SóProvas


ID
241036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à administração de recursos materiais, julgue os itens a
seguir.

Considere que, no estoque de uma oficina mecânica, haja vários parafusos de diferentes tipos. Nessa situação, no controle de estoque, todos os parafusos devem ser considerados um mesmo item de consumo, atribuindo-se a esse item uma única codificação.

Alternativas
Comentários
  • Os parafusos devem ser catalogados e padronizados.

    Padronização: significa estabelecer idênticos padrões de peso, medidas e formatos para os materiais, de modo que não existam muitas variações entre eles. Por exemplo, a padronização evita que centenas de parafusos diferentes entrem em estoque.


    Bons estudos. Fiquem com Deus!
  • Questão errada
    Pois, para cada parafuso com dimensão diferente deve ser atribuído um código diferente
     
    Aprofundando:
     
    Existem 3 tipos de classificações:
     
    Geral Ex:
    Material de ferro =>Código 01
    Material madeira =>Código 02
    Material papel =>Código 03
    ...
    Individualizadora Ex:
    Prego =>Código 01
    Parafuso =>Código 02
    Porca =>Código 03
    ...
    Definidora Ex:
    Parafuso de 6 polegadas =>Código 01
    Parafuso de 7 polegadas =>Código 02
    Parafuso de 8 polegadas =>Código 03
    ...
     
     
    E quando for se referir ao produto parafuso de 7 polegadas usa-se o código:
    01-02-02

    Bons estudos e agrade minha pontuação ai :D
  • De acordo com interessante exposição da Professora Carolina Teixeira do Ponto dos Concursos:

    Veja só o que o item está falando: que, quando, em uma oficina mecânica, há vários parafusos de diferentes tipos, eles devem ser considerados um mesmo item de consumo, com uma única

    codificação.

    Imagine você, agora, que, trabalhando nesta oficina mecânica, seu chefe peça para você pegar o parafuso X (não vou aqui tentar descrever um parafuso, porque não entendo absolutamente disto,

    rs). Acontece que, como eles devem ser considerados um mesmo item de consumo e possuem a mesma codificação, você terá de procurar, em uma mesma prateleira, por exemplo, o parafuso X,

    dentre os parafusos X, Y, Z...

    Não é tarefa fácil, e, além disso, perde-se muito tempo tentando achar o parafuso correto. Sem contar que a chance de erro é muito grande.

    Desta forma, o item está errado. Está na cara que este não é o procedimento adequado! Em seu lugar, o administrador deveria seguir as etapas da classificação. Veja só: Catalogar todos os parafusos existentes, fazendo uma listinha do que a empresa tem exatamente à sua disposição. Por exemplo: 300 parafusos X, 600 parafusos Y, 100 parafusos Z...

    Depois de catalogar os parafusos, o gestor deve fazer a simplificação deles. Por exemplo: os 100 parafusos Z não serão mais adquiridos pela empresa, já que os 600 parafusos Y atendem à demanda

    perfeitamente. Portanto, naqueles casos em que os parafusos Z eram utilizados, agora o serão os parafusos Y.

    Depois disto, a empresa deve fazer a especificação completinha dos parafusos, com a descrição detalhada de cada parafuso, com medidas, formato, tamanho, peso, etc.

    Ai, então, a empresa deve fazer as normas, com detalhes de como os parafusos devem ser usados nas suas diversas aplicações. Falar, por exemplo, que, nos casos em que os parafusos Z eram utilizados,

    agora serão os parafusos Y. É por isto que a literatura sempre diz que a simplificação favorece a normalização. Guarde esta relação, pois ela é constantemente cobrada em concursos públicos.

    Bons estudos!

     

  • Resposta: ERRADO

    Não faz sentido no controle de estoques unificar materiais que tem características diferentes.
    Isso prejudica a administração de controle por nao especificar informações técnicas do produto que no caso são os parafusos.
    Portanto está errado o item.
  • Deve ser atribuída a simplificação depois a codificação de cada ítem.

    Classificação de ítens:


    Catalogação: arrolamento de ítens existentes em um estoque. Permite a apresentação conjunta de todos os ítens proporcionando uma idéia geral de coleção.
    simplificação: redução da grande diversidade de ítens empregados para uma mesma finalidade. Quando existem duas ou mais peças para um mesmo fim, recomenda-se a simplificação.
    especificação: descrição detalhda de um ítem, com suas medidas, formato, tamanho, etc. Quanto maior a a especificação, mais informações sobre o ítem e menos dúvidas se tará a respeito de sua composição e característica. A especificação facilita a compra, pois permite dar ao fornecedor a idéia precisa dos ítens a ser comprados.
    normalização: maneira pela qual o material deve ser utilizado em suas diversas aplicações. Normas e prescrições sobre o uso de materiais.
    padronização: estabelece idênticos padrões de peso, medidas e formatos para os materiais de modo que não existam muitas variações entre eles.

    Codificação: Fase posterior
    Feita a classificação do ítem, em seguida é realizada a codificação. Codificar um material significa representar todas as informações necessárias, suficientes e desejadas por meio de números ou letras, com base na classificação obtida do material.

    FONTE: Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. Petrônio Martins e Paulo Renato Campos Alt
  • Tava indo bem o comentário da colega Marta Joelma sobre as ideias apresentadas sobre a questão que a professora do Ponto dos Concursos explicou... Depois de um certo momento com os parafusos x,y,z desandou por completo... Fiquei mais confuso que os próprios parafusos nas suas caixas com códigos iguais!
  • Considere que, no estoque de uma oficina mecânica, haja vários parafusos de diferentes tipos. Nessa situação, no controle de estoque, todos os parafusos devem ser considerados um mesmo item de consumo, atribuindo-se a esse item uma única codificação.

     

    tomando por base o comentário do colega Vinícius Sampaio, é incoerente unificar materiais (única codificação) que possuem características diferentes.

    ;)

  • É importante salientar que não serão atribuídos aos parafusos um único CÓDIGO, pois possuem características diferentes. Porém, segundo a SIMPLIFICAÇÃO,  quando existem materiais que são empregados para a mesma finalidade, opta-se pela inclusão no catálago apenas um deles. Por exemplo, em um estoque existem 100 tipos de parafusos, eles possuem a mesma finalidade, mas somente um deles será catalogado.  

     

  • ERRADO

     

    Se os parafusos são de diferentes tipos, então não devem possuir um mesmo código.

     

    Segundo Viana (2010), o material cada material deve ser individualizado pelo seu número indentificador.

     

  • Parafusos para diferentes finalidades recebem códigos distintos.
    Parafusos para as mesmas finalidades recebem código único (SIMPLIFICAÇÃO).

    Como a questão diz que são de diferentes tipos, ou seja, diferentes finalidade, recebem códigos distintos.
    Gabarito: ERRADO.

  • Errado

     

    Parafusos de diferentes tipos usualmente têm aplicações distintas. Dessa forma, não atribui uma única codificação.

     

    .

    Simplificação = redução da diversidade de itens de material que se destinam a um mesmo fim. Caso existam dois itens de material que são empregados para a mesma finalidade, com o mesmo resultado – indiferentemente, opta-se pela inclusão no catálogo de materiais de apenas um deles.