SóProvas


ID
2415013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

      Em janeiro de 2012, um incêndio considerado de média proporção, segundo o Corpo de Bombeiros, atingiu seis lojas que comercializavam grande variedade de produtos de plástico, no centro de Fortaleza. De acordo ainda com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início durante a madrugada e foi controlado no início da manhã, com jatos compactos de água.

                                      Internet: <http://verdesmares.globo.com>(com adaptações).

Na situação descrita no texto acima,

o método de combate ao incêndio utilizado pelo corpo de bombeiros é denominado abafamento.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    Como foi utilizado o jato compacto de água, o método utilizado foi o resfriamento.

  • Métodos de extinção do fogo

     

    RETIRADA DO MATERIAL COMBUSTÍVEL (RMC)

     É a forma mais simples de se extinguir um incêndio. Baseia-se na retirada do material combustível, ainda não atingido, da área da propagação do fogo, interrompendo a alimentação da combustão. Método também denominado de RCM, corte ou remoção do suprimento do combustível. Exemplo: fechamento da válvula ou interrupção de vazamento de combustível líquido ou gasoso, retirada de materiais combustíveis do ambiente em chamas, realização de aceiro, etc.
     

    RESFRIAMENTO

    É o método mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustível que está queimando, diminuindo, consequentemente, a liberação de gases ou vapores inflamáveis. A agua é o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza. A redução da temperatura está ligada á quantidade e á forma de aplicação da água (jato), de modo que ela absorva mais calor que o incêndio é capaz de produzir. É útil o emprego de água onde queimam combustíveis com baixo ponto de combustão (menos de 20ºC), ppois a água resfria até a temperatura ambiente e o material continuará produzindo gases combustíveis

     

    ABAFAMENTO

    Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. Não havendo comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo. Como exceção estão os materiais que tem oxigênio em sua composição e queimam sem necessidade do oxigênio do ar, como os peróxidos orgânicos e o fósforo branco. Conforme a diminuição do oxigênio em contato com o combustível vai tornando a combustão mais lenta, até a concentração de oxigênio chegar próximo de 8%, onde não haverá mais combustão. Colocar uma tampa sobre o recipiente contendo álcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, são duas experiências práticas que mostram que o fogo se apagará tão logo se esgote o oxigênio em contato com o combustível. Pode-se abafar o fogo com o uso de materiais diversos, como areia, cobertores, vapor d’água, espumas, pós, gases especiais etc…



    Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/os-3-metodos-de-extincao-de-fogo/ .