SóProvas


ID
242407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ao Estado podem ser atribuídas duas vertentes: o governo, de natureza transitória, responsável precípuo pela proposição das políticas públicas; e a administração pública, com o encargo de fazer a implementação de tais políticas, de maneira mais estável. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

O modelo de federalismo brasileiro é do tipo segregador.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Em países como os Estados Unidos tivemos o que se chama de federalismo de agregação, ou seja, os entes, antes fracionados, se uniram para formar um único país. Já no Brasil foi o contrário, tinha-se somente um único ente que se descentralizou formando outros, daí ser chamado de federalismo por segregação.

  • Essa denominação é dada porque a Brasil, que já foi um país unitário, no período imperial, existindo assim apenas um núcleo administrativo. Com o advento da república o núcleo até então indissolúvel segregou-se e surgiram novos pólos de competência administrativa, os Estados-Federados. Doutrinadores denominam esse movimento de movimento centrífugo devido a irradiação do poder de um centro para os demais corpos do conjunto do Estado.   

  • CORRETO O GABARITO....

    A doutrina constitucionalista também utiliza a terminologia do tipo centripeta e centrífuga:

    a) Se a Federação teve origem com a união de vários Estados Soberanos que se agregaram num movimento de fora para dentro, será centrípeta, como a Federação norte-americana.

    b) Se a Federação teve origem em um Estado Unitário que se fragmentou num movimento de dentro para fora, será centrífuga, como a Federação brasileira.

  • CORRETO

    Ao contrário da agreção ocorrida nos EUA (união de Estados independentes) no Brasil ocorreu a segregação, ou seja, a unidade se dividiu em Estados Autônomos.

  • O modelo segregador pode ser chamado também de modelo de desagregação.
    bons estudos!
  • Quanto ao surgimento, uma federação pode surgir:

    1) Por agregação – quando Estados soberanos se unem, cedendo uma parcela de sua soberania para a formação de um Estado único. Percebe-se que ocorre um movimento centrípeto (para perto do centro, ou seja, de fortalecimento do poder central em relação aos demais entes). É o caso dos EUA, em que as colônias, ate então reunidas sob uma Confederação (reunião de estados soberanos), resolvem abdicar de parcela de sua soberania para criar uma federação (reunião de estados autônomos).

    2) Por segregação – quando um Estado unitário é dividido em vários domínios parcelares (chamados de estados-membros, províncias ou cantões). Há um movimento centrífugo (fuga do centro, ou seja, de enfraquecimento do poder central, dando-se maiores poderes aos estados-membros). É o caso do Brasil, que foi um Estado unitário no Brasil-Colônia e no Brasil-Império (Constituição de 1824). Após 1889, o Brasil sempre foi um Estado Federal (a partir da Constituição de 1891).

    Fonte: aulas do prof. Marcelo Novelino, no curso LFG.
  • CERTO

    Os Estados Federados pode formar-se por AGREGAÇÃO: quando antigos Estados independentes/soberanos abrem de sua soberania e se unem para formar um único Estado Federal ou por SEGREGAÇÂO/DESAGREGAÇÃO: quando um Estado unitário descentraliza em entidades federadas autônomas.
  • Segundo o Professor Vitor Cruz:

    "O federalismo brasileiro, diferentemente do norte-americano, foi marcado pela segregação da autonomia para os entes federados a partir de um primitivo Estado central. Tal fato ainda reflete na política brasileira até os dias de hoje. Muitos esforços são direcionados no sentido de dotar de maior autonomia os entes políticos da federação, mas o contexto histórico brasileiro ainda funciona como freio ideológico para isto. O país sempre teve em seu poder central – a União Federal - o pilar de sustentação da federação, facilmente percebível ao se analisar o rol de competências executivas, legislativas e tributárias da referida pessoa política". 

    Fonte: 
    http://vitor-cruz.blogspot.com.br/2009/06/nocoes-sobre-o-federalismo-fiscal-no.html
  • Um macete bobo pra nos ajudar...
    BraSil ------------Segregador

    Os dois tem "S"

    Bons estudos
  • O Brasil tem federalismo por segregação, o movimento é centrufUgO.
    Segregação.. pegaram o poder central e foram separando (segregando pros outros entes) / Diferente de agregaçao, pegam o poder de cada ente e vao juntando (agregando) pra formar o poder central.
    No Brasil o movimento é centrifUgO (tem o U de Uniao e termina com o O de uniaO).
    Nos Eua o movimento é centripEto (tem o E, que nao tem em Uniao, dos Eua)

