-
Acredito que faltou interpretação de algumas pessoas que comentaram ou eu estou enganado?
A questão está correta!
A questão está correta porque o armazenamento de um documento deve respeitar o seu suporte. Por exemplo, não haveria lógica em guardar uma microfilmagem em um arquivo que armazena documentos em papel ( existem regras de armazenamento diferente para ambos). O principio do respeito ao fundo nada tem a ver com a questão. Esse princípio afirma que o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado com os arquivos de outra entidade geradora. Não há relação entre o princípio e a guarda do documento respeitando o seu suporte neste caso
-
Bem, entendo que a organização de arquivos pressupõe o desenvolvimento de fases constituidas em:
- levantamento de dados;
- Legislação pertinente;
- Organização: orgonograma e funcionograma;
- Documentação:
*gênero: textuais, audiovisuais, cartograficos ...
*tipo: cartas, faturas, projetos ...
*volume: total e media de arquivos efetivados por dia, por mês ...
*estado físico: necessidade de restauração
-Processos;
-Recursos: humanos ou físicos
-
Transcrição do enunciado:
Embora pertençam a um mesmo fundo, os documentos produzidos em vários suportes devem ser armazenados em locais diferentes, conforme suas características físicas.
Particularmente eu concordo com o fato da questão ser passível de anulação, pois ao invés da banca fazer uso da palavra "devem" deveria ter usado o termo/verbo "podem", levando em consideração que muitos órgãos e entidades organizam seus documentos de acordo com os fundos aos quais pertencem, mas sem se preocupar, muitas vezes, com as características físicas do doc., até porque a legislação não traz em seu bojo a obrigação de separar arquivos que pertencem a um mesmo fundo em razão de suas diversas características.
PS.: A LEI NÃO OBRIGA, PERMITE.
-
PUT´Z CADA COMENTARIO QUE UE VOU TE FALAR... é muito lógico e simples arquivar tem tudo haver com organizar como pode ser viavel um processo de organização em que os elementos a serem organizados serão colocados junto a outros de diferentes espécies...
-
Pessoal, ratifico o comentário feito acima com a justificativa de que realmente o ARQUIVO tem como fundamento precípuo a ORGANIZAÇÃO, no entanto a legislação não tem o intuito de vincular instituições a organizar seus arquivos em descompasso com a realidade financeira e extensão funcional da mesma. A exemplo do primeiro enfoque (o financeiro) trago o processo de microfilmagem que é um procedimento que costumeiramente não é muito adotado por diversas organizações devido ao custo alto em obter os equipamentos para sua realização, embora seja de suma importância para o resgate de documentos funcionais inteiramente relevantes. Agora, quanto à extensão funcional da organização pode ser citado o IBGE (fundação de direito público) da cidade onde moro. Ao ter sido convocada pelo IBGE, após ter passado em 2º lugar no concurso público para o provimento da vaga de Agente de Mapeamento desse órgão e ter dado início ao trâmite de posse do cargo, enquanto me mantive no órgão observei que pelo motivo de ainda ser um pólo pequeno ao qual não incube fazer tantas pesquisas na região, ele armazenava fotos e documentos escritos referentes a uma dada pesquisa em um mesmo local, sem aquela preocupação de separar por tipos de suportes, até pelo fato do acervo de documentos ser consideravelmente pequeno, então tornara-se inviável separar suportes que poderiam se manter juntos em uma mesma pasta, por exemplo.
Portanto, creio que ficou claro que o fato de armazenar arquivos de suportes diversos em um mesmo local não é sinônimo de DESORGANIZAÇÃO.
-
O examinador somente procurou dizer que cada suporte, formato documental tem uma especificidade e essas especificidades devem ser consideradas quando falamos de armazenamento.
-
O armazenamento dependera do formato do documento.
-
Os documentos de arquivo podem assumir diversas configurações, dimensões, espécies, gêneros e formatos, além de ter vários tipos de suportes. Sendo assim, o programa de preservação dos mesmos deve atender às suas peculiaridades e necessidades específicas.
Por exemplo, documentos em papel requerem, para sua preservação, medidas de temperatura e umidade diferentes das que requerem as fotografias. Sendo assim, o ideal é mantê-los cada qual em locais que atendam seus requisitos ideais de preservação.
Mas, mesmo havendo uma separação física, o conjunto como um todo deve permanecer, sendo representado pelas ligações que os documentos possuem entre si.
Gabarito do professor: Certo
-
O que maculou a questão foi o termo "locais diferentes". Se tivesse utilizado o termo estruturas diferentes aí sim faria sentido, porque o local (sinônimo de área) é sim o mesmo precisando respeitar o fundo.
-
Documentos devem ser separados e guardados de acordo com gênero e suporte.
--
Gabarito: certo
-
as características físicas dos documentos possuem especificidades que demandam certos tipos de cuidados e o armazenamento também é um deles.
Resposta: certa
-
Tem que separar porque fotos e papéis, por exemplo, exigem condições de umidade e temperatura distintas.
Ou seja, cada suporte documental precisa estar em depósitos específicos, que os mantenham em suas condições ideais.