SóProvas


ID
2412232
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança é uma forma de poder que se exerce sobre outras pessoas e supõe a influência de uma pessoa na modificação intencional do comportamento de outra. Sobre o poder nas organizações, relacione os conceitos abaixo.

(a) Poder coercitivo

(b) Poder de recompensa

(c) Poder legitimado

(d) Poder de competência

(e) Poder de referência


( ) Poder baseado no conhecimento técnico da pessoa: baseia-se na especialidade, no talento e na experiência.

( ) Poder que se origina na nivelação hierárquica, provém do cargo ou da posição do indivíduo na organização.

( ) Conhecido popularmente como carisma, é o poder que surge da admiração e do desejo de se assemelhar ao líder.

( ) Poder baseado no temor, o comportamento do liderado é guiado pela tentativa de evitar punições.

( ) O poder descende da expectativa que os liderados têm de receber alguma gratificação, ao adotar comportamento desejável pelo líder.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Alternativo D

    (d) Poder de competência - ( ) Poder baseado no conhecimento técnico da pessoa: baseia-se na especialidade, no talento e na experiência.

    (c) Poder legitimado - ( ) Poder que se origina na nivelação hierárquica, provém do cargo ou da posição do indivíduo na organização.

    (e) Poder de referência - ( ) Conhecido popularmente como carisma, é o poder que surge da admiração e do desejo de se assemelhar ao líder.

    (a) Poder coercitivo - ( ) Poder baseado no temor, o comportamento do liderado é guiado pela tentativa de evitar punições.

    (b) Poder de recompensa - ( ) O poder descende da expectativa que os liderados têm de receber alguma gratificação, ao adotar comportamento desejável pelo líder.

  • Poder baseado no conhecimento = poder de especialista/poder de competência

    Poder que se origina na nivelação hierárquica = poder formal, poder legítimo

    Poder conhecido popularmente como carisma = poder de referência

    Poder baseado no tempo = Poder coercitivo ou poder de sanção

    Poder descende da expectativa que os liderados têm de receber alguma gratifica = poder de recompensa

    Gabarito: D

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de poder. Neste caso, vejamos em que consiste cada um dos tipos apresentados e associemos as colunas apresentadas.

    Antes de tudo, é de grande importância que entendamos que poder e liderança possuem uma estreita relação. No contexto organizacional, a própria liderança é uma forma de poder, poder pessoas. É por meio dela que se consegue exercer certa influência sobre indivíduos para que possam agir de determinado modo.

    Poder, segundo Chiavenato (2021), assume justamente o potencial de influência que uma pessoa tem sobre outra(s), que pode ser exercido ou não. Podendo ser usado para afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas podem resistir (CHIAVENATO, 2021, p.252).

    French e Ravens, estudiosos do assunto, apresentam e diferenciam cinco tipos de poder. Chiavenato (2021), os descreve, como poderemos verificar a seguir:

    • Poder Coercitivo: é o tipo que se fundamenta no temor e na coerção. O liderado quando verifica que seu desempenho em desacordo com as expectativas do líder pode levá-lo a sofrer alguma punição.

    • Poder de recompensa: é o poder que se ancora na esperança de se obter recompensas, elogios, incentivos ou reconhecimento por determinados resultados obtidos.

    • Poder legitimado: é aquele que decorre do cargo ocupado na estrutura hierárquica da organização.

    • Poder de competência: é o poder que tem o talento, a especialidade, a competência como pilar. Poder ser fundado tanto no conhecimento técnico ou mesmo na experiência da pessoa.

    • Poder de referência: é o poder que tem a atuação ou a apelo como base, sendo o líder admirado por possuir certos traços de personalidade que são desejáveis. É um poder que pode ser chamado de carisma, simplesmente.

    Em síntese, podemos concluir que o poder de coerção, de recompensa e o legitimado são decorrentes da posição ocupada na organização. O poder de competência e o de referência, da própria pessoa, pouco ou nada importando a posição ocupada na organização.

    Agora relacionemos cada tipo de poder ao seu conceito:

    • (d) Poder de competência: Poder baseado no conhecimento técnico da pessoa: baseia-se na especialidade, no talento e na experiência.
    • (c) Poder legitimado: Poder que se origina na nivelação hierárquica, provém do cargo ou da posição do indivíduo na organização.
    • (e) Poder de referência: Conhecido popularmente como carisma, é o poder que surge da admiração e do desejo de se assemelhar ao líder.
    • (a) Poder coercitivo: Poder baseado no temor, o comportamento do liderado é guiado pela tentativa de evitar punições.
    • (b) Poder de recompensa: O poder descende da expectativa que os liderados têm de receber alguma gratificação, ao adotar comportamento desejável pelo líder.

    Podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.