  • Pra mim, o melhor macete é centríFUGO, fugir do centralização, centro, União.
    É importante lembrar que quanto a divisão de competências o modelo é inverso, ou seja, o modelo é centrípeto, pois tende a dar maior competência para a UNIÃO.
    Bons estudos
  • se eu der um CTRL + c depois um CTRL + v = um pessoal ai para cima, também vai estar correto?
  • CERTO

    A federação é formada por desagregação (ou por segregação) quando um Estado unitário descentraliza-se, instituindo uma repartição de competências entre as entidades federadas autônomas, criadas para exercê-las. Ocorre um movimento centrífugo, de dentro para fora, isto é, o Estado unitário centralizado descentraliza-se mediante criação de entes federados autônomos. A exemplo da federação brasileira.


    FONTE: DIREITO CONSTITUCIONAL DESCOMPLICADO - MARCELO ALEXANDRINO E VICENTE PAULO, pág 294.

  • Amigos, lembrem daquelas aulas de história que falavam das capitanias hereditárias que foi um fatiamento do país, para que pudesse ser melhor administrado.... 

  • Gente eu criei uma questão estilo CESPE.

    A República Federativa do Brasil, é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, contudo o nosso federalismo é segregador

    Gabarito Correto.



  • Federalismo dos EUA --> Agregação (FORA PRA DENTRO)Federalismo Brasileiro --> DESAGREGAÇÃO/SEGREGAÇÃO (DENTRO PRA FORA)
    **PORÉM, AMBOS CHEGARAM A UM LUGAR COMUM (FEDERALISMO), EMBORA COM MEIOS DIFERENTES (O Brasil antes Estado UNITÁRIO, virou um Estado Federado onde as antigas provincias que ante então detinham autonomia administrativa passaram a ter autonomia política. E os Estado Unidos da América, que antes eram estados independentes que não tinham um poderio forte se juntaram como uma CONFEDERAÇÃO, porém, posteriormente o direito de secessão o prejudicaria quando então virou um Estado Federado onde as colonias até então independentes repassaram a um ente central o poder (soberania) a passaram então a deter somente a autonomia política (por isso Estado UNIDOS da américa). 
    VLWW
  • MOLE, MOLE, GALERA!!!

     

     

    Perfeito!

     

    Um Estado federado por segregação é aquele que surge pondo fim a um sistema unitário de poder que, no nosso caso, foi a Monarquia.

     

    O poder desse sitema unitário é quebrado em várias partes, instituindo-se uma nova organização político-administrativa, em que se verifica uma nova forma de governo (República) e uma nova forma de Estado (Federação). 

     

    E como é feito isso? Por meio da criação dos entes federativos (União, Estados e Municípios), sendo que cada um deles dotado de autonomia executiva, legislativa e judiciária. Dessa forma, o poder é DESCENTRALIZADO nas suas três formas. Aliás, segundo Nathalia Masson (2015), o Brasil é a única federação do mundo a elevar os Municípios à condição de ente federativo, isso a partir da CF/88.
     

    A título de curiosidade, acredito que Rui barbosa tenha sido o grande cérebro que pensou um Brasil descentralizado a partir dessa segregação.

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

     

    Abçs.

  • Segregação ou Desagregação (centrífugo).

  • Gab. CORRETO

     

     

     

    Parecia estar escutando o professor Ricardo Vale (Estratégia Concursos) falando: "O Brasil adotou o modelo se-gre-ga-dor..."! 

     

    Com aquela "falinha aguda" dele é impossível esquecer .. . .rsrsrs

  • FORMAÇÃO DO PACTO FEDERATIVO

    * Centrifuga = Segregação ou Desagregação - Que siginifica separação - de dentro para fora

    * Tricotômica - 3 Níveis de Competência( Geral, Regional e Local)

    * Modificável - Pode ser Majorado

  • o povo brasileiro é um povo segregado, sofrimo , humilhado, centrifugado.... decorei com essa frase horrorosa kkkkkk

     

    federalismo brasileiro: centrífuga, segregação.

  • FORMAÇÃO DO PACTO FEDERATIVO

    * Centrifuga = Segregação ou Desagregação - Que siginifica separação - de dentro para fora

    * Tricotômica - 3 Níveis de Competência( Geral, Regional e Local)

    * Modificável - Pode ser Majorado

  • O Federalismo adotado no Brasil é o CCDA-N

     

    ·        Cooperativo

    ·        Centrífugo

    ·        Descentralizado (segregado)

    ·        Assimétrico

    ·        Neoclássico

     

    Bons estudos

  • Saber o significado ajuda

    O que é Segregação: LEMBRA DE DESCENTRALIZAÇÃO

    Segregação é o ato de segregar, de por de lado, de separarisolar ou apartar.

