SóProvas


ID
241360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

Pesquisas realizadas em organizações têm demonstrado que a alta satisfação no trabalho implica maior desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A motivação é necessária para o bom desempenho, mas não é suficiente. Além dela, é preciso que o indivíduo tenha as competências necessárias para o trabalho, o planejamento de atividades, o apoio organizacional para alcançar o resultado, a disponibilidade de recursos, entre outros.

  • Na minha opinião, esta questão deveria ser anulada. 

     

    Ela deveria ser anulada pois o cerne da questão é em avaliar que se é verdadeiro ou falso o que as pesquisas estão dizendo. Ou seja, julgar a pesquisa, e não o seu resultado. 

    Embora seja ERRADA, também poderia ser considerada verdadeira, pois mesmo que a pessoa não possua competência "just in time" para desempenhar suas funções, só o fato dela ter a satisfação em realizar o trabalho insere-se que ela irá atrás de se qualificar para melhor desempenhar suas funções. 

    Eu vejo que essa assertiva foi uma bola fora do CESPE. 

  • "... A satisfação plena de um colaborador não é a certeza de um maior desempenho, uma vez que os colaboradores satisfeitos, sozinhos, não garantem um melhor desempenho, pois há outros fatores que colaboram para isso. Ele pode está sim satisfeito e mesmo assim não aumentar o desempenho da empresa". (Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?p=1004291. Acesso aos 12/01/2011).

    Esses outros fatores podem ser compreendidos como elementos associados extrinsecamente ao colaborador, conforme salientado pelo colega.

    Lendo o item com mais calma, percebi que a CESPE colocou implicitamente a palavra NECESSARIAMENTE depois do verbo "implica". A alta satisfação no trabalho PODE implicar maior desempenho, mas não se pode afirmar que "implica maior desempenho".
  • Na verdade, quando o assunto é desempenho, você deve interpretar o sentido de ''satisfação''. Se estiver relacionado a ''estar bem'', podemos, sim admitir que o estado de ''insatisfação'' seria um dos inimigos do desempenho ( significando descontentamento, sentimento de menos-valia etc). Contudo, se estiver relacionado a ''tenho nesse momento, tudo o que preciso'' a satisfação é que seria um indicativo de que a pessoa tende a ficar como está, a acomodar-se, a fazer o mínimo necessário. O desempenho decorre da busca por uma necessidade não atendida, a partir do momento em que alguém está ''satisfeito'' , essa busca cessa e passa-se à perseguição de algum outro elemento. Portanto, em regra, pessoas satisfeitas não são pessoas motivadas.
  • Essa pergunta é a prova de que talvez nem mesmo quem a elaborou sabe responder direito.  Na minha humilde opnião, e experiência, pois já trabalhei em empresas multinacionais,  trabalhar satisfeito REFLETE DIRETAMENTE no desempenho. Isso é um fato independente do que propõe o CESPE, ou qualquer pesquisa. não concordam?
  •  Amigos,essa questão exige muita atenção do candidato, pois é um pequeno detalhe que a torna errada.

           A questão inverte os dois pontos cruciais do sentido da idéia a ser passada.
           A satisfação no trabalho não é consequência de um maior desempemho,pois uma pessoa pode se empenhar dando o máximo de si  em uma empresa e não estar satisfeita em seu trabalho por várias razões.
           Agora havemos de concordar que uma pessoa que tem um alto desempenho em uma empresa ,sente satisfação pelos resultados alcançados ,seja pelo retorno financeiro ou pela satisfaçâo de fazer aquilo que gosta,então podemos dizer que é o maior desempenho que implica alta satisfação.
           Então podemos concluir que: é o maior ou melhor desempenho que implica alta satisfação,pois há satisfação naquilo que se faz e se obtem ótimos resultados e não a alta satisfação que implica maior desempenho,pois posso fazer o melhor pelo simples fato de ser minha obrigação ou pelo fato de estar comprometido com minha função e não ter prazer ou satisfação naquilo que faço.

                                                                 Bons estudos galera!
           
