz em determinada circunstância. Os teóricos da contingência defendem a noção de que não existem estilos de liderança universalmente adequados. Determinados estilos têm necessariamente impactos sobre vários resultados em algumas situações, porém não em outras, onde aumentaram as variáveis a serem estudadas.
Teorias de lideranças
Por Cintya Faccioli
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teorias-de-lideranca/22664/
-
Pesquisadores têm tentado descobrir o que cria, dá forma e identifica um líder. Três correntes muito importantes neste sentido foram:
Teoria dos Traços: que busca identificar os traços de personalidade que caracterizam um líder.
Teoria Comportamental: busca identificar o tipo de comportamento que caracteriza um líder.
Teoria Contingêncial: busca entender se um líder é capaz de desempenhar essa função em qualquer situação ou apenas em situações particulares, para a qual sua personalidade se adequa .
-
Assim como a teoria dos traços as teorias comportamentais preconizam que as diferenças individuais são fundamentais no desempenho da liderança. Existem três abordagens dentro desta perspectivateórica: a da Universidade de Iowa, a da Universidade de Michigan e da Universidade de Ohio State. Universidade de Michigan: Os pesquisadores desta universidade encontraram duas formas básicas de comportamento da liderança: • Liderança centrada no empregado. A liderança foca atenção nas relações humanas no trabalho. Enfatiza-se o relacionamento com os subordinados e o seu bem-estar. • Liderança centrada na produção. A liderança foca atenção nos resultados do trabalho, no trabalho a ser feito.
Prof. Marcelo Camacho - Ponto dos Concursos.
-
A questão faz menção à teoria de Hersey e Blanchard, a qual é construída com base em quatro estágios da maturidade do liderado. Há um quadro em que o eixo horizontal é a orientação à tarefa, ou comportamento de tarefa. O eixo vertical é o comportamento de relacionamento.
A questão deixa clara a teoria quando diz: "...voltam-se para as tarefas e para o relacionamento com seus subordinados..."
-
Olá pessoal, fiquei bastante confuso quando vi que a resosta era CERTO, pois de acordo com os meus estudos a teoria comportamental se importa em identifocar qual o melhor comportamento a ser adotado pelo líder p se ter uma postura de liderança, não abordando questoes como relacionamento com os subordinados, ms buscando fatores inovadores relacionados a produção. Tal teoria faz a relação entre "estrutura inicial e considerações".
Para mim a teoria que visa entender o crelacionamento com os subordinados é a contingencial, pois essa sim identifica o padrão de comportamento dos subordinados p então se traçar um perfil de liderança p aquele grupo
Se alguem tiver alguma explicação que possa sanar minha confusão agradeço...
-
CERTA QUESTÃO!! O EXAMINADOR FAZ REFERÊNCIA ÀS CARACTERISTÍCAS DAS TEORIAS COMPORTAMENTAIS DE LIDERANÇA, observem :
1) TRANSACIONAL = As ações voltam-se para as tarefas.
2) TRANSFORMACIONAL = As ações voltam-se para o relacionamento com seus subordinados.
Assim ambas características são exemplificadas com o princípio de Liderança Comportamental abordado na questão.
-
A liderança transformacional cria um vínculo bastante forte em termos de influência mútua, que se propõe como uma ligação muito mais estável, em que líder e liderados aprendem juntos nas situações diárias, elevando um ao outro ao maior nível de motivação e moralidade.
Prof Andre Ribas - Gestão de Pessoas para Concursos 2ed
CERTO
-
Amigos concurseiros que venham a ler esses comentários, sugiro que leiam apenas o comentário da Nayane Rodrigues. Visto que quase todos os outros comentários são pura bobagem. Fica a dica.
-
Pessoal, há várias teorias comportamentais que tem como foco as pessoas e as tarefas. Notem que quase todas as comportamentais derivam da teoria clássica de Kurt Lewin, mas acabam por focar, depois, muito na questão da orientação a pessoas e tarefas. Ex.: Grade Gerencial, Estudos de Michigan (como já citaram outros colegas).
-
Teoria de Black e Mouton:
9.9 líder-equipe - se esforça tanto para obter eficiência na produção como em manter os funcionários motivados e em constante desenvolvimento.
