-
Errada.
Estoque de Segurança (ES)– é a quantidade de material destinada a evitar ruptura de estoque, ocasionada por dilatação de tempo de ressuprimento (atrasos na entrega ou qualidade) ou aumento de demanda em relação ao previsto.
-
O ideal é que o estoque mínimo não seja usado. Deve ser acionado apenas no caso de eventualidades, ao contrário do que afirma a questão: "destina-se ao consumo normal da instituição no período compreendido entre o momento do pedido e o da entrada efetiva do produto no almoxarifado".
-
Imagine, por exemplo,o sistema duas gavetas:
Gaveta A = Atendimento normal --> Acabou! --> momento do pedido!!!
Gaveta B = Estoque Reserva (´´entre o momento do pedido e o da entrada efetiva do produto´´) + ESTOQUE DE SEGURANÇA
A finalidade do estoque de segurança é evitar a falta de produto!
-
O erro está em dizer que se destina ao consumo normal, não. Se destina ao consumo inesperado ocasionado por alguma demora na entrega do pedido. O estoque de segurança não deve ser usado corriqueiramente, somente para atender alguma situação imprevista.
-
Estoque de Segurança (Safety Stock) (o evento ainda não foi previsto):
- estoque que serve como uma compensação para a quantia desejada nas diferenças entre o consumo previsto e o consumo real e entre os tempos de entrega esperedo e o real.
-
Serve para absorver variações não previsíveis.
-
Ao calcular o estoque de segurança, é preciso considerar fatores como nível de serviço, flutuações esperadas na demanda e prazos.
-
Tempo de Ressuprimento (TR) – é o espaço de tempo decorrido entre a data da emissão da requisição para compra e aquela em que o material é recebido pelo almoxarifado, podendo ser considerados: tempo de processo de compra e entrega pelo fornecedor.
Lote de Compra (LC) – é a quantidade de material solicitada em cada ressuprimento de estoque.
Ressuprimento – processo de suprir as quantidades faltantes, quer dizer, reabastecer o estoque com quantidades, comprar mais material.
Ponto de Ressuprimento (PR) ou Ponto de Encomenda (PE) ou Ponto de Pedido (PP) – corresponde ao nível de estoque que ao ser atingido indica a necessidade de ressuprimento.
Estoque Máximo (EM) – é a quantidade máxima de material a ser mantida em estoque.
Estoque Mínimo (Em) – é a quantidade mínima a ser estabelecida ao atendimento da organização.
Estoque de Segurança (ES) – é a quantidade de material destinada a evitar ruptura de estoque, ocasionada por dilatação de tempo de ressuprimento (atrasos na entrega ou qualidade) ou aumento de demanda em relação ao previsto.
Fonte :http://www.portaladm.adm.br/AM/AM16.htm
-
Dica (segundo professora GIOVANA CARRANZA):
Para o CESPE, Estoque de Segurança = Estoque Mínimo!
F3
-
Enfoque prático:
Estoque Mínimo: Reserva de combustível do carro (Quando a luz acende);
Estoque de Segurança: Seria andar com um galão de gasolina no porta-malas do carro.
-
ERRADO.
O estoque de segurança é uma quantidade mínima de material que em nível ideal não deve ser consumida, salvo em situação emergenciais como atraso de fornecedor e aumento inesperado de demanda. O estoque de segurança existe a fim de evitar o desbastecimento.
-
-
ERRADO
"O estoque mínimo ou de segurança é uma quantidade de materiais que são mantidos a fim de prover a continuidade do abastecimento quando ocorrem situações imprevisíveis. Em condições normais, o estoque de segurança jamais será utilizado."
FONTE: Apostila ARM - Profº Fellini.
-
Errado.
Encontra-se o erro na afirmativa "destina-se ao consumo normal da instituição"
Na verdade o estoque de segurança é para prevenir de situações emergênciais, e essas condições não fazem parte do contexto de normal .
-
Gab: ERRADO
O Estoque de Segurança destina-se ao consumo imprevisível da instituição no período compreendido entre o momento do pedido e o da entrada efetiva do produto no almoxarifado.
-
Consumo EVENTUAL e não normal.