SóProvas


ID
241366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

As atitudes dos empregados, reflexo de sentimentos e crenças, determinam, em grande parte, o modo como os funcionários percebem seus ambientes.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A cultura organizacional é o conjunto de suposições, crenças, valores e normas compartilhadas pelos membros de uma organização, que se mostrou útil para resolver problemas internos e externos, funcionando bem o bastante para ser postergada. Pode ter sido criada conscientemente ou ter simplesmente evoluído informalmente ao longo do tempo. São elementos estáveis e de difícil e lenta modificação. Logo, as internalidades dos colaboradores determinam em grande parte o modo que percebem o seu ambiente. Ênfase para o "em grande parte", pois não apenas isso influencia nessa percepção. O ambiente externo também contribui. Se não fosse assim, de nada adiantaria uma gestão de cultura organizacional, pois ela seria imutável e imprevisível.

  • A questão possui um problema conceitual. De acordo com a Psicologia Social, a Atitude é uma tendência a se comportar. Ela é um reflexo de sentimentos, crenças e percepções. Determina o comportamento externo e observável e não o modo como os funcionários percebem os ambientes. Portanto, em minha opinião, a resposta é ERRADA.
  • Comportamento envolve personalidade... e personalidade não se muda...para mim resposta errada.
  • Fundamentalmente, as relações interpessoais são reflexos diretos das atitudes dos colaboradores no cotidiano de uma organização. Atitudes, por sua vez, são sentimentos ou crenças que determinam, na maioria das vezes, a forma como os colaboradores percebem seus ambientes, e agem de acordo com esta percepção. As atitudes formam um complexo mental que afeta a forma como as coisas são vislumbradas. Embora os gestores detenham grande parte do controle de fatores que contribuem para a satisfação do trabalho, é inegável que as pessoas distinguem-se por suas características pessoais quando são admitidas nas organizações.

    fonte: 
    http://www.webartigos.com/artigos/organizacoes-na-era-das-relacoes-humanas/59788/
  • Atitudes são exteriorização de comportamentos influenciados por vários aspectos, tais como sentimentos e crenças, que faz transparecer como este esta reagindo ao ambiente em que esta inserido.
     
  • Na minha humilde opinião, a assertiva está completamente errada. As atitudes dos empregados são reflexo de sentimentos e crenças individuais, mas eles não determinam o modo como o funcionário percebe o seu ambiente, pelo contrário: os sentimentos e crenças do funcionário, aliados ao modo ele percebe o seu ambiente, é que determinam as atitudes dos empregados; houve uma inversão de causa e efeito, substancial para o entendimento e correção do item. Que questãozinha preguiçosa.
  • Prezados, para relaxar e contribuir

    A beleza está nos olhos de quem a vê.
    Portanto se vc vê beleza em algo, é porque a beleza é parte do seu modo de ver e não necessariamente do que é visto
    E primeiro você vê (ou percebe ou sente, etc) depois age

    Se vc usa um óculos escuro, percebe o mundo de forma diferente de quem não usa.
    Quem usa (percepção através da lente) > enxerga sem esforço no sol (atitude)
    Quem não usa (percepção sem lente) > espreme os olhos no sol (atitude)
  • Bem, a questão está correta. A Teoria da Mudança afirma que a Atitude é percepção de valor negativo ou positivo sobre determinado objeto social. Ela é formada por três elementos: cognação, afeto e comportamento.

    Cognação é a racionalização da situação, verifica-se a necessidade de uma mudança.

    Afeto é a percepção emocional da situação, é o sentimento que provoca a necessidade de mudança.

    Comportamento é a exteriorização da Atitude, é a providência que a pessoa toma para satisfazer a necessidade.


