-
Comprometimento afetivo é uma das formas de enxergar o Comprometimento Organizacional, sendo um dos mais utilizados dentre os teóricos do Comportamento Organizacional.
De acordo com Borges-Andrades podemos apresentar a seguinte definição:
Comprometimento Afetivo, também chamado atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.
Logo, não necessariamente o funcionário deve trabalhar mais do que o cargo necessita. Isso seria, no máximo um indicador de que existe o comprometimento afetivo, mas não é requisito.
-
Enfoque afetivo
Entre as diversas abordagens conceituais sobre comprometimento
organizacional, os trabalhos de Mowday et al (1982) predominam na maioria dos
estudos realizados. Apesar de reconhecerem a existência de uma corrente
comportamental, os autores enfatizam a natureza afetiva do processo de
identificação do indivíduo com os objetivos e os valores da organização.
Conceituamocomprometimentoorganizacionalcomoumaforçarelacionadacoma
identificação e o envolvimento do indivíduo com uma organização em particular,
caracterizando,sepelasseguintesdimensões:“(i)umafortecrençaeaceitaçãopelo
indivíduo dos valores e objetivos da organização; (ii) um desejo de exercer
considerávelesforçoemfavordaorganização;e(iii)umfortedesejodesemanter
comomembrodaorganização”(MOWDAYetal,1979,p.226)
-
Na verdade, a questão trata de atos de ajuda, cidadania organizacioanl, quando relata sobre exercer atribuições além do exigido, ja os tipos de comprometimento comprometimento afetivo /normativo e instrumental não relatam em fazer mais ou menos pela organização.
Atos de ajuda à organização são aqueles ofertados informalmente por um empregado, sempre
que ele percebe a necessidade de oferecer ao seu empregador uma quota extra de trabalho, extrapolando suas obrigações formais ou aplicando um esforço extra para resolver situações problemáticas e ou imprevistas que se apresentam em seu escopo de atuação na organização. Atos benéficos à organização e ofertados de forma espontânea constituem gestos de cidadania organizacional (Organ, 1990; Siqueira, 1995; 2003).
-
Não cabe a interpretação de comprometimento afetivo , pois o funcionario não esta ligado a empresa por questões emocionais. Este tipo de atividade extra poderia esta ligada ao comprometimento Normativo, caso o funcionario entendesse ser uma obrigação dele fazer .
-
Com relação aos tipos de comprometimento temos o seguinte:
De acordo com o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), o comprometimento pode
ser assim agrupado:
Comprometimento afetivo – referindo-se a um apego, a um envolvimento emocional do
empregado onde ocorre uma identificação com a organização. Segundo Meyer e Allen (1991, p.67)
“Empregados com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque assim o
querem”;
Comprometimento instrumental – referindo-se a um comprometimento percebido como
custos associados por deixar a organização. De acordo com Meyer e Allen (1991, p.67)
“Empregados cujo vínculo principal com a organização é baseado no comprometimento
instrumental, permanecem na mesma porque precisam”;
Comprometimento normativo – refletindo um sentimento de obrigação de permanecer na
organização. Segundo Meyer e Allen (1991, p.67) “Empregados com um alto nível de
comprometimento normativo sentem que devem permanecer na organização”.
Conforme o exposto, creio que o tipo de comprometimento seria o normativo, e não o afetivo como trouxe a questão.
-
“... o COMPROMETIMENTO AFETIVO é o comprometimento como um apego, como um envolvimento, onde ocorre identificação com a organização. Os indivíduos com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem, assim desejam. Este componente pode ser relacionado com a identificação do indivíduo que aceita influência para estabelecer ou manter uma relação satisfatória com o grupo ou organização. Sob a dimensão afetiva do comprometimento, o indivíduo assume uma postura positiva e ativa diante do trabalho e da organização, supõe-se que a dimensão afetiva desperta o desejo e a vontade em contribuir com as atividades e entidades relacionadas ao indivíduo, como trabalho e organização. São indicadores do comprometimento afetivo: a felicidade do indivíduo em dedicar o resto de sua carreira na organização, a percepção dos problemas organizacionais como se fossem dele, o forte senso de integração com a organização, o seu vínculo emocional com a organização e o imenso significado pessoal que a organização proporciona ao indivíduo.
