SóProvas


ID
2416801
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A administração pública evoluiu por meio de três modelos: patrimonialista, burocrático e gerencial. Tendo por base a administração pública gerencial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • comparação da administração pública gerencial com a administração de empresas privadas é feita pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Isto porque a administração pública gerencial, apesar de inspirar-se na administração de empresas, não pode ser confundida com esta última. Os modos de ingresso de recursos, o controle e os fins de uma e de outra são entre si distintos e marcam as suas diferenças.

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503

  • GAB D

    A(ERRADA) A Administração Pública Gerencial foi criada na segunda metade do Século XX (por volta de 1960-1970) como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado e ao aprofundamento da globalização e desenvolvimento tecnológico ocorridos neste período. Além do que a que teve como um dos focos o combate a corrupção foi a BUROCRÁTICA

     

    B(ERRADA) PATRIMONIALISTA  que o interesse estatal pode ser confundido com o interesse público.

     

    C(ERRADA) A efetividade do controle dos abusos e o poder racional-legal são a essência da administração pública gerencial. Era a BUROCRÁTICA

     

    E(ERRADA) Na administração pública gerencial, o aparelho do Estado torna-se uma extensão do poder do soberano.  ERA PATRIMONIALISTA

  • Sobre a letra B:

    Para a Administração Pública burocrática, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. Ao atuarem sob este princípio, os administradores públicos terminam por direcionar uma parte substancial das atividades e dos recursos do Estado para o atendimento das necessidades da própria burocracia, identificada com o poder do Estado. O conteúdo das políticas públicas é relegado a um segundo plano. A Administração Pública gerencial nega essa visão do interesse público, relacionando-o com o interesse da coletividade e não com o do aparato do Estado.

    Giovanna Carranza

  • A administração pública gerencial usa-se dessas palavras chaves foco o controle dos resultados.

    Amigos, ultimamente tenho focado em palavras chaves, pois fica mais fácil de associar um determinado assunto :)

    D

    namastê :)

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos modelos de Administração Pública.


    Diante disso, vamos a uma breve contextualização do modelo de administração pública.


    O Estado patrimonial (patrimonialismo) foi o primeiro modelo de administração pública e sua principal característica é a confusão entre bem público e bem pessoal, pois neste modelo tudo que pertencia ao Estado, pertencia ao príncipe também.


    Lado outro, na burocracia há clara distinção entre bem público e privado. Neste sentido, segundo o PDRAE (1995), a Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. "Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal". (apud PALUDO, 2013, p. 63).


    Por conseguinte, a Nova Administração Pública (Gerencialismo) foi um conjunto de teorias surgidas nos anos 70, que orientavam reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.


    No Brasil, Segundo Paludo, "o novo modelo de administração gerencial teve início na era Fernando Henrique Cardoso (1995), e tinha o firme propósito de que o Estado deveria coordenar e regular a economia, e, finalmente, começa a reforma da administração rumo ao modelo gerencial.". (PALUDO, 2013, p. 94).


    Ante o exposto, vamos analisar cada alternativa.


    A) Errado, pois é a Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.


    B) Errado, pois é no modelo burocrático que o interesse estatal era confundido com o interesse público.


    C) Errado, pois o controle e o poder racional-legal são características marcantes do modelo burocrático.


    D) Certo, pois a administração pública baseava-se nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.


    E) Errado, pois o modelo que utiliza o Estado como uma extensão do poder do soberano é o patrimonialista.



    Fonte:


    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.



    Gabarito do Professor: Letra D.