  • Questões subjetivas ou que abrem espaço para dupla interpretação deveriam ser abolidas de provas objetivas. Ou anuladas, caso a banca tenha sido imprudente (e é comum q elas sejam). E ponto. ficar avaliando a posteriori com o gabarito na mão é muito fácil.
  • As necessidades não satisfeitas geram motivaçoes!
  • alta satisfação no trabalho implica maior desempenho PODE SER VERDADEIRO
    alta satisfação no trabalho implica maior desempenho PODE SER FALSO

    Um sujeito pode estar altamente satisfeito e isso resultará em maior desempenho (quando houver espaço para esse aumento)
    Um sujeito pode estar altamente satisfeito e isso não necessariamente resultar em maior desempenho! Ou porque já alcançou o desempenho/produção máximo (sua satisfaçao anterior já o levou a chegar no topo de sua performance no momento)
    Ou porque está satisfeito com as coisas como estão e não procura aumentar seu desempenho

    um caso de anulação de questão?

    Bons estudos
  • Se analisarmos a questão segundo a Teoria dos dois fatores de Herzberg realmente a questão está incorreta:
    Os fatores econômicos ou higiênicos: política empresarial, condições de trabalho, salário, segurança e status podem satisfazer mas não são suficientes para motivar as pessoas.(satisfação com o ambiente de trabalho)
    Os fatores motivacionais: oportunidade de crescimento, progresso na carreira, aumento de responsabilidade, reconhecimento pelo trabalho bem feito (envolve o desenvolvimento pessoal)

    Quanto mais motivados maior será o desempenho, diferentemente de satisfação.
  • Resolvendo questões anteriores com o enunciado parecido eu estava errando as respostas...mas quando chegou nessa acertei....infelizmente temos que nos acostumar com a posição da banca...uma colega em outra questão disse que o cespe devia elaborar seus próprios livros....estou concordando com ela... 
  • Penso assim:

    Alta satisfação gera alta motivação;
    Alta motivação não necessariamente gerará melhor desempenho, pois se por exemplo faltar habilidades/conhecimentos necessários o desempenho não será maior!
  • Pedro Mesq falou tudo em poucas palavras... típico da Cespe isso... vc se mata de estudar e se depara com questões completamente abstratas, vagas e subjetivas como essa, que passam LONGE de medir conhecimento do candidato. Sei lá, por mais que bancas como ESAF e FCC tenham seus problemas, boa parte das suas questões são bem mais objetivas, cobram o conteúdo de fato, não dando espaço para "debates viajantes" em torno da questão.
  • Galera, aqui não é local para desabafo. Adeque-se à banca para atingir o objetivo que é passar na prova.
    Bons estudos!!!


  • Pessoal,

    Prestem atenção, a banca é o Cespe! A questão está errada pela falta de uma simples palavra que muitas pessoas continuam a ignorar nas provas dessa banca: "pode"

    Assim, a alternativa se tornaria correta caso afirma-se: Pesquisas realizadas em organizações têm demonstrado que a alta satisfação no trabalho pode implicar maior desempenho.

    ;)
  • me estranhava o fato de ninguém ter se referido à Teoria dos 2 Fatores, tão comum no universo concurseiro...
    até que a Catarina "matou"... a menos que eu não tenha entendido bulhufas da questão, é por aí que saímos, pelo titio Herzberg...
    a questão está, de fato, errada.
    só vale a pena o registro acertado do segundo comentário, do Luiz Henrique. de fato, esse tipo de questão é complicada pq, no fim das contas, não importa a teoria de RH que embasa o tema, mas sim as tais pesquisas... e "pesquisas realizadas" é tão vago... 
    a questão está errada, aí eu encontro "lá no fundo" do google academico uma tese de mestrado de 1989 que afirma exatamente que "a satisfação no trabalho implica maior desempenho"... será que o CESPE vai considerar?? acho que não, heim...
  • O erro da questão está na palavra "alta satisfação" Se fosse auto-satisfação, sim estaria correta. Vamos prestar atenção aos pequenos detalhes!
  • o cespe inverteu a questão:

    ´´Pesquisas realizadas em organizações têm demonstrado que um maior desempenho (FATORES MOTIVACIONAIS, SATISFACIENTES \ INTRÍNSECOS) implica em uma alta satisfação no trabalho.´´


