SóProvas


ID
241375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do clima e da cultura organizacionais, julgue os itens
subsecutivos.

A cultura organizacional pode ser considerada uma barreira à mudança quando os valores da organização não estão de acordo com aqueles que podem melhorar a eficácia organizacional.

Alternativas
Comentários
  •  

    assertiva correta:
     Barreiras às mudanças – a cultura pode ser negativa quando há um ambiente
    dinâmico (com muitas mudanças acontecendo), e essa cultura impede que a
    organização se adapte aos novos desafios. A consistência no comportamento não é
    positiva em ambientes dinâmicos, apenas nos estáveis;
    Portanto, a cultura organizacional e os valores são relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da
    organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e
    justificar o comportamento dos integrantes. E este podem melhora sim a eficácia da organização
  • Ensina Chiavenato que,

    "Algumas culturas são conservadoras; mantêm idéias, valores, tradições e costumes arraigados, retrógrados e que não mudam com o tempo. O perigo é que o mundo muda, assim como o contexto em que a organização está contida, mas ela se mantém imutável como se nada houvesse mudado. Outras culturas são adaptativas e flexíveis e a organização se caracteriza pela adoção de novos hábitos e costumes para manter sua maleabilidade e flexibilidade em um mundo mutável e dinâmico. A sobrevivência e o crescimento da organização ocorrem à medida que ela consegue ajustamento e adaptabilidade à mudança que ocorre em seu ambiente. Todavia, a organização deve possuir uma certa dose de estabilidade como complemento ou suplemento à mudança. Mudanças seguidas e sem estabilidade alguma podem gerar caos e tensão entre os membros."

    Bons Estudos!

    Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato
  • Para complementar, algumas disfunções da Cultura Organizacional, de acordo com o profº Carlos Ramos. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais Resistência generalizada à necessidade de mudança interna Dificuldade em aceitar outras culturas e pontos de vista alheios Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos
  • Disfunções da Cultura Organizacional

    A cultura organizacional pode apresentar disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. As disfunções, assim como a própria cultura, não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.
    Exemplos:

    Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.
    Resistência generalizada à necessidade de mudança interna.
    Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.
    Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes.

    Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para a falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.
    Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes.

     

  • Ferramentas que ajudam na mudança na Cultura da Organização 

    Clareza de objetivos, valores e princípios: Onde a empresa tem seus objetivos claros, definidos, formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo. Para dar certo a empresa deve fazer com que todos funcionários tenham acesso aos seus objetivos, ter definidos os valores e princípios, sendo relembrados periodicamente (Ex. reunião mensal), isso auxilia no processo de mudança e seu retorno pode ser de médio prazo, caso bem divulgado e aplicado.

    Imagem de produtos e serviços: Grau em que os vários públicos (internos e externos) percebem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Não basta o cliente externo ter percepção da empresa, mas também os funcionários, a "venda" interna é muito importante, divulgação de projetos que estão sendo executados, conquistas, detalhes sobre a qualidade de seus produtos e serviços, devem ser do conhecimento dos clientes internos e externos, fazendo com que o funcionário tenha orgulho do seu trabalho. Seu resultado na mudança pode ser notado no longo prazo. Deve ser também ser trabalhado constantemente, para manter os funcionários informados.

    Integração e comunicação: Onde a estrutura da organização permite a comunicação interna entre os diversos níveis de forma simples e aberta. Tendo também a colaboração e parceria como meio existente como auxílio mútuo, sendo tanto internamente (funcionários) quanto externamente (fornecedores). A comunicação flexível, entre subordinados e gestores, caso a empresa for muito fechada se dará num período de longo prazo, porém sendo um pouco mais flexível, se dará no curto ou médio prazo. A política de "portas abertas" deve ser incentivada pelos gestores até se tornar comum na organização.