SóProvas


ID
2411401
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para BELLOTO (2009), o grande desafio para o profissional arquivista diante dos novos suportes documentais da atualidade é ter que correr o risco entre o “vertiginoso crescimento das possibilidades da eletrônica” e a impossibilidade de alcançar a totalidade desses novos conhecimentos, devido a sua:

Alternativas
Comentários
  • A autora, em sua obra "Arquivos Permanentes: tratamento documental", expõe uma nova realidade para os profissionais de arquivo, a chamada "era da informação". Neste aspecto, os profissionais tem de lidar com vários fatores que influenciam fortemente a tecnologia da informação e comunicação, devendo ser treinados e capacitados para atuar com eficiência e eficácia.

    Especificamente sobre o trecho citado, a preocupação da autora é que, com a rápida evolução da tecnologia, não há tempo suficiente para que os profissionais de arquivo aprendam adequadamente sobre os novos suportes documentais. Segundo um trecho de sua obra, "são fatores novos, sobre os quais os arquivistas passam agora a ser instruídos e treinados, não obstante correrem o risco de, (...), nunca conseguirem abarcar a plenitude desses conhecimentos tão mutáveis e dependentes de equipamentos tão rapidamente tornados obsoletos".

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Gab.: A

  • SE OBSERVAR BEM DÁ PRA PERCEBER QUE NA PROPRIA QUESTÃO ESTÁ A RESPOSTA QUANDO A BANCA MENCIONA "crescimento das possibilidades da eletrônica".

  • Quanto maior o CRESCIMENTO das possibilidades da eletrônica, maior será a sua MUTABILIDADE.

    Perceba a evolução do DISKET, CD, DVD, PENDRIVE... Tudo evoluiu de forma crescente e mutável, tecnologia que ajuda no armazenamento de documentos, entretanto torna um DESAFIO para o profissional arquivista que busca organização, pois irá confrontar-se com essas mudanças tecnológicas sempre.