SóProvas


ID
2416831
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard traduz a visão e a estratégia da organização em um conjunto de medidas de desempenho. Esse método pauta-se em quatro perspectivas básicas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento organizacional. Assinale a alternativa que representa um indicador/medida referente à perspectiva de aprendizado e crescimento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • PERSPECTIVA FINANCEIRA
    Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como, para satisfação dos seus acionistas. Entre os indicadores financeiros que podem ser considerados, constam retorno sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia.



    ·PERSPECTIVA DO CLIENTE
    Identifica os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa nesse segmento. Identificar os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e as preocupações desses em geral situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. Em termos de indicadores considerados como essências nessa perspectiva, constam a participação de mercado, aquisição de clientes, retenção de clientes, a lucratividade dos clientes e o nível de satisfação dos consumidores.



    ·PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS
    É elaborada após a perspectiva financeira e dos clientes, pois essas fornecem as diretrizes para seus objetivos. Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilita realizar deste a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes. Abrange os processos de inovação (criação de produtos e serviços), operacional (produção e comercialização) e de serviços pós-venda (suporte ao consumidor após as vendas). A melhoria dos processos internos no presente é um indicador chave do sucesso financeiro no futuro.



    ·PERSPECTIVA APRENDIZADO E CRESCIMENTO
    Oferece a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas. Com isso, identifica-se a infra-estrutura necessária para propiciar o crescimento e melhorias a longo prazo, a qual provém de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos internos capazes de criar valor para clientes e acionistas. Como indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação dos funcionários, rotatividade dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento dos funcionários e participação dos funcionários com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.

  • Letra (e)

     

    Perspectiva financeira – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.

  • Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.

     

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p287

     

    bons estudos

  • Perspectiva do APRENDIZADO E CONHECIMENTO:

     

    -  Nível de satisfação,

    -  Rotatividade,

    -  Capacitação e treinamento dos funcionários,

    -  Lucratividade por funcionário, e 

    -  Participação dos mesmos com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.

     

    Segundo Kaplan e Norton, esse aspecto se refere aos três ativos intangíveis: pessoas, sistemas e informações

     

    Fonte: http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2007_1_Rubens.pdf

     

  •  a)Participação no mercado===> PERSPECTIVA CLIENTES 

     b)Desenvolvimento de novos produtos ===> PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS

     c)Capacidade de produção.   ====> PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS

     d)Aumento de produtividade. ===> PERSPECTIVA FINANCEIRA

     e)Lucratividade por funcionário. ===> PERSPECTIVA APRENDIZADO E CRESCIMENTO ORG.

     

    FONTE: http://www.sinfic.pt/SinficWeb/displayconteudo.do2?numero=24401

  • Alguém me indicaria um bom livro de Administração ? Tá foda achar um..

  • André Marcel, além dos diversos livros do Chiavenato, indico para você o livro "Administração Geral e Pública para concursos - Elisabete de Abreu e Lima Moreira - Editora jus PODVM".

  • GABARITO:E

     

    O início dos estudos que deram origem ao BSC remonta à década de 90, quando o Instituto Nolan Norton, ligado à KPMG (hoje chamada Bearing Point), patrocinou um estudo de um ano de duração com doze empresas cuja motivação se baseava na crença de que os métodos existentes de avaliação do desempenho empresarial baseados nos indicadores contábeis e financeiros prejudicavam a capacidade das empresas de criar valor econômico.


    O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem. O nome Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos; entre medidas financeiras e não-financeiras; entre indicadores de tendência e ocorrências; entre perspectiva interna e externa do desempenho.


    As experiências de aplicação do BSC revelam que executivos arrojados utilizam o BSC não apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional, mas também como ferramenta de gestão, sendo também utilizado para estabelecer metas individuais e de equipes, remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento, feedback e aprendizagem estratégica.

     

    O BSC não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta de gestão sob a qual orbita um novo modelo organizacional chamado de Organização Orientada para a Estratégia. Nessas organizações, o BSC é utilizado para alinhar as unidades de negócio, as unidades de serviço compartilhado, as equipes e os indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, ou seja, alinhá-los à estratégia da empresa.

     

    Perspectiva da aprendizagem e crescimento


    O processo de aprendizagem e as possibilidades de crescimento são aspectos chave para garantir a posição competitiva da organização, actual e futura. As organizações têm necessidade de melhorar e aperfeiçoar a sua actuação permanentemente, com vista a manter ao longo do tempo as vantagens competitivas que detêm. As mudanças no ambiente em que operam são constantes e muitas vezes imprevisíveis, pelo que as organizações devem ser capazes de se integrar e adaptar ao meio, melhorando constantemente os seus conhecimentos, adquirindo novas capacidades, e antecipando essas mudanças.


    A maior fonte de aprendizagem e crescimento organizacional são as pessoas, pelo que as organizações devem ser capazes de captar os recursos que necessitam, formar os seus recursos em conformidade com os objectivos estratégicos e operacionais que pretendem alcançar, motivá-los, retê-los, e aumentar a sua produtividade.


    Os indicadores mais utilizados são, por exemplo, o número de horas de formação por recurso; grau de satisfação dos colaboradores; número de certificações obtidas; taxa de absentismo; taxa de rotação de pessoal; taxa de retenção de pessoal; VAB por recurso; número de novas competências captadas; percentagem de funcionários com prémio de desempenho; etc.  

  • O livro da Elisabete de Abreu e Lima Moreira é da hora!!! Tem me ajudado muito nessa matéria!

  • Esse livro é bom sim, mas tomem cuidado pois algumas partes ele é muito superficial. Já perdi questões valiosas por causa disso. O ideal é usá-lo de forma complementar e não como base.

