Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento:
Pressupostos básicos: as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana;
Valores: princípios, normas e modelos importantes; e
Artefatos: resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores.
Existem, também, componentes visíveis que podem ser sempre orientados pelos aspectos organizacionais ou pela emoção e situações afetivas.
Preceitos: normas, regulamentos, costumes, tradições, símbolos, estilos de gerência, políticas administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho;
Tecnologia: máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de trabalhos;
Caráter: como que o indivíduo se comporta diante da sociedade.
Assunto completo em:http://projetoseti.com.br/ambiente-organizacional-cultura/
Cultura Organizacional
Da mesma forma que todos nós temos uma personalidade, um modo razoavelmente estável de agir perante a vida (se dissermos que alguém é tenso, é inovador ou simpático, estamos citando traços de personalidade), uma organização também tem sua “personalidade”. Essa “personalidade organizacional” é chamada de cultura.
A cultura organizacional refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. São os valores que a maioria dos integrantes daquele grupo social compartilha.
Em um banco comercial, por exemplo, as pessoas costumam valorizar o conservadorismo (devem ter cuidado ao emprestar seu dinheiro, não é mesmo?). Já em uma agência de propaganda esse mesmo aspecto da cultura (conservadorismo) seria muito malvisto, provavelmente.
Dessa forma, a cultura condiciona o modo como os funcionários percebem a empresa e como respondem a seus problemas e desafios, e tem uma influência direta no desempenho.
Em todas as organizações existem valores, símbolos, rituais e práticas que foram se desenvolvendo com o tempo. De acordo com Schein,1 cultura é:
um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.
Assim, a cultura da empresa pode mudar, mas nem sempre como consequência de uma “vontade” dos seus diretores. Essa mudança normalmente ocorre de acordo com uma relação entre variáveis internas e externas, que criam espaço para essa mudança da cultura.
Figura 2.1 – Características da Cultura Organizacional
Cultura Organizacional: condiciona o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.