-
Achei mal elaborada essa questão, mas creio que ela se refira ao efeito halo...
Efeito Halo.... é a possibilidade de que a avaliação de um item possa interferir no julgamento sobre outros fatores, contaminando o resultado geral
-
Também não sei o que ele quis dizer com contaminado. Mas, é sabido que um método de avaliação de desempenho, mesmo se feito com impecável competência, sem erros, pode não representar adequadamente o que se tenta avaliar. Por isso existem vários métodos, e todos com suas vantagens e desvantagens, sem um que seja o padrão-ouro. Ou seja, poderíamos ter uma avaliação de desempenho que não representou adequadamente o que se tentou avaliar, mas mesmo assim não foi considerado um critério contaminado. Sabendo disso, já poder-se-ia julgar o item errado. Mas não sei se foi isso que o CESPE cobrou.
-
De acordo com o Chiavenato:
Quando uma avaliação é INÓCUA, isto é, está baseada em fatores de avaliação que não conduzem a nada e não agregam valor a ninguém.
-
O avaliador pode contaminar o critério de avaliação.
Os erros mais comuns são:
Efeito Halo: Quando um avaliador tem uma opinião favorável acerca de uma característica do avaliado, tem tendência a considerá-lo bom em todos os fatores.
Erro de tendência central: Exprime o predomínio de classificações em torno do ponto médio da escala.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
-
A questão é sobre manipulação dos critérios avaliados. É tendenciar o resultado. O cirtério é chamado de INADEQUADO (quando não representa a realidade avaliada) e não CONTAMINADO.
-
Segundo a apostila do professor Junior Ribeiro da vestconcursos de Brasília, Contaminação de critério: diz respeito a elementos que afetam as medidas de avaliação que não fazem parte do desempenho real.
-
Item Errado.
O item descreve o vício denominado "posições contrárias". A contaminação de critério ocorrer no efeito Halo.
O mapa abaixo resume os pricipais vícios de avaliação de desempenho. Clique para ampliar.
-
Questão errada! A descrição da frase diz respeito à deficiência do critério e não a contaminação do critério.
A contaminação do critério refere-se à parte do critério real que reflete algo diferente do que está projetado para ser avaliado. A contaminação pode surgir das tendências do critério e da falta de confiabilidade.
A deficiência do critério significa que o critério real não abrange adequadamente todo o critério teórico, ou seja, o critério real é uma representação incompleta do que está tentando avaliar.
A relevância do critério diz respeito a até que ponto o critério real avalia o critério teórico, para o qual foi designado, ou a validade de constructo.
Fonte: SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. Editora Saraiva, 2002.
-
Os critérios de avaliação de desempenho são os fatores de avaliação usados no processo de avaliação. Se um fator não representa adequadamente o que ser quer avaliar, isto gerará ineficiência no processo de avaliação, mas não significa que o fator ou critério esteja contaminado. Por contaminação nós poderíamos considerar a tendência de distorção da avaliação, mas não é este o caso. Desta forma, a afirmativa está ERRADA!
Prof. Marcelo Camacho - Ponto dos concursos.
-
essa é uma excelente questão pelo simples fato de exigir um conhecimento de GP que está um pouco além do que os administradores normalmente estão habituados... tanto que o comentário que "mata a pau" a questão, único aliás, o da Emily, cita como fonte um livro que jamais seria bibliografia básica para os cursos de ADM, pelo menos não foi para o meu, que teve ênfase em Marketing, talvez para um com ênfase em RH sim...
inclusive, nem o Chiavenato lista tal obra como referência bibliográfica no capítulo sobre avaliação de desempenho...
portanto, baseado no que a Emily postou, vou tentar dar uma exemplificada, mesmo que com alguma dificuldade.
sou um vendedor de carros.
meu chefe me avalia negativamente no quesito "capacidade de abstração"... ora, esse critério não é adequado para avaliar um vendedor, portanto, é um critério deficiente,... na passagem citada pela Emily, "significa que o critério real não abrange adequadamente todo o critério teórico, ou seja, o critério real é uma representação incompleta do que está tentando avaliar."
é exatamente o que a questão cobra: "Considera-se contaminado o critério de avaliação de desempenho que não representa adequadamente o que se tenta avaliar.", portanto, um critério deficiente, e NAO um critério contaminado
diferente da situação em que fui mal avaliado no critério "foco em resultados", que é adequado para minha avaliação, porém, em virtude de algum dos vícios/erros/distorções da avaliação, como o efeito halo, por exemplo, configura o critério contaminado...
atenção: estou aqui muito mais compartilhando uma tentativa de entender a questão do que propriamente uma informação que deve ser lida e tida como verdade... repito: nunca tinha entrado em contato com o termo critério contaminado...
-
Comentário Prof.Marcelo Camacho - Ponto dos Concursos
Se um fator não representa adequadamente o que se quer avaliar, isto gerará ineficiência no procedimento de avaliação, mas não significa que o fator esteja contaminado. Podemos considerar que contaminação é a tendência de distorção da avaliação.
-
GABARITO: ERRADO.
Contaminação de critério: os critérios podem estar contaminados quando fatores que fogem ao controle do funcionário influenciam o desempenho. Ex: funcionário da área de produção que trabalham com máquinas novas serem comparados com aqueles que trabalham com maquinário mais antigo.
FONTE: Andreia Ribas e Cassiano Salim.
-
A questão fala:
Deficiência de critério: refere-se a conseguir captar todas as responsabilidades dos funcionários. Ou seja, não ter como foco somente um critério, para que as demais dimensões do desempenho não fiquem prejudicadas;
Andreia Ribas
-
Gente a questão foi totalmente baseada no livro "Psicologia Organizacional" do Paul Spector...
mas pode ser resolvida com o Livro da Andreia Ribas.
Assim, o único comentário que pode ser considerado totalmente correto é o da Emily...
Os comentários do Leandro Henrique e Marcos Henrique chegaram bem próximo...
Todos os outros não possuem relação nenhuma com o conhecimento que de fato foi exigido na questão.
-
Para que se estabeleçam padrões confiáveis de avaliação de desempenho, deve-se considerar, segundo Bohlander (2003):
• Relevância estratégica: diz respeito à extensão com que os padrões relacionam-se com os objetivos estratégicos da organização;
• Deficiência de critério: refere-se a conseguir captar todas as responsabilidades dos funcionários. Ou seja, não ter como foco somente um critério, para que as demais dimensões do desempenho não fiquem prejudicadas;
• Contaminação de critério: os critérios podem estar contaminados quando fatores que fogem ao controle do funcionário influenciam o desempenho. Exemplo: funcionários da área de produção que trabalham com máquinas novas serem comparados com aqueles que trabalham com maquinário mais antigo.
-
Contaminação de critério: os critérios podem estar contaminados quando fatores que fogem ao controle do funcionário influenciam o desempenho.