  • Super concurseira foi direto ao que interessa!

  •  a) Participação no mercado. Clientes

     b) Desenvolvimento de novos produtos. Processos internos

     c) Capacidade de produção.  Processos internos

     d) Aumento de produtividade. Financeiros

     e) Lucratividade por funcionário. Aprendizado e Crescimento

  • Perspectiva do aprendizado e crescimento 

    O aprendizado e o crescimento da organização vêm de três principais fontes: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas, representa o maior interesse do executivo principal e dos arquitetos do plano de negócios de longo prazo. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos interno capazes de criar valor para clientes e acionistas.

    Como indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação dos funcionários, rotatividade dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento dos funcionários e participação dos funcionários com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de-gestao/12951/

  • A perspectiva do aprendizado e crescimento apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação, emporwerment e alinhamento.

    Fonte: Evandro Paes dos Reis e Álvaro Cardoso Armond

  • Financeira:  retorno sobre o investimento/ valor econômico agregado; lucratividade; aumento de receita; redução de custos/ aumento da produtividade.

    Clientes:  participação no mercado ; aquisição e retenção de clientes; lucratividade com os clientes ; satisfação dos clientes.

    Processos Internos: desenvolvimento de novos produtos; eficiência nos processos operacionais ; eficiência dos serviços pós-venda.

    Aprendizado e Crescimento: satisfação dos funcionários; retenção de funcionários ; lucratividade por funcionário.

     

     

     

     

  • Tipos de Indicadores do BSC

     

    Nas perspectivas financeira e de clientes:

    - medem-se os objetivos e os resultados atingidos. 

    -num olhar para o passado, após o fato ocorrido.

    - avaliando o que foi feito.

    - indicadores medem a eficácia do processo. 

     

    Nas perspectivas dos processos internos e aprendizagem e crescimento

    - medem-se o desempenho obtido. 

    - avaliando como fazer. 

    - com um olhar para o futuro.

    - os resultados desses processos levam a tendências, que impactam os objetivos das perspectivas clientes e financeira. 

    - eficiência do processo

     

    Número ideal de indicadores para um BSC, que permita acompanhar a estratégia. (Kaplan e Norton)

    - deve ter de 20 a 25 indicadores (80% destes não-financeiros)

    - perspectiva financeira: 5 indicadores

     - perpectiva cliente: 5 indicadores

    - perspectiva processos internos: 8 indicadores

    - perspectiva aprendizagem e crescimento: 5 indicadores. 

     

    Fonte: Elisabeth de Abreu/Lima Moreira, Administração geral e pública, 2018, editora juspodivm página 159

  • Perspectiva de aprendizagem e crescimento:

    A quarta perspectiva do BSC tem como objetivo apresentar os resultados das demais. Para Kaplan e Norton (2004) a capacidade dos funcionários, capacidade dos sistemas de informação, a motivação, empowerment (delegar poder) e alinhamento são as categorias principais dessa perspectiva.

    Um grupo essencial de três indicadores focados nos funcionários – satisfação, produtividade e retenção – monitora resultados a partir dos investimentos feitos em funcionários, sistemas e alinhamento organizacional. Os vetores desses resultados são, até o momento, um tanto genérico e menos desenvolvidos do que os das outras três perspectivas do Balanced Scorecard. Eles incluem índices agregados de cobertura de funções Estratégicas, disponibilidade de informações estratégicas e nível de alinhamento pessoal, de equipe e de departamento com os objetivos estratégicos (KA-PLAN e NORTON, 2004, p. 152).

    Em síntese, o Balanced Scorecard traduz a estratégia em objetivos e medidas através de um conjunto equilibrado de perspectivas. “O Scorecard inclui medidas dos resultados desejados e dos processos capazes de assegurar a obtenção desses resultados desejados no futuro” (MARTINS e TURRIONI, 2002, p. 3).

  • Sangue de Jesus tem poder viu

  • A perspectiva financeira avalia a lucratividade da estratégia.

    Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, e também para satisfação dos seus acionistas.

    Entre os indicadores financeiros que podem ser considerados, constam: o retorno sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia.

    A perspectiva dos clientes identifica os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa nesse segmento.

    Identificar os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e a preocupação desses situa-se, em geral, em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço.

    Em termos de indicadores considerados como essenciais nessa perspectiva, constam a participação de mercado, aquisição, retenção, fidelidade e nível de satisfação dos clientes.

    A perspectiva dos processos internos deve ser elaborada após as perspectivas financeira e dos clientes, pois essas fornecem as diretrizes para seus objetivos.

    Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes.

    Os indicadores mais utilizados nesta perspectiva serão, por exemplo, a capacidade de produção (em horas); número de novos produtos produzidos; número de novos serviços prestados; número de novas patentes; tempo de desenvolvimento de novos produtos; volume de produção; número de não conformidades (produtos defeituosos); percentagem de não conformidades face ao total da produção; tempo de produção; tempo médio de atendimento; tempo de entrega; tempo gasto para substituir produtos defeituosos; vendas de novos produtos face ao total de vendas; prazos de pagamento; etc

    Perspectiva do aprendizado e conhecimento oferece a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas.

    Com isso, identifica-se a infra-estrutura necessária para propiciar o crescimento e melhorias em longo prazo, a qual provém de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais.

    Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos internos capazes de criar valor para clientes e acionistas.

    Como indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação, rotatividade, capacitação e treinamento dos funcionários, lucratividade por funcionário, e a participação dos mesmos com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.

  • Por quê lucratividade por funcionário é um indicador de Aprendizado e Crescimento e aumento de produtividade é um indicador de Financeira? Não seria o inverso?