A teoria de Black e Mouton foi importante para sintetizar as teorias comportamentais de liderança, mas os estudos posteriores não confirmaram que era realmente eficaz em todos os casos. Eles não levavam em conta a situação, por conta disso, posteriormente, desenvolveram as teorias contingenciais e situacionais.
-
:(
Mas têm também os líderes que são voltado só para as tarefas, ou só para os comportamentos, ou para nenhum deles. Do jeito que foi escrito deu a entender que atuam de acordo com a teoria da liderança comportamental somente os que são orientados para os dois.
-
Abordagem comportamental ou estilo de liderança:
Teoria Bidimensional:
Foco- pessoas --> democrático,participativo e estimulador/apoiador
Foco- tarefas --> autocrático ,dominante e diretivo
-
Lider bidimensional, dito como mais adequado pelo Managerial Grid.
-
o COMPORTAMENTAIS / ESTILOS DE LIDERANÇA:
§ Analisavam o efeito de diversos estilos dos líderes no desempenho das organizações e na satisfação das pessoas;
§ Buscou analisar a liderança não pelas características dos líderes, mas pelo seu comportamento em relação aos seus subordinados.
o CONTINGENCIAIS / SITUACIONAIS:
§ MODELO DE FIEDLER:
· As características das personalidades são desenvolvidas durante diversas experiências vividas durante a vida e dificilmente são alteradas;
· Existem dois tipos de líderes: líderes orientados para tarefas e líderes orientados para pessoas.
o ORIENTADOS PARA TAREFAS: seriam mais focados nos resultados e nos objetivos organizacionais.
o ORIENTADOS PARA AS PESSOAS: estariam mais voltados para o bem estar de sua equipe.
complicado...
-
-
-
RESUMÃÃO SOBRE TODAS AS LIDERANÇAS
A LIDERANÇA É DIVIDIDA EM 3 ABORDAGENS:
1- TRAÇOS DE PERSONALIDADE:
2- ESTILOS DE LIDERANÇA OU TEORIAS COMPORTAMENTAIS :
estilos clássicos de liderança - Kurt Lewin
estudos da universidade de Ohio - Stogdill e Coons
estudos da universidade de Michigan - Teoria bidimensional
os 4 estilos de Likert
teoria do grid gerencial : ênfase na produção x ênfase nas pessoas
estudos escandinavos
3- TEORIAS SITUACIONAIS OU CONTIGENCIAL
modelo de Fiedler
teoria caminho-meta ou caminho-objetivo
teoria 3-D de eficácia gerencial de Reddin
continuum de liderança de Schmidt Tannenbaum e Schimid
teoria da liderança situacional - Hersey e Blanchard
*** ABORDAGEM EMERGENTES DE LIDERANÇA (TEORIA NEOCARISMÁTICA) ***
- Liderança carismática
- Liderança transacional
- Liderança transformacional
ATENÇÃO : As novas teorias da liderança neocarismática, NÃO se encaixam nas abordagens da liderança de traços de personalidade, estilos de liderança e situacional.
*** OUTRAS CLASSIFICAÇÕES DE LIDERANÇA ***
- Liderança institucional
- Liderança natural
- Liderança paternalista
Fonte: Andreia Ribas
- Liderança educadora
-
Abordagem comportamental ou estilo de liderança:
Teoria Bidimensional:
Foco- pessoas --> democrático,participativo e estimulador/apoiador
Foco- tarefas --> autocrático ,dominante e diretivo
-
"voltam-se para as tarefas E para o relacionamento com seus subordinados"
Na abordagem comportamental, eu lembro apenas da teoria biodimensional(grade gerencial) que pode focar nas duas "coisas" ao mesmo tempo..
mas se existe ao menos uma teoria, entao tá certo
-
Comentário:
Povo lindo, nós temos 3 (três) tipos de abordagens tradicionais sobre a liderança: Teoria dos Traços, Teorias Comportamentais (estilos de liderança) e Teorias Situacionais. Os estudos da Universidade de Michigan, os quais dividiram a liderança em voltada para as tarefas e voltada às pessoas/relacionamento, fazem justamente parte das Teorias Comportamentais. Logo, item correto.
Gabarito: C