    RESUMINDO: quando os fatores emocionais são + = vc tem SATISFAÇÃO
    quando os fatores emocionais são - = vc tem NÃO - SATISFAÇÃO
  • formula que eu aprendi lendo os comentários:
    sempre que tiver uma questão falando que algo implica no desempenho, reflita primeiro:
    DESEMPENHO = motivação + competência + suporte organizacional
    nesse caso da questão, não é só está satisfeito que eu vou ter desempenho, preciso de mais que isso, é só olhar a formula!
  • Segundo Hunt no livro FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL  " Uma questão básica, mas importante, e que tem sido fonte de debates consideráveis na área de Comportamento Organizacional é: Qual a relação entre satisfação no trabalho e desempenho ? Três pontos de vistas alternativos são considerados : (1) satisfação gera o desempenho; (2) desempenho causa a satisfação e (3) as recompensas geram tanto o desempenho quanto a satisfação"


    Parece que o Cespe adota o ponto de vista (2) "Desempenho causa a satisfação"
  • Nada melhor como uma questão da própria banca para justificar a resposta:
    Q80339 

    Prova: CESPE - 2010 - ABIN - AGENTE TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
    O desempenho no ambiente de trabalho decorre dos seguintes fatores: motivação e habilidades de uma pessoa e condições organizacionais favoráveis.
    Questão correta. Percebe-se que o DESEMPENHO decorre não só da MOTIVAÇÃO, mas também dos outros dois fatores. Assim, a questão discutida está errada porque restringiu o desempenho à motivação.
    Leiam também os comentários dos colegas Hélio e George.
  • Basta pensar da seguinte forma: Seu sonho sempre foi ser piloto da fórmula um. Te oferecem o cargo de piloto. Certamente você vai estar mais que satisfeito e muito empolgado, mas você sabe dirigir um carro de fórmula um? Sem hábilidade não tem como ter um bom desempenho.
  • Pessoal creio que a questão fez referencia a teoria do Reforço, sendo bem objetivo...

    Segundo a Teoria do Reforço de Skinner, primeiro vem o desempenho, e se este for recompensado e reforçadogera-se então a satisfação e a motivação

    Fonte: Professor Abelardo Neves (ponto dos concursos)
  • Pensei mais ou menos como Klaus, porque o indivíduo pode chegar a um nível tão elevado de satisfação, que ele não terá mais nada " a buscar" e a tendência será a acomodação, então não podemos afirmar que necessariamente (esta subentendido) ALTA satisfação gera ALTO desempenho.
  • Gente pra quem teve duvida nessa questao leia os comentarios do Hélio Miranda  a professora andreia ribas fala exatamente disso ..
    outro comentario muito bom é do  Guilherme estao corretimos os comentarios guarde bem esses conceitos o cespe cobra assim.
  • G O S T A R I A   Q U E   O S   A D M I N I S T R A D O R E S   D O    S I T E  
    F I Z E S S E M   U M A   M U D A N Ç A    N O    S I S T E M A   
     D E    M O D O    Q U E    
    O S   C O M E N T Á R I O S     C O M    M A I S    E S T R E L A S    
    F O S S E M    V I S U A L I Z A D O S    P R I M E I R O    
    Q U E   O S   C O M E N T Á R I O S    S E J A M    
    O R G Â N I Z A D O S    D E    F O R M A     D E C R E S C E N T E    
    E M    R E L A Ç Ã O    A O    N Ú M E R O    D E    E S T R E L A S!!!   

    FICA A DICA PARA O "QC"
  • Pessoal, na parte superior da página do QC existe uma opção chamada Configurações.  Ao clicar nesse item, aparecerá uma página contendo uma aba chamada Comentários. Lá você poderá configurar sua página para Não exibir comentários com conceito abaixo de: Regular ou Bom. Marcando, por exemplo,Bomapenas os comentários com 3 ou mais estrelas ficarão visíveis. Isso permitirá que você filtre as informações, visualizando apenas as que possuem as melhores notas.
    Como para o concurseiro tempo é imprescindível
    ...

    FICA A DICA! 

  • Questões com vários comentários, mas vou deixar aqui minha contribuição.

    A questão estaria correta dessa maneira:

    O bom desempenho, quando suficientemente reforçado, leva à satisfação, que por sua vez mantém o bom desempenho.  

