SóProvas


ID
241393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a características das políticas de gestão de
pessoas, julgue os seguintes itens.

A aferição da frequência de comportamento relacionado ao processo de venda - por exemplo, cumprimentar o cliente, explicar as características do produto, tirar as dúvidas do cliente - é uma medida objetiva da avaliação de desempenho de um vendedor.

Alternativas
Comentários
  • Errada. O fator determinante na avaliação objetiva  de um vendedor é se ele conseguiu vender a maior quantidade de carros no final do mês. O lucro para a revendedora é o que interessa e é o fator mais objetivo na avaliação de desempenho de qualquer empregado da área de vendas. O fato do vendedor falar "BOM DIA" para todos os clientes  não quer dizer que ele conseguirá vender mais carros, a boa educação e cortesia podem até influenciar a venda, mas não é determinante para que a mesma aconteça.

  • O erro está no fato de essa avaliação ser subjetiva e não objetiva.

  •  " A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados, das competências que ela oferece e do seu potencial de desenvolvimento."
  • Esses exemplos dados no texto são totalmente subjetivos. Uma medida objetiva seria, por exemplo, a quantidade de clientes atendidos em determinado tempo.
  • A medida objetiva refere-se às medidas quantitativas do desempenho observável do avaliado durante a realização de tarefas e a medida subjetiva é baseada em opiniões.

    As medidas objetivas representam a contagem objetiva do número de comportamentos ou da quantidade de trabalho produzida. São exemplos de medidas objetivas (número de acidentes, de atrasos, de vendas etc.).

      As medidas subjetivas são os meios mais frequentemente utilizados para avaliar o desempenho de funcionários. O formulário de classificação por gráfico é o tipo mais comum de medida subjetiva utilizada para avaliar indivíduos, considerando várias dimensões de um desempenho. A maioria dos formulários requer a classificação quantitativa e qualitativa do trabalho, e muitos deles incluem traços pessoais, como aparência, postura, confiança e motivação


    Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim, Gestão de Pessoas para Concursos, pág. 97