    Tanto na etapa de cognação quanto na etapa de Afeto ocorre a percepção da situação ou objeto social e a pessoa utiliza-se das suas crenças e valores para perceber a situação em torno de si. Não a atitude sem sentimento e o sentimento é a subjetividade de cada individuo. Para concluir:

    Na Teoria da Mudança ocorre:

    O Descongelamento dos valores, crenças e etc ( a pessoa tomou uma atitude para mudar)

    Mudança (Absorção de novos valores e crenças e etc)

    Recongelamento (Solidificação dos novos valores, crenças e etc)
  • As atitudes dos empregados, reflexo de sentimentos e crenças, determinam, em grande parte, o modo como os funcionários percebem seus ambientes.

    Cultura= sentimentos e crenças

    Clima= percepção


    Ou seja o clima é o reflexo da cultura ou uma reação a ela!
  • "EM PAAAAAAAARTE"

    Tá certo povo!!!!
  • Gente, percebam o texto, que a colega Bárbara Lemos nos trouxe, do qual foi tirada a questão...
    "Fundamentalmente, as relações interpessoais são reflexos diretos das atitudes dos colaboradores no cotidiano de uma organização. Atitudes, por sua vez, são sentimentos ou crenças que determinam, na maioria das vezes, a forma como os colaboradores percebem seus ambientes e agem de acordo com esta percepção. As atitudes formam um complexo mental que afeta a forma como as coisas são vislumbradas. Embora os gestores detenham grande parte do controle de fatores que contribuem para a satisfação do trabalho, é inegável que as pessoas distinguem-se por suas características pessoais quando são admitidas nas organizações."
    Observem que quem fez esta questão retirou da afirmação a parte que, justamente, faria a afirmação ter sentido (marcado em rosa). Leiam a frase completa e percebam. Enfim, concordo com quem discorda do gabarito. Atitude é ação e não somente percepção.

    Fonte do texto:
    http://www.webartigos.com/artigos/organizacoes-na-era-das-relacoes-humanas/59788/
  • Faço questão de postar: questão maldosa! Retirou a parte final da idéia central do texto original, descaracterizando-a, alterando totalmente o sentido. Na verdade, quem optou por "certo" está errado.

  • Questão mal formulada, vejam os destaques: As atitudes dos empregados, reflexo de sentimentos e crenças, determinam, em grande parte, o modo como os funcionários percebem seus ambientes.

    A questão afirma que as atitudes 
    determinam o modo de percepção. Mas, na verdade, são as percepções de um ambiente que determinará suas atitudadesPor exemplo, num ambiente hostil (percepção) você tende a se afastar (atitude). 
  • Concordo com o Solimar, a questão inverteu as bolas. Atitude que gera percepção? Creio que é o contrário: percepções geram atitudes dos empregados. Ou vamos agora admitir que os postes fazem xixi nos cachorros?

  • GRITANDO: 

    EM PARTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE


    QUAL A DIFICULDADE PELO AMOR DE DEUS?

    A QUESTÃO RESTRINGE CLAAAAAAARAMEEEEENTE


    QUESTÃO CORRETA

  • Até mesmo o profº Carlos Xavier, estratégia concursos fala que a questão deveria ser anulada. 

    Observem o comentário do mesmo sobre a questão:

    A percepção que o individuo tem sobre o ambiente organizacional decorre dos fatores mais profundos que ele traz dentro de si com base na cultura. Entre esses fatores encontram-se os valores, crenças, sentimentos, e atitudes - como na cultura organizacional. Apesar disso, as afirmativas de que as atitudes são reflexo de sentimentos e crenças, e de que elas determinam a percepção do ambiente, são bastante fortes. Inclusive seria possível dizer que a atitude determina o comportamento, e não a percepção da realidade.Esta questão deveria ter sido anulada.


  • "em grande parte" é diferente de:

    * completamente;

    * absolutamente;

    * literalmente;

    * integralmente;

    * sem restrinções;

    * Totalmente etc.


    "em grande parte"  pode ser:

    * 95%

    * 90%

    * 80% etc.


    Pessoal, prestem atenção no que a questão diz. 


    Gabarito: Certo. 




  • quem nao estudou acerta!

  • ATITUDES E SENTIMENTOS - CLIMA ORGANIZACIONAL.