SóProvas


ID
2416849
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a teoria da meta e do caminho e suas previsões, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A teoria da meta e do caminho, também conhecida como teoria caminho-meta, foi desenvolvida por Robert House e Martins Evans em 1971[1], e recebeu esse nome devido ao fato de acreditar que o líder influencia as percepções dos subordinados, tanto nas metas de trabalho como nas metas pessoais, e é ele que ajuda a encontrar os caminhos para realizá-las.

    Essa teoria foca no líder, no liderado e na tarefa e foi desenvolvida com base em estudos da Universidade de Ohio e da Teoria da Expectativa, para esclarecer como o comportamento do líder pode contribuir no desempenho de seus subordinados e influenciar comportamentos, satisfação e motivação

     

    O líder deve manipular as três variáveis motivacionais, que são apresentadas na Teoria da Expectativa[3], chamadas de VIEs (Valências, Instrumentalidades e Expectativas).

    Valências: identificar ou criar uma atração sobre determinado resultado que atue no indivíduo ou na sua satisfação em atingi-lo.

    Instrumentalidades: manipular a relação entre a execução de uma ação pelo liderado e a experimentação do resultado, para que o desempenho do liderado seja elevado e que se tenha bons retornos.

    Expectativas: reduzir ou eliminar as barreiras que possam impedir o alcance do objetivo, o que causaria frustrações aos liderados, de forma que o esforço deliberado seja menor e que se atinja bons desempenhos.

     

     

  • há quatro estilos de comportamentos que podem ser adotados pelos líderes a fim de manipularem as três variáveis motivacionais

     

    Liderança diretiva - o líder é autoritário e é ele quem determina o que será feito. As vantagens do comportamento diretivo é que apresenta diretrizes específicas, esclarece regras e procedimentos, assim os liderados sabem o que devem fazer por meio de planejamento e coordenação de trabalho. Um exemplo seria o esclarecimento dos padrões pelos quais serão avaliados. A aceitação desse estilo de liderança pelos subordinados depende das tarefas executadas por eles. Esse tipo de liderança contribui para a motivação, satisfação e desempenho dos subordinados quando o trabalho é realizador, porém não há clareza de suas demandas. Para trabalhos que não trazem satisfação, mas possuem tarefas bem definidas, essa liderança não é aconselhável.

     

    Liderança encorajadora - o líder é acessível e se preocupa genuinamente pelos seus subordinados. Esse estilo de liderança resulta na satisfação somente quando a tarefa é estruturada. É especialmente necessária sob condições nas quais as relações ou tarefas são fisicamente ou psicologicamente estressantes, pois aumentaria a segurança psicológica. As relações de apoio entre líder e liderado, supostamente, aumentam a qualidade dos relacionamentos, pois tal comportamento do líder ajuda a compensar as condições adversas, com suporte psicológico e social, diminuindo assim as ansiedades e melhorando a autoestima dos liderados.

     

    Liderança participativa - o líder consulta e utiliza das sugestões de seus subordinados em suas tomadas de decisão, esse estilo é satisfatório quando a tarefa não é padronizada e rotineira e os seguidores não são autoritários. Esse estilo de liderança, quando bem aplicado e aceito, pode resultar no aumento de esforços, envolvimento, comprometimento e desempenhos individuais.

     

    Liderança orientada para a realização - o líder fixa metas desafiadoras e confia em seus liderados. Essa liderança apresenta melhorias no desempenho quando os seguidores são dedicados as metas e incentiva os liderados a terem confiança em sua habilidade, para que se desafiem e assumam riscos. É indicada quando a equipe possui alto grau de responsabilidade individual e controle sobre o trabalho.

  • Letra (a)

     

    Segundo DuBrin (2006) o líder precisa escolher entre quatro diferentes estilos de liderança para lidar com as demandas contingenciais de uma dada situação:

     

    liderança diretiva

    liderança de apoio

    liderança participativa e,

    liderança orientada pela realização

     

    Liderança diretiva – envolve estabelecer diretrizes sobre padrões e comunicar expectativas. Nesta liderança o subordinado sabe o que se espera dele, o líder programa o trabalho a ser feito e dá a direção.

     

    Liderança de apoio – dá ênfase e demonstra a preocupação com o bem-estar dos membros e desenvolve relacionamento mutuamente satisfatório. Nesta, o líder é amigável e demonstra interesse pelas necessidades dos subordinados.

     

    Liderança participativa – consulta os subordinados e utiliza as sugestões antes de tomar uma decisão.

     

    Liderança orientada pela realização – determina metas desafiadoras procura levar seus subordinados ao seu mais alto nível de desempenho, promove a melhoria do trabalho e espera que os integrantes do grupo assumam responsabilidades.

  • Gostaria de saber porque a letra c não pode ser considerada correta?

  • Adriana Trindade: 

    A liderança diretiva pode ser percebida como redundante por liderados com grande capacidade de percepção ou com razoável experiência

  • IADES tirou as questões do artigo abaixo:

     

    Influência da liderança na equipe de trabalho
    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/influencia-da-lideranca-na-equipe-de-trabalho/79242/
     

    a) A liderança diretiva propicia maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas.
    "Presume-se que quando as tarefas são imprecisas ou estressantes a liderança diretiva leva uma maior satisfação do que quando as tarefas são altamente estruturadas e planejadas."

     

    b) A liderança apoiadora acarreta um desempenho mais baixo e menor satisfação quando os funcionários realizam tarefas estruturadas.
    "Quando os funcionários realizam tarefas estruturadas a liderança apoiadora proporciona uma maior satisfação e melhor desempenho do grupo."

     

    c) A liderança diretiva é bem recebida entre funcionários com grande capacidade percebida ou com experiência considerável.
    "A liderança diretiva é percebida como redundante entre funcionários com grande capacidade percebida ou que possui experiência considerável."

     

    d) Os funcionários com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo de liderança voltado para a conquista.
    "A liderança participativa proporciona maior satisfação para os funcionários com centro de controle interno."

     

    e) A liderança apoiadora aumenta as expectativas dos funcionários de que os esforços propiciarão melhor desempenho quando as tarefas forem estruturadas.
    "A liderança orientada para a conquista faz aumentar as expectativas dos funcionários no sentido que esforços conduzidos terão um melhor desempenho quando as tarefas foram estruturadas de maneira ambígua."

  • Essa questão foi tirada do livro do Stephen Robbins, comportamento organizacional. Onde ele explica algumas previsões baseadas na teoria da meta e do caminho de House:

    • A liderança diretiva leva a uma maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas.
    • A liderança apoiadora leva a um melhor desempenho e a uma maior satisfação quando os funcionários realizam tarefas estruturadas.
    • A liderança diretiva pode ser percebida como redundante entre funcionários com grande capacidade percebida ou com experiência considerável.
    • Os funcionários com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo participativo de liderança.
    • A liderança orientada para a conquista (ou resultados) aumenta as expectativas dos funcionários de que os esforços conduzirão a um melhor desempenho quando as tarefas foram estruturadas de maneira ambígua.