SóProvas


ID
2424778
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os alunos dos cursos de Fisioterapia, de Enfermagem e de Nutrição da FACISA realizaram uma ação de extensão em Santa Cruz – RN, com o intuito de alertar a população quanto aos cuidados na prevenção e no tratamento de diabetes mellitus. Márcia, 56 anos, participou desse evento com muito interesse, pois sua mãe faleceu por complicações do diabetes, e seus dois irmãos mais velhos têm a doença. O resultado da glicemia aleatória, realizada em Márcia, nessa ação de extensão, foi 187 mg/dL. Devido a esse resultado, ela foi encaminhada ao nutricionista, e este

Alternativas
Comentários
  • A nova diretriz para o tratamento da diabetes mellitus (2015 - 2016) DM 2 = 30 - 50g de fibras

    Creio que a C não está correta porque a glicemia ALEATÓRIA  não é diagnóstico para DM. 

  • A DIRETIZ  de 2015- 2016 preconiza o total de fibras, mas não especifica se é solúvel ou insolúvel.

    A letra C não está correta pq o valor aleatório de glicemia deve estar acima de 200 mg/dl.

    Acredto que a questão correta seja a letra D.

  • Resposta: A

     

  • A dosagem de glicose no sangue, chamada glicemia (aleatória ou de jejum), é o exame usado para a triagem de Diabetes mellitus. Segundo recente sugestão da Associação Americana de Diabetes, o resultado é normal quando a taxa de glicose apresenta-se até 99 mg/dL, na dosagem feita em jejum

  • A SBD 2017-2018 recomenda no mínimo 14g/1000kcal/dia de fibras para os diabéticos em geral; e para DMT2 recomenda de 30 a 50g, mas em ambas situações não há especificação da quantidade de fibras solúveis e insolúveis.

    Além disso, a diretriz traz como referência de valor para glicose aleatória  ≥ 200 mg/dL


    https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf

  • SBD 2017-2018 utiliza como critério de diagnóstico de DM o valor >200 mg/dL com sintomas típicos de hiperglicemia (PPP) para glicose plasmática aleatória, e dessa forma contraria a menção feita na alternativa A. Portanto, e levando em consideração a história familiar de DM da paciente, a alternativa mais correta seria a alternativa D.


  • A grande questão que deve ser analisada, é o ANO da prova. A resposta atualmente, 2019, é a letra D, entretanto, a letra A está correta, pois a prova foi aplicada no ano de 2016.

  • A grande questão que deve ser analisada, é o ANO da prova. A resposta atualmente, 2019, é a letra D, entretanto, a letra A está correta, pois a prova foi aplicada no ano de 2016.

  • Está elevada? Sim. Porém não pra diagnóstico ainda de Diabetes.