    Profº Abelardo Neves, Ponto dos Concursos:



  • Queria colocar essa sequencia que aprendi com a Profa. Giovanna Caranza. Abraços

    Equilíbrio->Estímulo->Necessidade->Tensão->Comportamento->Satisfação->Estímulo....continuando o ciclo motivacional

                                                                                                         (ou Frustação)


  • Posso dizer o motivo de marcar errado. Analisando o desempenho, devemos perceber que ele não depende somente fator "alta satisfação", obviamente por que ele está presente em uma organização. Por isso se passa a incluir fatores higiênicos e motivacionais, como por exemplo a estrutura e suporte da empresa que pode prejudicar ou também catalisar o desempenho. Não se pode implicar diretamente um a outro, sem uma analogia objetiva. Tento pensar como o gestor que observa esses fatores para gerir o desempenho de seus funcionários.

  • DICA: quando na questão falar em "pesquisas" e não indicar qual é a fonte da pesquisa, a questão na maioria das vezes estará errada.

  • O cara pode estar feliz e satisfeito de não ter que fazer nada no trabalho. Ou seja, satisfação não garante desempenho. Pensem nisso! :D

  • Motivação / Satisfação NÃO gera o desempenho diretamente-----> Influencia o desempenho Individual.

    Desempenho= consequencia dos seguintes fatores:
    -Motivação
    -Competências (CHA)
    -Condições organizacionais favoráveis.
  • ERRADA!

    Não basta apenas a motivação. O invidíviduo tem que possuir o CHA: 

    Conhecimento: ter ciência da área em que vai atuar;

    Habilidade: saber por em prática;

    Atitude: tomar a iniciativa de colocar em prática o que sabe. 

  • Questão incorreta, pois o desempenho no trabalho é a combinação de competências + motivação + suporte organizacional. Ao se alterar (aumentar ou diminuir) apenas uma dessas variáveis não garante o aumento do desempenho. Portanto, não se pode afirmar que apenas a alta satisfação implica maior desempenho.

    Fonte: caderno da professora Andreia Ribas

  • Vou tatuar isso na cara. Acabei de errar...NOVAMENTE pela 3ºvez! puuuuurf

    desempenho= CAPACITAÇÃO MOTIVAÇÃO SUPORTE ORGANIZACIONAL.

    desempenho= CAPACITAÇÃO MOTIVAÇÃO SUPORTE ORGANIZACIONAL.

    desempenho= CAPACITAÇÃO MOTIVAÇÃO SUPORTE ORGANIZACIONAL.

    desempenho= CAPACITAÇÃO MOTIVAÇÃO SUPORTE ORGANIZACIONAL.

    desempenho= CAPACITAÇÃO MOTIVAÇÃO SUPORTE ORGANIZACIONAL.

  • o cidadão pode ter alta satisfação mas, não ter os meios para aplicar suas habilidades, então não poderá ter um alto desempenho

  • Ano: 2010

    Banca: CESPE

    Órgão: ABIN

    Prova: Agente Técnico de Inteligência - Área de Administração 

    O desempenho no ambiente de trabalho decorre dos seguintes fatores: motivação e habilidades de uma pessoa e condições organizacionais favoráveis.

  • Para um alto desempenho é preciso motivação, suporte organizacional e capacitação do empregado.

  • o erro está no verbo "implica". Se a questão fosse mais aberta, tipo um "favorece", "ajuda", talvez estaria certa. 

  • TODA QUESTÃO DO CESPE AINDA MAIS COM RESPEITO A ESTA MATERIA VC TEM QUE IMAGINAR. IMAGINAÇÃO É TUDO NESSE CONTEXTO.

  • Eita banca fuleragem (como a gente diz aqui no Ceará, rsrsrs). Aqui ela usou a palavra satisfação como sinônimo de motivação. Ok, não vamos encucar por conta disso, mas já fica ai de olho, porque na maioria das situações as bancas consideram essa afirmação como errada. Mas o erro principal mesmo está em afirmar que alguém satisfeito/motivado necessariamente vai ter melhor desempenho. Isso pode não acontecer, como falamos na questão 3. Além disso, eu posso estar somente satisfeita (situação de equilíbrio) e continuar agindo como sempre, sem surgirem novas necessidades e objetivos. Portanto, errado na questão!

    Gabarito: E

  • GABARITO: ERRADO

    Aqui ela usou a palavra satisfação como sinônimo de motivação.O erro principal mesmo está em afirmar que alguém

    satisfeito/motivado necessariamente vai ter melhor desempenho.Além disso, eu posso estar somente satisfeita (situação de equilíbrio) e continuar agindo como sempre, sem surgirem novas necessidades e objetivos. Portanto, errado na questão!

    DIREÇÃO CONCURSOS.