A DIMENSÃO INSTRUMENTAL DO COMPROMETIMENTO organizacional é vista como função das recompensas e custos associados. O comprometimento instrumental seria desenvolvido a partir de dois fatores antecedentes: a magnitude e/ou o número de investimentos feitos pelo individuo na organização e na falta de alternativas de empregos no mercado. O comprometimento instrumental é percebido como custos associados a deixar a organização, segundo Meyer e Allen (1997), indivíduos com comprometimento instrumental permanecem na organização porque eles precisam das recompensas oferecidas. No momento em que perceber mais vantagens na saída, ele provavelmente deixará a organização. São indicadores de comprometimento instrumental: a necessidade/desejo do individuo de permanecer na organização na situação atual, a dificuldade em deixá-la mesmo que quisesse, o esforço já feito pela organização e a escassez de alternativas imediatas como conseqüência negativa,caso o individuo deixe a organização.
O COMPROMETIMENTO NORMATIVO por sua vez está relacionado a um alto nível de comprometimento por parte do individuo em relação à organização. Segundo Meyer e Allen(1997), os indivíduos com comprometimento normativo permanecem na organização porque eles sentem que são obrigados. Os indicadores de comprometimento normativo são: a obrigação do individuo em permanecer na organização, o fato de não achar certo, mesmo sendo vantajoso para ele, deixar a organização no presente momento, o sentimento de culpa caso deixasse a organização agora, a lealdade do individuo perante ela, a obrigação moral do individuo com as pessoas do seu trabalho e o sentimento de dever muito a organização.”
Fonte: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/1338/793
-
Errado.
Comprometimento Afetivo, também chamado atidudinal: o indivíduo se
identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se
como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O
comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo
de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comprometimento_afetivo
(e sem mimimi de que wikipedia não é bibliografia pra concurso!) rsrsrs!
-
Comprometimento Afetivo: ocorre quando o funcionário deseja permanecer na organização devido a ligações emocionais. ( EU QUERO)
-
-
Afetivo: Eu quero
Contínuo/ instrumental: Eu preciso (grana)
Normativo: Eu devo
-
Errado.
TIPOS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
Existem cinco tipos de comprometimento organizacional dentro do meio corporativo. Conheça cada um deles e suas principais características:
1-Comprometimento afetivo: São colaboradores que mantém um vínculo sentimental e emocional com a empresa em que atuam. Estes profissionais sentem-se valorizados e têm orgulho em estar na organização, se colocando sempre à disposição para contribuir em prol da empresa. Neste tipo de comprometimento, os objetivos do funcionário estão aliados com os da empresa. Também chamado atitudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à ideia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.
2-Comprometimento instrumental: São colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos, ou que entendem que os custos de um desligamento seriam maiores do que se permanecer nela. Para eles, a questão financeira é um motivador que os mantêm ativos dentro do ambiente corporativo. Este tipo de comprometimento organizacional está relacionado a colaboradores com pouca qualificação profissional, e que precisam permanecer na empresa não porque querem, mas por necessidade, permanecem porque precisam.
3-Comprometimento normativo: São colaboradores que permanecem em determinada empresa porque se sentem obrigados a estar dentro dela, seja por causa de um “débito” com a organização ou para retribuir um favor por algum benefício recebido.
4-Comprometimento sociológico: Trata-se de uma relação de chefia e subordinação em que os colaboradores, normalmente com pouca qualificação e conhecimentos sobre de seus direitos trabalhistas, aceitam a dominação imposta pela empresa como algo normal ou natural. Normalmente, se mantêm na empresa muito mais pela garantia de um salário fixo do que por gostar de estar ali.
5-Comprometimento afiliativo: Este tipo de comprometimento é estabelecido pela sensação de identificação e pertencimento do colaborador com a empresa. O profissional vê a relação de seus objetivos profissionais alinhados com os da organização, sem interferência de suas ambições ou projeções pessoais. Sua ligação é extremamente relacionada a fatores profissionais e ao seu crescimento na mesma.
-
ignorem..cespe cobrou isso apenas 1 vez na vida
-
O comprometimento afetivo é aquele associado à ideia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.