  • éoq kkkkkkkk

  • POVO! Atrapalha não, já tá dificil varar a madrugada, ainda ter que ver comentário ERRADO, é complicado.

    RESP.: CERTO, até a alma.

    Quanto ao surgimento, uma federação pode surgir:

    1) Por agregação – quando Estados soberanos se unem, cedendo uma parcela de sua soberania para a formação de um Estado único. Percebe-se que ocorre um movimento centrípeto (para perto do centro, ou seja, de fortalecimento do poder central em relação aos demais entes). É o caso dos EUA, em que as colônias, ate então reunidas sob uma Confederação (reunião de estados soberanos), resolvem abdicar de parcela de sua soberania para criar uma federação (reunião de estados autônomos).

    2) Por segregação – quando um Estado unitário é dividido em vários domínios parcelares (chamados de estados-membros, províncias ou cantões). Há um movimento centrífugo (fuga do centro, ou seja, de enfraquecimento do poder central, dando-se maiores poderes aos estados-membros). É o caso do Brasil, que foi um Estado unitário no Brasil-Colônia e no Brasil-Império (Constituição de 1824). Após 1889, o Brasil sempre foi um Estado Federal (a partir da Constituição de 1891).

    Fonte: aulas do prof. Marcelo Novelino, no curso LFG.

  • EUA = agregou (de fora pra dentro)

    BRASIL = segregou (de dentro pra fora)

  • Cespe tem um linguajá muito prolixo, affs

  • adjetivo

    Que segrega, que separa ou exclui.

    Que impede o acesso de todos a; segregante: vivemos em um sistema segregador.

    substantivo masculino

    Aquele que age de forma a segregar; que realiza ou estimula a divisão entre as pessoas.

  • Gab correto

    Brasil foi formado por segregação!

    Antes o Brasil era unitário se desmembrou e formou os Estados-membros sendo hoje a federação.

  • CERTO

    O que é Segregação: LEMBRA DE DESCENTRALIZAÇÃO

    Valeu Dayane Gois!

  • CENTRÍFUGO, POR DESAGREGAÇÃO ou SEGREGADOR

    -> Um Estado unitário que concedeu autonomia para estados federados

  • CERTO

  • CORRETA

    segregador = separação ou excluir

    Federalimos = Forma de Estado

    O federalimos é igualitario e autônomas dotadas de governo próprio, sendo a União, Estados, Distrito Federal e Municipios, que Juntos forma a Federação

  • Resumindo tudo:

    Correto. Em países como os Estados Unidos tivemos o que se chama de federalismo de agregação, ou seja, os entes, antes fracionados, se uniram para formar um único país. Já no Brasil foi o contrário, tinha-se somente um único ente que se descentralizou formando outros, daí ser chamado de federalismo por segregação.

  • Em 16/12/20 às 20:45, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 20/06/20 às 16:11, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 05/06/20 às 22:08, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 22/04/20 às 20:49, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 30/03/20 às 21:11, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 29/03/20 às 21:35, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 11/03/20 às 16:04, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Definitivamente, não sei essa questão!

  • Ao Estado podem ser atribuídas duas vertentes: o governo, de natureza transitória, responsável precípuo pela proposição das políticas públicas; e a administração pública, com o encargo de fazer a implementação de tais políticas, de maneira mais estável. A esse respeito, é correto afirmar que: O modelo de federalismo brasileiro é do tipo segregador.

  • Em 16/03/21 às 07:55, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 26/01/21 às 07:56, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 06/10/20 às 07:10, você respondeu a opção E. Você errou!

    #Nãodesistirei.

  • Por agregação movimento centrípeto (para perto do centro, ou seja, de fortalecimento do poder central em relação aos demais entes).

    Por segregação movimento centrífugo (fuga do centro, ou seja, de enfraquecimento do poder central, dando-se maiores poderes aos estados-membros).

  • quanto mais se estuda mais perdido vc fica
  • GABARITO: CERTO.

    Lembre-se que éramos um estado unitário, e nos dividimos formando a federação.

  • união indissolúvel.

  • éramos um estado unitário, e nos dividimos formando a federação.