SóProvas


ID
241351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por meio da qual se evita que seja criada discrepância entre o desempenho atual dos funcionários e o desempenho deles esperado.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A teoria da fixação de objetivos de Locke, é a abordagem motivacional de estabelecimento de metas que consiste nos valores pessoais (desejos), as suas metas estipuladas (que devem ser compreendidas e aceitas), a sua ação (desempenho), o resultado obtido (satisfação ou não) e os feedbacks provenientes da autoavaliação ou da avaliação gerencial (reforço). Porém, tal estratégia não garante que não haja discrepância entre o desempenho atual e o esperado, pois, mesmo que as metas tenham sido estabelecidas em comum acordo, nada garante que só por isso o colaborador irá conseguir alcançá-las.

  • errado

    O que evita essa discrepância é o gerenciamento do capital humano, via feedback, durante a avaliação do desempenho.

    O feedback é um instrumento de intervenção por meio do qual o gestor fornece informações ao colaborador, levando a evitar a discrepância entre o que é esperado e o que será optido na prática.


  • Discrepância: característica daquilo que discrepa; desigualdade,   diferença  , discordância, diferença de opinião; discordância, divergência.


    Fonte:Wikcionário

  • Teoria da Fixação dos Objetivos –Edwin Locke e Gary Latham

                     Esta teoria parte do princípio de que as pessoas concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um indivíduo, dirigindo seus pensamentos para uma finalidade.
                    A premissa subjacente à teoria das metas é que o comportamento é regulado por valores e metas. Valor é a crença em algo muito importante para o indivíduo, como a dignidade do trabalho ou a honestidade. Os valores criam nos indivíduos o desejo de se comportar coerentemente com eles. Se um executivo valoriza a honestidade, ele irá estabelecer uma meta de tentar contratar somente empregados honestos.
                     Para Edwin Locke a intenção de lutar por um objetivo é a maior fonte de motivação no trabalho e, segundo Locke e Latham aproximadamente 400 estudos (a maioria experimental) demonstram que metas específicas, e difíceis levam para uma melhor performance do que metas específicas, fáceis, vagas (como “faça o seu melhor”) ou a própria ausência de metas, confirmando positivamente a importância dos objetivos. 

  • Entendo a teoria, mas acho que a palavra 'evita' torna a questão correta, estaria errada se tivesse 'garante'.

    Mas o Cespe manda e a gente obedece =/
  •             GENTE da PELEJA,
     
                Eu interpretei essa questão de outra maneira. 
                DE FATO, a afirmação fala da teoria motivacional  da DETERMINAÇÃO de METAS de EDWIN LOCKE. 
                Entre muitos pontos, essa teoria destaca que os objetivos estabelecidos nem devem ser muito fáceis (pq que se não desmotivam), nem muito difíceis  - pois cria uma incapacidade nos trabalhadores.

               Agora pensemos: se o desempenho ATUAL dos funcionários é MUITO BAIXO, então tem que se determinar, pela teoria, um desempenho ESPERADO BEM MELHOR para inclusive trazer motivação os funcionários. Logo, essa estratégia NÃO EVITA que seja criada discrepência entre o atual e o esperado. SE FOR NECESSÁRIO, ela até CRIARÁ uma DISCREPÂNCIA  a fim de melhorar o desempenho.

              Luz, Paz e Amor.
  • Comentário da Professora Andreia Ribas, em seu grupo no Facebook: 

    O item peca ao afirmar com certeza uma consequência. Para estar correta, o item deveria dizer: o estabelecimento de metas é uma estratégia por meio da qual busca-se evitar que seja criada... De fato, ao estabelecer metas, a intenção é diminuir a discrepância entre o desempenho atual e o esperado. Entretanto, não há garantia de que isso vá ocorrer.

    Fonte: https://www.facebook.com/groups/266293910150219/permalink/380084548771154/
  • Errado!

    O estabelecimento de metas que não possam ser alcançadas pelos funcionários "aumenta" a discrepância do desempenho atual em relação ao esperado. A impossibilidade de sucesso no cumprimento das metas estabelecidas causa desmotivação e não motivação.

  • Muito pelo contrario. Estabelecer METAS pode mesmo é fazer com que um funcionário descrepe, diferencie, aumente, esforce-se ainda mais para alcançar aquela meta. Não evita discrepância não, o que faz mesmo é aumenta-la cada vez mais, pois o esforço para se vender 20 motos e ganhar R$ 1.000,00 de premiação pode ser maior que o esforço para vender 10 motos e ganhar R$ 500,00 de premiação, por exemplo.  

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADA!


    O desempenho humano está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais, ou seja, está relacionado a suporte organizacional. 

  • O QUE MOTIVA OS INDIVÍDUOS SÃO OS DESAFIOS, AS METAS E OS OBJETIVOS ESTABELECIDOS...OU SEJA, AUMENTA A DIFERENÇA DO DESEMPENHO ATUAL PARA O DESEMPENHO ESPERADO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Como eu posso ter entendido tão errado?! Alguém por favor me mostre a falha no meu raciocínio:

    Q: "O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por meio da qual se evita que seja criada discrepância entre o desempenho atual dos funcionários e o desempenho deles esperado."

    Há, por exemplo, uma meta de 80% de produtividade para um funcionário (Desempenho esperado).
    Mas esse funcionário está com  a produtividade em 60% (Desempenho atual). 
    Ou seja, discrepância de 20%.
    Então eu crio uma meta visando ao aumento no desempenho. Para que os atuais (60%) se tornem os esperados (80%) e não haja discrepância.

    Pensando assim considerei a questão Certa.
    E apesar de entender o raciocínio de quem a considerou Errada. Não vejo erro no meu.

    Seria uma questão ambigua? onde eu errei?

    Grato!

  • Paulo Jr, no seu raciocínio você está considerando que não HAVERÁ discrepância entre o desempenho e o resultado esperado. Pela minha interpretação, a questão afirma que o estabelecimento de uma meta, no PRESENTE, evitará uma discrepância entre o desempenho atual e o esperado. Mas isso vai contra o próprio conceito de meta.

    É como se a questão dissesse que a meta é o desempenho atual.

  • O estabelecimento de metas ela é utilizada para causar a discreprância sim. Fazendo os funcionários sair do desempenho atual para o desempenho esperado e não evitar isso.

    Gab.E

  • Evita o quê? 

    Aí é que o bicho pega.

  •  mesmo que as metas tenham sido estabelecidas em comum acordo, nada garante que só por isso o colaborador irá conseguir alcançá-las.

  • O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por meio da qual se evita que seja criada discrepância entre o desempenho atual dos funcionários e o desempenho deles esperado.

    SE DESEJA melhora do desempenho atual e desempenho futuro (desempenho esperado).

    Teoria da fixação de objetivos

    teoria da fixação de objetivos, proposta por Edwin Locke e Gary Latham (1981), parte do princípio de que as metas devem possuir características que podem provocar um maior nível de motivação, uma vez que a falta de motivação, muitas vezes, deixa o indivíduo sem direcionamento. No entanto objetivos fixados devem representar um desafio, porém devem ser realista. Metas difíceis exigem maior desempenho, contudo metas impossíveis podem desestimular e estressar o indivíduo.

  • Concordo com o Paulo Martins, um gestor coloca uma meta para que ela seja alcançada! Logo a meta é evitar que o desempenho seja abaixo do que se espera!

  • Concordo com o Paulo Martins, um gestor coloca uma meta para que ela seja alcançada! Logo a meta é evitar que o desempenho seja abaixo do que se espera!